Saiba como funciona o novo algoritmo do Instagram

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Há algumas semanas o Instagram anunciou mudanças no seu algoritmo e reuniu a imprensa para explicar como ele vai funcionar. É claro que essas mudanças geraram muitas dúvidas e informações equivocadas começaram a aparecer por aí.

Então, para ajudar você a entender melhor o que mudou no algoritmo e o que isso vai implicar na sua estratégia, selecionamos abaixo algumas informações que você precisa saber:

1. O algoritmo mostrará mais o que você gosta!

O algoritmo é capaz de perceber o conteúdo que você tem mais interesse de acordo com seu comportamento de usuário na rede social. Se você comentar em um post ou passar muito tempo por determinados tipos de conteúdo, ele é capaz de entender isso e mostrará mais essas postagens no seu feed, na sua página de pesquisa e nos posts mais relevantes que aparecem quando você busca por uma hashtag!

2. Os posts não seguem uma ordem CRONOLÓGICA!

Os posts que aparecem no seu feed não seguem uma ordem cronológica e sim aparecem com base no seu comportamento de usuário. Ou seja, os posts dos perfis que você mais interagir (comentar, curtir, assistir, etc) serão os primeiros a aparecerem no seu feed. O objetivo disso é melhorar a experiência do usuário mostrando um feed personalizado e único de acordo com seus interesses! 

Bom, entendendo isso, aqui vão os 3 principais fatores que o algoritmo vai levar em consideração para mostrar seus posts:

  • Interesse: quanto mais ele achar que você tem interesse no post (de acordo com seus hábitos de usário), mais alta a chance do post aparecer no seu feed;
  • Atualidades/Novidades: embora o feed não seja cronológico, o Instagram quer priorizar as publicações mais recentes e as novidades. Por isso, agora mais do nunca é importante saber o melhor horário para postar.
  • Relacionamento: o quanto você conhece esse usuário? quanto você interage com ele? ele avalia isso de acordo com suas curtidas e comentários.

Bom, além desses três fatores mais importantes, o algoritmo consegue captar algumas informações secundárias, como a quantidade de vezes que você entra do aplicativo, quantos perfis você segue e o tempo que passa mexendo nele. 

Então, com base nesses fatores, o que você deve privilegiar na sua estratégia no Instagram a partir de agora:

1)    Horário da postagem: como o Instagram, apesar de não seguir uma ordem cronológica, privilegia as postagens mais recentes, você precisa descobrir o horário que sua audiência está mais online. Use as informações do perfil de negócios para descobrir o melhor horário.

2)    Qualidade: fotos de alta qualidade fazem mais sucesso que posts com texto. Por isso, capriche nas suas imagens (use apps como VSCO para editar) e tenha um estilo próprio para seu feed (use mesmos filtros e cores) para se destacar.

3)    Hashtags: use hashtags que atraiam o público certo para seu perfil.

4)    Stories: faça Stories diariamente para construir relacionamento com sua audiência e ainda promover os posts do feed!

Então é isso, é importante entender que essas mudanças foram aplicadas com o objetivo de tornar o feed mais atrativo e facilitar a navegação dos usuários, dando preferência ao que for mais relevante e importante para ele, e não para ESCONDER o conteúdo de ninguém!

Como sempre falamos aqui na PR Digital, menos é mais. Crie conteúdo de QUALIDADE, que interesse ao seu público-alvo, e INTEREJA mais com sua audiência ideal e verá excelentes resultados no Instagram.

Quer aprender a criar uma estratégia no Instagram para seu negócio? Mande um e-mail para nós: suporte@pridigital.com.br e agende uma consultoria de Instagram conosco!

 

#ElaéSocial: Manuela Lopes - Blog Simplichique

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Conheça um pouco mais da Manuela Lopes, a arquiteta que está por trás do blog Simplichique.

1.       Quais seus 3 perfis favoritos no Instagram e por quê? 

@abeautifulmess, @hipaholic e @embrajulie. São 3 perfis que possuem feeds bem coloridos e organizados, que me inspiram não apenas a trabalhar no meu próprio perfil, mas também a estimular minha criatividade.

2.       Como você começou o blog/perfil e o que a motivou a começar? 

Criei o blog no final de 2014 para tentar desmistificar o papel elitista do arquiteto, mostrando que é possível decorar sem ter que gastar uma fortuna. Deu tão certo que passei a trabalhar com ele, o que me levou a usar as redes sociais para divulgar esse trabalho. Hoje, meu Instagram é a ferramenta que me permite maior interação com meu público.

3.       Como você construiu sua comunidade atual nas mídias sociais? 

À medida em que eu ia publicando nas redes e divulgando meu trabalho aos poucos, mais e mais pessoas que se identificavam com o que eu postava começaram não apenas a me seguir, mas a interagir comigo e me abordar para tirar dúvidas. Foi tudo orgânico, mas sempre feito de maneira bem leiga. Passei a investir, então, em cursos sobre o assunto - incluindo o workshop sobre mídias sociais da PR Digital -  que me nortearam bastante e me ajudam, até hoje, a trazer excelentes resultados de crescimento da minha audiência.

4.       O que você espera para o Simplichique? 

Que ele se torne uma marca, meu legado. Que as pessoas o associem a decoração prática e descomplicada, afinal, o simples pode ser chique!

5.       Qual sua forma favorita de engajar sua audiência? 

Procuro sempre responder a todos os comentários que recebo, sempre de maneira individual e personalizada; eu não enxergo os perfis nas redes como meros arrobas, mas como pessoas. Então, gosto de dar atenção a todo mundo como se estivesse falando com elas pessoalmente. Sempre que posso, faço lives no Instagram e toda semana, faço transmissões ao vivo no meu canal no YouTube. Isso tem me gerado bastante engajamento nessas redes, e é sempre uma delícia conversar com o público em tempo real. Eu realmente me divirto!

6.       Conforme sua comunidade cresceu, veio alguma dificuldade com esse crescimento? Se sim, qual/quais? 

Sim. Tenho muita dificuldade em gerir tudo praticamente sozinha, porque além da dedicação ao blog e ao canal no YouTube, eu também trabalho como arquiteta e (ainda) não tenho uma grande equipe trabalhando para mim. Minha equipe hoje é meu sócio e produtor, que cuida da parte técnica no Youtube.

7.       Há 5 anos você esperava estar fazendo o que faz hoje? E como as mídias sociais contribuíram para o Simplichique crescer? 

Não esperava de jeito nenhum! Se o Simplichique chegou hoje onde está, boa parte desse processo foi graças à facilidade que as redes sociais permitem em disseminar conteúdo. Quem quer trabalhar na internet hoje, não pode ficar de fora das redes sociais porque corre o risco de não conseguir se aproximar do seu público de maneira eficaz, afinal de contas, é nelas que as pessoas estão - e sem público, é praticamente impossível trabalhar com produção de conteúdo. 

8.       Quais são os apps que não podem faltar no seu celular? 

Não vivo mais sem o Canva, o Bitly e o Google Drive. Todos eles são essenciais para agilizar meu trabalho quando não estou no escritório.

 

 

5 Dicas para usar no Instagram para atrair seu Cliente Ideal

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O Instagram está crescendo cada dia mais e se tornando uma das principais redes sociais no mundo digital. Hoje a plataforma possui mais de 800 milhões de usuários ativos em todo o mundo, sendo que 34% do público tem entre 18 a 24 anos, e 33% entre 25 e 34 anos. Esses números dobraram em 2 anos, em consequência da praticidade e das diversas funcionalidades disponíveis.

Dentro do canal, diversas empresas estão buscando formas criativas de se estabelecer dentro do mercado e destacar os seus produtos e serviços. E cada vez mais a plataforma tem deixado de ser uma simples rede de postagens e compartilhamento para ser um canal de negócios.

Entretanto, para aumentar o alcance e conseguir atrair clientes potenciais, é fundamental utilizar as técnicas adequadas de divulgação, captação, atração e fidelização dos usuários do canal. Confira abaixo algumas dicas para usar o Instagram para atrair seu cliente ideal.

5 Dicas para atrair seu cliente ideal no Instagram

1. Utilize fotos de qualidade

Como o ditado já diz “ uma imagem vale mais do que mil palavras”, ainda mais quando produzidas com ótima qualidade, uma vez que elas são o ponto chave para o sucesso dentro do Instagram.

Colocar em seu feed uma boa foto é essencial para atrair a atenção e despertar o desejo dos usuários para sua marca. Esse tipo de método é muito eficaz por agir de forma rápida e instantânea, despertar a curiosidade das pessoas, ser compartilhável, se fixar mais do que um texto e gerar expectativa.

Diante de diversas vantagens, podemos entender a importância do Instagram para atrair o cliente ideal e se tornar referência dentro do mercado. Por isso, utilizar da forma correta e postar fotos de qualidade deve ser um dos principais itens a ser pensado na hora de elaborar sua estratégia. Afinal ela fará com que os usuários se interessem que queiram adquirir seus produtos e serviços.

2. Use hashtags de forma estratégica

As hashtags são umas das melhores formas de engajar, distinguir e diferenciar sua marca dentro do mercado. Por isso, na hora de atrair o cliente ideal é preciso estudar a fundo sobre o assunto para elaborar hashtags personalizadas certa para o seu negócio.

Você pode utilizá-la de diversas formas para atrair mais tráfego, promoções, lançamento de novos produtos e serviços ou para divulgação. Sendo assim, o ideal é utilizar sua criatividade e usar e abusar dessa ferramenta tão importante para o sucesso de sua marca.

3. Capriche no Conteúdo

Imagens são importantíssimas para o seu feed, ainda mais se acompanhadas com um bom conteúdo. Os usuários querem além ser impactos com fotos que chamem a atenção, com informações relevantes para eles.

Portanto, é imprescindível acrescentar em sua estratégia a criação de um blog para levá-los até você e para mostrar que entende sobre os produtos e serviços oferecidos pela sua marca.

Forneça informações exclusivas, detalhadas e com todas as especificações impossíveis de serem passadas apenas com imagens. Unir uma boa foto com um conteúdo de qualidade para que a sua estratégia atinja o principal objetivo, que é atrair o cliente ideal para o seu negócio.

4. Se relacione

Em todas as plataformas é preciso ter um bom relacionamento com os seus usuários e no Instagram não é diferente. Por isso, você deve sempre responder os comentários, directs, dúvidas e questionamentos feitos pelos seus seguidores.

Além disso, é preciso monitorar as re-postagens feitas por eles, para conseguir obter todas as métricas e resultados para saber se está fazendo tudo corretamente e conseguindo atraí-los até o seu perfil.

Ter uma relação próxima aos seguidores é essencial para mostrar que está ativo e que se importa com as suas necessidades e desejos.E isso, com certeza, vai elevar o engajamento e aumentar a fidelização dos usuários e clientes potenciais.

5. Aproveite todos os recursos da plataforma

O Instagram possui diversos recursos e ferramentas para serem utilizados por emepresas. Portanto, aproveitar cada um deles é fundamental para alcançar o seu objetivo e atrair os potenciais clientes para sua marca.

Explore os recursos como os Stories, vídeos, chamadas para ação, enquetes, direct, edição de imagem, entre outros, para chamar a atenção dos usuários. Entretanto, é preciso conseguir a fundo cada recurso para não utilizá-lo de maneira incorreta e se perder em sua estratégia.

Sabendo o funcionamento de cada uma delas, é possível potencializar o uso dessas ferramentas e conseguir o sucesso dentro da plataforma.

Quer aprender mais sobre o Instagram? Inscreva-se no nosso próximo workshop presencial!



 

6 mães empreendedoras para você seguir no Instagram

Elas não são apenas mães, elas também gerenciam um negócio! Em homenagem ao Dia das Mães, selecionamos algumas das nossas mães favoritas com feeds incríveis para você seguir no Instagram. Essas mães compartilham conteúdo de qualidade sobre maternidade, as delícias e as dificuldades de ser uma mãe com uma carreira e ainda as lindasfotos lindas dos seus pequenos. Então vamos lá:

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1.       Thais Farage

Essa é uma mãe verdadeiramente ocupada! Essa consultora de estilo fala sobre moda, estilo, comportamento e ainda sobre como concilia a carreira e a maternidade. Nós amamos seguir essa mãe super trabalhadora que dá diversos workshops de estilo pelo Brasil todo, além de alimentar seu blog. Siga o perfil dela no Instagram @thaisfarage para acompanhar as dicas de moda e estilo e sua vida com o fofo Miguel.

 

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2.       O Urso e a Raposa - Re Sung & os gêmeos

A Re Sung tem o feed mais lindo do mundo, cheio de fotos maravilhosas da sua vida com os gêmeos. No seu perfil, ela compartilha seu dia a dia como designer e mãe dos pequenos. Suas fotos são tão lindas que parecem ter sido tiradas de uma revista. Acompanhe o perfil @oursoearaposa para ver os adoráveis gêmeos, suas roupas fofas, as receitas saudáveis, sua vida de mãe e muito mais.

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3.       Alessandra Garattoni

A @alegarattoni é a mãe da fofíssima Maria Helena e uma “serial blogger”, como ela mesma se define. Seu perfil pessoal (ela tem mais alguns perfis incríveis, como o @amobranding e o @blog5sentidos) traz um pouco de tudo: sua vida como mãe, seus bastidores e principalmente dicas e inspirações para outras empreendedoras. Nós amamos a forma como ela compartilha seu conhecimento e inspira sua audiência por meio de textos honestos e bem escritos.

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4.       Adriana Queiroz

A fotógrafa @adrianaqueirozfotografia é outra mãe incrível para seguir.  Seu pequeno se chama Bernardo e ela compartilha no seu perfil seus lindos registros dele e de outras famílias. O estilo super clean do feed e as fotos maravilhosas fazem esse perfil ser um dos nossos favoritos.

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5.  Carol Rache

@carolrache é Life Coach, instrutora de Yoga, fundadora @espaconamah e mãe de dois lindos meninos. No seu Instagram, ela compartilha dicas e inspirações para ajudar as pessoas a descobrirem seu propósito e viverem melhor, além de fotos maravilhosas da sua vida. Vale a pena seguir esse perfil para se sentir inspirada todos os dias.

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 6.  Bibiana Riedhorst - Mãe de Negócios

Não poderíamos deixar de falar do perfil da sócia-fundadora da PR Digital, o @maedenegocios. Nesse perfil, a jornalista e empreendedora compartilha dicas de mídias sociais e inspirações para outras mães de negócios, além das fotos dos seus três pequenos.

 

 

5 Dicas para Criar um Feed Harmônico no Instagram

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Já se foi o tempo em que você poderia postar qualquer foto no Instagram da sua marca e esperar pelos resultados. Atualmente, com a evolução dessa rede social, as expectativas dos usuários aumentaram e sua marca só vai conseguir se destacar se seguir uma estratégia.

Costumamos dizer que uma estratégia no Instagram é muito mais do que postar as fotos dos seus produtos ou serviços e achar que vai ter um retorno. Uma das bases para uma estratégia de sucesso nessa rede social é ter um feed que se destaca (caso você não saiba, o feed é composto das 9 últimas fotos do seu perfil). Isso porque a maioria dos usuários dessa rede social decide seguir um perfil no Instagram com base na qualidade do feed.

Por isso, caso você queira ter um feed coeso e harmônico, seguem nossas principais dicas:

5 dicas para deixar seu feed mais bonito e harmônico:

1. Escolha seu estilo com base nas características da sua marca

Não adianta ter um feed lindo que não tenha nada a ver com sua marca. Por isso, essa dica é uma das mais importantes. Descobrir seu estilo ou da sua marca é fundamental para ter um feed no Instagram harmonioso. 

Para ter um feed coeso, pense nele como um todo e como se fosse uma galeria de arte, para então conseguir decidir o que você deve ou não postar. Caso você goste de paisagem, mantenha essa linha e poste apenas o que de satisfaz para deixá-lo padronizado e com a sua cara.

Para selecionar seu estilo, pense se sua marca é colorida ou combina com tons mais escuros. Ela é vintage ou moderna? É mais clean e minimalista? 

Para ajudar nessa tarefa, uma dica é navegar por feeds inspirados e descobrir qual o estilo que mais gosta e que tem a ver com sua marca.

2. Escolha o filtro ideal para suas fotos

Para manter um padrão no seu feed é muito importante que as fotos postadas tenham uma conexão. Por isso, padronizar o filtrs em todas as imagens é muito importante para que haja uma harmonia.

Manter uma mesma edição de fotos e o mesmo filtro vai ajudar a padronizar seu perfil e criar uma identidade visual para sua marca. Existem vários apps para você editar suas fotos, mas indicamos o VSCO (que usamos aqui) para você fazer isso. Essa mesma edição de fotos vai fazer toda a diferença no seu feed no Instagram.

3. Selecione uma paleta de cores

Ainda seguindo a identidade visual da sua marca, você deve selecionar a paleta de cores da sua marca e começar a usar esses tons no seu feed.  Uma dica é colocar em todas as imagens um elemento da mesma cor. Você ainda pode mesclar a iluminação, junto com um elemento e um fundo com a coloração de sua preferência e que se complementam entre si.

4. Mantenha o mesmo recorte

Outra dica para manter a harmonia do seu feed é usar o mesmo recorte. Isso fará com que suas imagens e vídeos se mantenham uniformes e com uma borda igual. Essa dica faz bastante sucesso entre os usuários e as empresas que utilizam o Instagram. Assim, o seu feed ficará padronizado e mostrará as pessoas a sua preocupação em deixar tudo organizado.

5. Aposte nos planejadores de feed

Para conseguir ter uma ideia se seu feed está realmente organizado e harmonioso, você pode apostar nos aplicativos que auxiliam nessa simulação.

Uma ótima opção é a Planoly, em que é possível subir suas fotos e planejar seu feed antes de publicar suas fotos. Desta forma, é possível visualizar se existe harmonia entre elas antes mesmo de postá-las.


Existem ainda muitas dicas e técnicas para deixar seu feed lindo, mas o post ficaria enorme. Por isso, caso tenha dúvidas, comente abaixo e iremos responder. 

Precisando de uma ajuda para montar uma estratégia de sucesso no Instagram? Mande um e-mail para nós e conheça nossos serviços de gestão de instagram e consultorias: suporte@prdigital.com.br


 

5 Dicas de Mídias Sociais para Aumentar as Vendas de sua Empresa

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As mídias sociais se tornaram indispensáveis para que empresas consigam se conectar com seu público-alvo e consequentemente aumentar seus resultados e suas vendas.

Entretanto, é preciso ter muito foco e escolher as redes sociais adequadas para alavancar as vendas de uma empresa.

Por isso, selecionamos algumas dicas importantes para ajudar sua empresa a aumentar suas vendas pelas mídias sociais. Confira!

5 dicas de mídias sociais para aumentar as vendas da empresa

1. Esteja onde seu público-alvo está

Uma das principais dicas para aumentar as vendas da sua empresa é estar onde seu público está. Mais vale criar um perfil em uma rede social importante para sua audiência do que sair   sair criando vários perfis em todos os lugares e não conseguir atualizar todos da melhor forma. Aqui vale o Menos é Mais. Invista somente nas mídias sociais em que sua audiência está mais presente.  

O ideal é entender e estudar sobre seus consumidores e saber do que eles gostam e em quais canais se encontram, para então construir a presença digital do seu negócio.

2. Poste apenas conteúdos relevantes

Postar conteúdo relevante que chame a atenção de seus seguidores é essencial para agregar valor a sua marca, atrair mais seguidores e conseguir transformar sua audiência em clientes. Além disso, por meio do conteúdo relevante, sua empresa vai mostrar que possui muito conhecimento sobre sua área de atuação, o que gere mais credibilidade e mais vendas.

Para vender um determinado produto ou serviço, é preciso, além de mostrar que conhece sobre o assunto, oferecer soluções e mostrando para essas pessoas o que você tem a oferecer sem a necessidade de dizer diretamente a elas. É preciso entender que o desejo de adquirir aquilo que está disponibilizando vai surgir naturalmente, por meio do engajamento com o conteúdo que sua marca está produzindo.  

3. Venda sem Vender

Caso você não seja uma marca conhecida, sua audiência ainda pode não estar pronta para comprar de você. Então, nunca seja muito comercial nas mídias sociais. Existe uma sutileza na hora de vender nas redes sociais. É o vender sem vender explicitamente. Você precisa informar o que faz, mostrar seus produtos de uma atrativa e criativa, gerar engajamento com conteúdo divertido, mas nunca ser totalmente comercial.

4. Gere Engajamento

Para vender nas mídias sociais, você precisa primeiro criar um relacionamento com sua audiência. Oferecendo conteúdo de valor e se relacionando com seus consumidores (respondendo, curtindo e comentando nos posts deles), sua marca vai gerar mais engajamento com sua audiência. E mais engajamento significa mais vendas!

Por isso, não poste seu conteúdo e saia correndo. Fique um pouco mais para comentar e se relacionar com as pessoas que comentarem nos seus posts. Isso vai fazer toda a diferença. Acredite!

5. Utilize os anúncios do Facebook

Sabe aquelas postagens para divulgação de suas promoções e de seus produtos e serviços? Elas são ideais para serem impulsionadas.

Para impulsionar as postagens, é preciso investir um determinado valor no Facebook, para então aumentar o engajamento e envolvimento e gerar resultados positivos para o seu negócio.

Realizando esse processo, será possível dar mais destaque para suas postagens, conquistar maior relevância e atrair a atenção de um público segmentado e que queiram adquirir o que está sendo oferecido por você.

Além do impulsionamento de posts no Facebook e no Instagram, você pode fazer anúncios para gerar tráfego para seu site, gerar leads qualificados para seu negócio, entre outras opções oferecidas pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook.

Essas são algumas dicas para você conseguir aumentar suas vendas nas mídias sociais, mas existem muitas outras. Precisando de ajuda para aumentar suas vendas nas mídias sociais? Fale conosco agora para entender melhor nossos serviços!

 

3 Erros que sua Empresa deve evitar nas Mídias Sociais

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Como você já sabe, ter uma presença nas mídias sociais é essencial hoje para qualquer empresa. Afinal, os consumidores estão cada vez mais presentes nessas plataformas.

Porém, para alcançar o engajamento necessário e se tornar referência, as empresas precisam fazer muito mais do que apenas estarem presentes. Elas precisam criar conteúdo de qualidade, interagir, acompanhar suas métricas e resultados e, o principal, evitar alguns erros que podem por tudo a perder.

Por isso, selecionamos os principais erros que as empresas cometem nas mídias sociais para evitar que isso ocorra com sua empresa. Confira!

3 erros que devem ser evitados nas mídias sociais

1. Não conhecer a plataforma que está utilizando

Entrar em uma das plataformas sem conhecer suas características, apenas porque todo mundo está lá, é um dos principais erros cometidos pela maioria das empresas. Antes de começar uma estratégia em uma rede social é preciso descobrir se seu público-alvo está nela, se ela faz sentido com a estratégia da empresa e, principalmente, como atuar nessa plataforma: tipo de conteúdo que faz mais sentido, interações, etc... Cada rede social é diferente e existe um formato ideal de atuar em cada uma delas.

Comece observando os canais de grandes marcas, concorrentes, referências para entender um pouco como essas empresas atuam na plataforma e somente depois disso, planeje sua atuação nesse canal. Somente assim, você terá resultados realmente satisfatórios para a sua empresa.

2. Não ter um planejamento

Uma das coisas mais comuns dentro da empresas é ingressar nas mídias sociais (Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn) sem um plano definido. Se você não tem um objetivo claro do que almeja nas mídias sociais, você não saberá avaliar seus resultados. Por isso, crie um planejamento estratégico para cada plataforma, afinal cada uma possui uma característica e um público diferente.

Entenda como deve funcionar o fluxo de postagem, quais os melhores horários, quais os temas a serem abordados para que então você consiga atingir o seu público-alvo. Hoje existem diversas ferramentas e aplicativos que poderão auxiliar nesse processo. Lembre-se de estabelecer metas e objetivos a serem cumpridos para então conseguir ter uma boa conversão e um bom ROI.

3. Conteúdos muito longos e erros na escrita

As mídias sociais são plataformas extremamente rápidas, por isso incluir em suas postagens conteúdos muito longos pode ser um grande problema. Isso pode fazer com que você perca engajamento e seguidores, por isso ofereça aos seu público uma comunicação mais rápida e objetiva. Uma dica é postar conteúdos com aproximadamente 80 caracteres, ou seja, algo com cerca de 15 a 20 palavras.

Outro item muito importante na hora de postar conteúdo é ficar de olho em sua escrita. Erros de português podem prejudicar e enfraquecer a sua marca, sendo assim pesquise, leia e releia o seu texto para evitar possíveis problemas.

Além desses, existem muitos outros erros que as empresas cometem nas mídias sociais. Mas acreditamos que esses são alguns dos principais. E sua marca, tem uma estratégia consistente nas mídias sociais? Precisa de ajuda? Fale conosco!

 

 

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Bibiana Riedhorst

Formada em Jornalismo, especialista em Comunicação Empresarial, atua há mais de 20 anos no segmento de Assessoria de Imprensa e Relações Públicas. Desde 2008, trabalha com mídias sociais para marcas, como AlphaGraphics, Fast Frame Molduras, Assist Card, etc. Além de comandar a PR Digital, Bibiana é mãe de três e compartilha suas memórias no Instagram pelo perfil @maedenegocios!

Mudanças no Algoritmo do Instagram? O que você precisa saber

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Você deve ter lido algo sobre uma possível volta do feed cronológico no Instagram, certo? Como surgiram várias dúvidas sobre essas alterações no Instagram, resolvemos pesquisar um pouco mais sobre o assunto.  

Em 22 de março de 2018, o Instagram anunciou que vai modificar o algoritmo da plataforma para que os posts mais recentes sejam mostrados aos usuários com prioridade. Segundo o anúncio, o feed vai mostrar fotos e vídeos em uma ordem mais cronológica por meio de um botão chamado novos posts. Dessa forma, o quesito "tempo" vai ter um peso maior para o algoritmo. 

Desde  2016, quando houve a primeira mudança no algoritmo, o Instagram foi alvo de reclamações dos usuários devido a queda no engajamento nos posts. Por isso, resolveu ceder em parte a esses pedidos.

Com essa mudança, os posts ainda não irão aparecer em ordem cronológica de publicação, mas a prioridade da rede social será mostrar sempre as postagens mais recentes. Segundo a empresa, “Com essas mudanças, seu feed vai ficar mais recente e você não irá perder os momentos que importam”.

O objetivo dessa nova versão é fazer com o que os usuários atualizem manualmente o feed sempre que quiserem e vejam apenas conteúdos realmente relevantes. O que antes era impossível, uma vez que o aplicativo atualizada automaticamente, o que nos fazia perder vários posts.

Por isso, agora mais do que nunca vai ser importante escolher o melhor horário para postar seu conteúdo. Como o fator tempo voltará a ser importante, isso significa que teremos que postar nos horários em que a nossa audiência estará online e também que teremos que publicar com maior frequência conteúdos novos e relevantes para aparecermos mais no feed dos seguidores.

Enfim, as mudanças continuam mostrando que o mais importante para ter sucesso no Instagram é ter uma estratégia sólida, baseada em atrair o público-alvo correto e engajar essa audiência por meio de conteúdo relevante e relacionamento.

E sua marca, precisa de ajuda para montar essa estratégia? Mande um e-mail para nós: suporte@prdigital.com.br

 

Como criar anúncios para seu e-commerce

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O mercado publicitário online vem se tornando uma das principais ferramentas para os e-commerces nos dias de hoje. Essa mudança segue as novas tendências do mercado trazidas pela internet, assim como melhora nas oportunidades de otimização dos investimentos, segmentações mais assertivas, maior transparência e maior proximidade com o público-alvo.

No entanto nem todas os e-commerces sabem hoje como otimizar suas campanhas de mídia e quais os tipos de anúncios mais eficazes. Por isso, separamos algumas dicas importantes. Confira!

Principais tipos e anúncios para e-commerce

1. Google Adwords

A plataforma de publicidade do Google pode ser separada basicamente em duas modalidades de compra de anúncio. São elas:

·         Rede de pesquisa: modalidade de compra que será exibida ao usuário nos resultados de sua pesquisa no Google. Esse tipo de estratégia é fundamental, pois possui uma alta relevância, impactando o cliente quando ele for buscar por um determinado produto ou serviço;

·         Rede display: modalidade de compra que serão exibidos em milhões de sites parceiros do Google. Com essa estratégia é possível inserir imagens nos anúncios e ser encontrado pelos clientes interessados em um determinado tema no qual a loja está presente e inserida.

2. Facebook Ads

Nessa modalidade, os anúncios serão exibidos ao público-alvo quando ele acessar seu perfil, podendo ser exibido no feed de notícias, na barra lateral direita, no messenger, entre outras diversas opções. Essa ferramenta de anúncios é muito importante para sua empresa, pois é possível inserir imagens e segmentar seus anúncios conforme o perfil do seu público-alvo.

3. Instagram Ads

Os anúncios no Instagram  podem ser feitos  por meio de imagens, fotos e vídeos e são exibidos quando a pessoa visualiza seu feed ou nos Stories.  Com essa estratégia a empresa consegue segmentar os anúncios conforme o perfil do público, assim como o Facebook.

Como criar um anúncio para e-commerce eficiente

1. Aposte em boas imagens

Criar anúncios com boas imagens é fundamental para conseguir atingir e alcançar o seu público-alvo. Escolha aquela que passa realmente as características dos produtos e serviços oferecidos, seguindo sempre a identidade visual da marca.

O ideal é que as imagens sejam atraentes e chamem a atenção das pessoas para que elas cliquem no seu anúncio. Além disso, é importante utilizar imagens próprias ou de sites especializados para não tropeçar e se prejudicar com os direitos autorais.

2. Crie conteúdos de qualidade

O ponto chave de um bom anúncio, além das imagens, é o conteúdo. Ele deve ser chamativo e ser diferenciado, contendo poucos caracteres, para não prejudicar o seu engajamento e o alcance.

É preciso entender que o texto é muito importante em caso de anúncios do Google Adwords em rede de pesquisa, afinal eles são o único elemento do seu anúncio. Vá sempre direto ao ponto e fale sobre os benefícios que o seu produto ou serviço apresenta, fazendo isso por meio de uma promoção, desconto ou solução de um problema.

3. Segmente seus anúncios

A segmentação do anúncio deve ser feita para atingir e alcançar os clientes que realmente estão interessados pelos seus produtos e serviços. Só assim ele será direcionado corretamente para o seu público-alvo, tornando sua campanha mais assertiva e aumentando as chances de conversão.

4. Acompanhe as métricas e resultados

Uma das principais vantagens das mídias online é que você tem a possibilidade de mensurar os resultados obtidos pela sua empresa. Por isso, é imprescindível analisar com muito cuidado todas as ações que foram realizados para que assim seja possível identificar as melhores plataformas para anunciar.

E sua empresa, já investiu em anúncios online? Conte sua experiência para nós!

Como sua empresa pode trabalhar com o Marketing de Influência?

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Você já deve ter ouvido falar no Marketing de Influência, certo? Bastante comentando atualmente, o marketing de influência tem o objetivo de realizar ações focadas em pessoas que possuem algum tipo de influência dentro das redes sociais - os influenciadores digitais -  sobre potenciais compradores, a fim de modificar suas decisões de compra a favor de uma determinada marca, produto ou serviço.

Toda essa credibilidade depositada nos influenciadores por parte dos consumidores acontece devido a relação que eles depositam nessas pessoas tão influentes dentro das redes sociais. Por isso, essa estratégia de marketing que firma uma parceria junto com um influenciador - por meio de imagem, vídeos e conteúdos publicados na web - colabora para que a marca seja vista junto ao público e assim consiga se consolidar dentro do mercado.

Para mostrar o crescimento desse tipo de estratégia em todo o mundo, a revista americana Entrepeneur publicou um artigo que mostra cinco motivos para você implementar o marketing de influência dentro de sua empresa:

·         A propaganda perdeu bastante força dentro do mercado;

·         Nos Estados Unidos, 59% dos gestores de marketing afirmavam que tem a intenção de implementar em seu orçamento o marketing de influência em sua estratégia;

·         92% dos consumidores confiam mais nas recomendações de produtos feitos por indivíduos do que pelas marcas;

·         Segundo Nielsen Catalina Solutions, o conteúdo de influenciadores gera 11 vezes mais resultado do que as campanhas tradicionais;

·         74% dos consumidores usam as redes sociais para tomar suas decisões de compras (local onde se encontram os maiores influenciadores).

Mas como o marketing de influência pode ajudar na estratégia da sua empresa? Confira abaixo alguns benefícios.

4 benefícios do marketing de influência para sua empresa

1. Amplia a confiança na marca

Como já falamos, as pessoas confiam na opinião desses influenciadores. Por isso, com essa estratégia, sua empresa pode ampliar a confiança da sua marca perante aos consumidores e ao mercado.

É importante ressaltar que muitos desses influenciadores não costumam divulgar produtos que ele não goste ou não comprariam. Por isso, mesmo parecendo um tipo de publicidade, esses consumidores sabem que essas pessoas se identificam com uma determinada marca e só recomendam o que elas realmente gostam e/ou usam.

2. Alcançar o público-alvo de maneira efetiva

Hoje a maioria dos consumidores compra um produto ou serviço por meio da opinião de outros consumidor. Por isso, para alcançar o público-alvo de maneira efetiva e realmente eficiente é preciso que sua marca seja mostrada por alguém com alto poder de influência dentro das redes sociais.

Desta forma, com o marketing de influência você conseguirá atingir o seu público-alvo sem precisar direcionar sua comunicação. Isso porque esses influenciadores já promoveram e trarão para seus canais de relacionamento os consumidores que estão realmente interessados em sua empresa.

3. Aumenta o poder de alcance de sua marca

Com a implementação do marketing de influência em sua empresa, você conseguirá aumentar o poder de alcance de sua empresa, pois eles possuem em suas redes sociais uma audiência expressiva e extremamente relevante. Além disso, esses influenciadores farão com que seu SEO (search engine optimization, ou otimização em mecanismos de busca) melhore consideravelmente, o que ajudará o seu site a ser encontrado pelos consumidores no Google.

4. Influenciar na decisão de compra do consumidor

Com a ajuda dos influenciadores em sua estratégia de marketing, é possível fazer com que os consumidores optem pela sua marca na hora de decidir sobre a compra de um determinado produto ou serviço. Afinal esse público verifica a opinião desses influenciadores na hora de comprar alguma coisa pela internet.

Hoje muitas pessoas acreditam que o marketing de influência é direcionado apenas no branding da marca. Porém, esses influenciadores conseguem também mobilizar diretamente na compra de um consumidor.

5. Otimiza sua presença online

Como esses influenciadores possuem o seu sucesso atrelado ao mundo digital, é na internet que você conseguirá aumentar o seu engajamento perante aos consumidores e conquistar o seu poder de influência dentro do mercado.

Portanto ao trabalhar com essas pessoas, você fortalecerá suas estratégias de marketing digital, otimizando sua presença online e mostrando para o público que sua marca está por dentro das tendências e novidades desses canais de comunicação.

E sua empresa, já usou o marketing de influência? Se sim, conte para nós sua experiência!

Quer ajuda para implementar esse marketing para sua marca? Fale conosco pelo e-mail: suporte@prdigital.com.br.

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Bibiana Riedhorst

Formada em Jornalismo, especialista em Comunicação Empresarial, atua há mais de 20 anos no segmento de Assessoria de Imprensa e Relações Públicas. Desde 2008, trabalha com mídias sociais para marcas, como AlphaGraphics, Fast Frame Molduras, Assist Card, etc. Além de comandar a PR Digital, Bibiana é mãe de três e compartilha suas memórias no Instagram pelo perfil @maedenegocios!

Como ter um canal de sucesso no Youtube?

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Não é segredo para ninguém que os vídeos são uma tendência atual. Com a correria do dia a dia, assistir vídeos acaba sendo mais rápido e fácil do que ler um texto. E com essa preferência crescendo a cada dia mais, é importante que sua marca tenha uma estratégia no YouTube.

Porém, não é simples ter um canal de sucesso. Como toda rede social, é importante desenvolver um bom planejamento e ter muita organização.  

Para ajuda-lo nesse processo, separamos algumas dicas para ajudar sua marca a ter um canal de sucesso no Youtube. Confira!

5 dicas para ter um canal de sucesso no Youtube

1. Elabore um planejamento

Ter um planejamento é fundamental para qualquer segmento ou rede social, pois com ele você consegue ter uma diretriz e saber por onde começar. Esse documento serve para você traçar seus objetivos e ter um controle maior, compreender seu público e entender seus concorrentes.

Estipule datas e elabora com antecedência a periodicidade de seus vídeos, quais serão os conteúdos abordados nos vídeos os equipamentos utilizados. Além disso, você conseguirá melhor as métricas e os resultados do seu canal.

2. Pense em seu conteúdo

Todos sabem o quão importante é ter um conteúdo relevante em seu canal. Por isso, procure passar informações educativas e que são de interesse aos usuários. Mas para conseguir entregar um conteúdo 100%, é preciso dominar sobre o tema abordado, compartilhe com seus seguidores apenas conteúdos que você conhece e se sente seguro em falar.

O importante é não tentar ser expert em tudo e entender de apenas um ou dois assuntos pode ser a chave para alcançar e ter um canal de sucesso no Youtube.

3. Pense fora da caixa e faça vídeos de qualidade

Para se destacar o ideal é pensar fora da caixinha e se diferenciar dos demais canais encontrados no Youtube. Por isso antes de lançar o seu canal, saiba qual o diferencial que você pode oferecer para esses usuários.

Seja criativo e busque inovar. Porém, não deixe de lado a qualidade do vídeo. Elabore os sempre pensando na boa qualidade da imagem e do som para não perder audiência e manter os usuários ativos em seu canal.

4. Crie periodicidade em seus vídeos

Outra dica bastante importante para ter um canal de sucesso no youtube é ter uma periodicidade nas publicações de seus vídeos, pois assim os usuários não terão tempo de te esquecer.

Assim voltamos a primeira dica, você só conseguirá manter essa frequência de postagens de vídeos fazendo um planejamento antecipado. Portanto, não esqueça de fazê-lo, para alcançar o tão sonhado sucesso.

5. Invista em SEO

Usar as palavras certas no título e na descrição do vídeo também fará com que você seja encontrado pelos usuários. Por esse motivo, é muito importante investir em SEO, acrescentando também links na web que redirecionem essas pessoas para o seu canal no Youtube.

Quanto maior o número de referências externas, maiores são as chances para você ter sucesso e ser reconhecido pelos usuários.

E sua marca, já tem um canal no YouTube? Conte para nós nos comentários.

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Bibiana Riedhorst

Formada em Jornalismo, especialista em Comunicação Empresarial, atua há mais de 20 anos no segmento de Assessoria de Imprensa e Relações Públicas. Desde 2008, trabalha com mídias sociais para marcas, como AlphaGraphics, Fast Frame Molduras, Assist Card, etc. Além de comandar a PR Digital, Bibiana é mãe de três e compartilha suas memórias no Instagram pelo perfil @maedenegocios!

Como planejar o conteúdo para o Blog da sua empresa

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Visando atrair um maior número de clientes e fixar sua marca no mercado, nos últimos tempos as empresas vêm apostando nos Blogs Corporativos, uma ferramenta essencial para a comunicação e o compartilhamento de conteúdo útil e relevante.

Vivendo em um mundo totalmente digital em que as pessoas buscam por compras pela internet, esse tipo de estratégia é ideal para fazer com que sua empresa se destaque no mercado e chame a atenção dos clientes potenciais.

Entretanto, para que esse objetivo seja alcançado é fundamental que seja elaborado um planejamento de conteúdo, para definir quem é seu público e quais são seus interesses para então definir um formato para o seu blog.

Para ajuda-lo/a nesse processo, selecionamos dicas de como planejar o conteúdo para o Blog da sua empresa.

Como planejar o conteúdo do seu Blog?

1. Estabeleça quem é o público-alvo

O primeiro passo para planejar o seu conteúdo adequadamente é saber quem é o seu público-alvo, o que eles fazem, que eles querem e quais as suas necessidades. Afinal, eles são a parte mais importante da sua empresa.

Só após obter essas informações, você conseguirá criar um conteúdo útil e relevante, direcionado para as pessoas que realmente tem interesse pelo seu produto ou serviço. Não esqueça de adaptar a linguagem do seu blog conforme o perfil do seu público.

2. Defina suas metas e objetivos

Após estabelecer o seu público-alvo, é hora de definir suas metas e objetivos. Isso irá te ajudar na organização do seu calendário de ações e a compreender como o seu planejamento de conteúdo deve se comportar para ter resultados positivos.

O importante é sempre ter em mente que cada objetivo e meta precisa de métricas para determinar os resultados do seu desempenho.

3. Saiba quais serão os formatos de publicação dos conteúdos

Não adianta postar diversos conteúdos e todos serem iguais, o ideal para alcançar o seu público é criar posts diferenciados, criativos e inovadores para cativá-los. Você pode optar por diversos formatos como texto, imagem, infográfico, vídeo e/ou podcast para atraí-los.

Ofereça ao seu público conteúdos com uma linguagem mais descontraída e diferenciada, levando para eles aquilo que realmente procuram.

4. Crie um calendário de publicações

Para não se perder com as publicações do seu conteúdo é imprescindível criar um calendário editorial de conteúdo contendo as informações necessárias de tudo aquilo que precisa produzir durante o mês.

Acrescente nesse calendário as datas de publicações, categoria, tags e dados importante relacionados ao seu conteúdo como as principais palavras-chave.

5. Otimize o seu conteúdo

Para que o seu conteúdo seja encontrado pelos usuários, o melhor a ser feito é otimizar o seu conteúdo por meio do SEO (Search Engine Optimization ou Otimização de sites). Esse mecanismo é fundamental para a empresa ter sucesso dentro do mercado.

Para otimizar o seu blog é preciso acrescentar ao seu conteúdo as palavras-chave adequadas, usar as palavras-chave adequadas no código-fonte em html, estruturar e projetar corretamente o blog e colocar links internos para aumentar a sua autoridade.

Ter um blog hoje em dia é uma das melhores estratégias para sua empresa ser encontrada pelo seu público-alvo e construir um relacionamento com ela. Por isso, indicamos para todos os nossos clientes ter um blog corporativo. 

E sua empresa, tem um blog? Que tipo de conteúdo compartilha? Conte para nós nos comentários?

Mas se precisa de ajuda para montar uma estratégia de marketing de conteúdo, mande um e-mail para nós: suporte@prdigital.com.br!

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Bibiana Riedhorst

Formada em Jornalismo, especialista em Comunicação Empresarial, atua há mais de 20 anos no segmento de Assessoria de Imprensa e Relações Públicas. Desde 2008, trabalha com mídias sociais para marcas, como AlphaGraphics, Fast Frame Molduras, Assist Card, etc. Além de comandar a PR Digital, Bibiana é mãe de três e compartilha suas memórias no Instagram pelo perfil @maedenegocios!

5 dicas de Mídias Sociais para o setor de TI

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Não há dúvida de que as mídias sociais são as melhores ferramentas hoje em dia para a divulgação de uma marca. Por meio dessas plataformas é possível trocar informações e se conectar ainda mais com seu público-alvo, além de melhorar a segmentação do público, gerar mais tráfego para os sites e leads qualificados e ter um menor custo de divulgação do que as mídias tradicionais.  

Com tamanho alcance, diversos setores vêm utilizando as mídias sociais para suas estratégias de marketing digital e para melhorar e aproximar o seu relacionamento com os clientes, assim como o setor de TI. Mas, muitas empresas ainda não sabem como usar esses canais e se perguntam quais são as plataformas mais indicadas e como utilizá-las da melhor forma possível.

Para ajuda-los nesse processo, separamos abaixo algumas dicas de mídias sociais para o setor de TI. Confira!

5 dicas de mídias sociais para o setor de TI

1. Tenha um blog

Os blogs são ideais para ter uma comunicação mais direta entre empresa e cliente. Porém, para que ele consiga ter um engajamento é preciso que o conteúdo seja educativo e relevante ao seu público-alvo.

O setor de TI possui um público com um perfil mais tecnológico, por isso é interessante criar um blog que contenha um conteúdo voltado para o mercado, novidades, ideias e inovações, de modo a conseguir transmitir aos clientes potenciais os serviços oferecidos.

2. Crie um canal no Youtube

Como os vídeos estão em crescente ascensão entre as pessoas, criar um canal do Youtube é uma ótima opção para o setor de TI, uma vez que essa plataforma é considerada uma grande vitrine de mercado.

Por meio do Youtube, é possível ganhar maior visibilidade no mercado, credibilidade, ser reconhecido como autoridade dentro do setor e produzir valor para a audiência com conteúdos de qualidade. Por isso, invista em vídeos com conteúdos focados em sua área de atuação e que chamem a atenção de seu público para conseguir ter ainda mais audiência a respeito de seu segmento.

O ideal é que essa plataforma esteja em suas estratégias de marketing digital e em seus planos e projetos.

3. Crie uma Página no Facebook

Com um pouco mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo, o Facebook se tornou uma das principais ferramentas de divulgação das empresas. Por meio desse canal as empresas conseguem criar suas próprias páginas de negócios, produtos e serviços, além de conseguirem se conectar ainda mais com seus clientes potenciais.

Para o setor de TI o Facebook é a mídia social ideal, pois com ela é possível interligar suas outras mídias sociais, mostrando os conteúdos e vídeos disponíveis em seu site, blog ou canal no Youtube.

4. Faça uma página da empresa no LinkedIn

Uma das maiores redes profissionais de todo o mundo, o LinkedIn é extremamente importante para todos os setores. Dentro dessa plataforma é possível aproximar profissionais, recrutadores e empresas e promover um networking voltado o mercado de trabalho.

As oportunidades existentes dentro do LinkedIn são enormes, e pelo que tudo indica, as chances de aproximação e interação entre os profissionais presentes no canal tendem a crescer ainda mais em nesse ano que se inicia.

5. Não esqueça do WhatsApp Business

Por ser um canal de comunicação muito rápido, o WhatsApp é ideal para criar uma conexão mais rápida entre você, os seus clientes e parceiros. Recentemente foi lançado o WhatsApp Business, aplicativo ainda melhor para os profissionais do setor de TI e outros segmentos.

Com ele, fica ainda mais fácil a interação entre os clientes, fornecendo diversos benefícios para as empresas, assim como: respostas mais rápidas, mensagem automatizadas, perfil comercial e estatísticas de fluxo de mensagens.

O WhatsApp Business ainda pode ser uma ótima oportunidade para melhorar a sua estratégia de marketing digital, pois ele vem com diversas funcionalidades que ajudarão em sua aproximação e fidelização de seus clientes potenciais.

Trabalho no setor de TI? Comente abaixo a experiência da sua empresa nas mídias sociais! Caso precise de ajuda para montar sua estratégia de marketing digital, mande um e-mail para nós: suporte@prdigital.com.br!

 

 

Como captar clientes pelas mídias sociais

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As mídias sociais vêm sendo uma das principais ferramentas utilizadas pelas empresas nos últimos anos. Afinal, por meio dessas plataformas é possível se aproximar e se conectar com seu público-alvo e atrair ainda mais clientes potenciais ao seu negócio.

Entretanto, captar clientes por meio das mídias sociais não é uma tarefa fácil e exige um planejamento bastante estruturado e organizado, e claro é preciso sempre estar nos canais certos e que estejam de acordo com o seu segmento.

Você pode optar por diversas redes sociais, assim como: Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn e Twitter. Mas o melhor a fazer é realizar pesquisas para saber quais são os canais mais utilizados pelos seus clientes para dar início a sua estratégia.

Importância das Mídias Sociais para o seu negócio

As mídias sociais são um dos principais canais de comunicação, quando implementadas por meio de uma estratégia eficaz, e a importância dessas plataformas e sua influência crescem a cada dia em todo o mundo. Mas por que é importante implementar em seu negócio?

·         2,46 bilhões de pessoas já utilizam as redes sociais;

·         O compartilhamento de conteúdos e informações estão em constante crescente;

·         Os usuários estão passando cada dia mais tempo em suas redes sociais.

Portanto, elas são uma dos principais encarregadas pelos resultados positivos em relação a escolhas de compra, reconhecimento das marcas e captação de novos clientes dentro do mercado.

5 dicas para captar clientes por meio das mídias sociais

1. Promova o engajamento dos seus usuários

A palavra de ordem para a captação de clientes dentro dessas redes sociais é “engajamento”. Porém, para que seja possível tornar sua página relevante ao público é fundamental desenvolver conteúdo de qualidade e que gerem e chamem a atenção dos usuários.

Essa com certeza é uma das melhores formas de se relacionar com seu público e de transformar seguidores em clientes fidelizados.

2. Invista em relacionamento

Como já citado, as redes sociais são o principal canal de comunicação da sua marca com os clientes. Por isso é extremamente importante investir em relacionamento e sempre priorizar as mensagens de acordo com cada perfil.

Desenvolva uma comunicação direcionada para cada cliente, para estabelecer e criar um relacionamento duradouro entre vocês. Para que isso aconteça, é preciso trabalhar em sua estratégia de marketing digital para levar essas pessoas a consumir seus produtos e serviços, transformando-as em clientes comprometidos e engajados.

3. Interaja com seu púbico

Após investir em relacionamento, você precisa interagir com o seu público e sempre estar presente nas redes sociais. Afinal, esse é a melhor forma de fazer com que as pessoas curtam sua página, suas publicações e tornem-se clientes engajados.

Para sempre estar atento, você precisa utilizar ferramentas especificas como o Google Alerta, que monitora quem está falando sobre a sua marca. Assim, terá a chance de responder de imediato aos comentários, mostrando que está 100% atento as dicas, sugestões, reclamações e melhorias de seu público.  

4. Utilize imagens de qualidade

Outro item bastante importante para captar clientes é a utilização de boas imagens. Adequar seu conteúdo com imagens de qualidade é a combinação perfeita para fazer com que os usuários tenham interesse em ler, compartilhar e adquirir seus produtos e serviços.

Invista sempre em fotos e imagens atrativas, o ideal é se diferenciar de seus concorrentes e optar por algo que seja realmente criativo e que chame a atenção desses usuários.

5. Crie promoções exclusivas para o seu público

Para fazer com que seu marketing digital seja efetivo, é preciso criar promoções que faça com que seu público interaja com o seu negócio. Sendo assim, é essencial elaborar ações diferenciadas que contemplem esses clientes com algo que seja diferenciado e que faça com que ele queira conhecer melhor sua marca, e assim se torne um cliente fidelizado.

E você, tem dificuldades para captar clientes por meio das mídias sociais? Clique aqui e participe da nossa próxima PALESTRA GRÁTIS!

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Bibiana Riedhorst

Formada em Jornalismo, especialista em Comunicação Empresarial, atua há mais de 20 anos no segmento de Assessoria de Imprensa e Relações Públicas. Desde 2008, trabalha com mídias sociais para marcas, como AlphaGraphics, Fast Frame Molduras, Assist Card, etc. Além de comandar a PR Digital, Bibiana é mãe de três e compartilha suas memórias no Instagram pelo perfil @maedenegocios!

Como usar o Pinterest para levar tráfego para seu blog

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Pouco explorado pelas empresas, profissionais autônomos e empresários, o Pinterest vem crescendo aos poucos aqui no Brasil. Criada em 2010, a rede social conseguiu em 2015 atingir a marca de 100 milhões de usuários ativos por mês e com um crescimento anual de 80%.

Normalmente o Pinterest é utilizado pelas pessoas para pegar referências e dicas por meio de imagens de decoração, culinária e para planejar compras e viagens. Porém, o que poucos sabem é que o Pinterest pode ser o principal de meio de levar o tráfego de seu blog ou site.

Dentro do Pinterest você pode incluir suas próprias imagens como infográficos, fotos e tutoriais sobre os conteúdos disponibilizados em seu blog. Para que você consiga levar tráfego para sua página, separamos abaixo algumas dicas para ajuda-lo nesse processo.

6 dicas como usar o Pinterest para levar tráfego para seu blog

1. Invista em imagens otimizadas para SEO

Para que sua imagem se destaque na rede social, o ideal é que seja implementada uma pequena descrição para que as fotos sejam otimizadas. Use sempre uma linguagem natural e simples para descrever o seu conteúdo e para fazer suas pesquisas.

Outra dica muito importante é não esquecer de acrescentar palavras-chaves em suas descrições, pois só assim os usuários conseguiram te encontrar e serem direcionados ao seu blog.

2. Redirecione os seus usuários para o seu Blog

Um dos principais erros cometidos pelas empresas quanto a utilização do Pinterest é deixar de preencher o Source do pin com o endereço do seu blog para o redirecionamento do usuário para sua página.

Sem essa função você perderá todo o tráfego e as visitas que aquela função poderia trazer para o seu blog. Coloque sempre um lembrete para que na hora que for subir o conteúdo e a imagem você acrescente o pin para que o usuário redirecionado corretamente.  

3. Veja o que os seus seguidores têm a dizer sobre sua marca

O Pinterest disponibiliza uma função onde é possível descobrir quais são os conteúdos postado por você mais pinados pelos usuários. Assim, você saberá o que o público está falando sobre o seu blog e conseguirá fazer mudanças para engajar ainda mais sua página.

Esta, com certeza, é uma forma de ouvir seus usuários e assim conseguir entender quais são os assuntos que mais interessam o seu público-alvo.

4. Faça postagens regularmente

O ideal é postar imagens regularmente em sua conta empresarial, pois o algoritmo do Pinterest leva em conta se você está realmente ativo na rede social. De acordo com uma pesquisa realizada pela Quinty, os usuários do Pinterest fazem cerca de 18 pins por dia, o que torna fundamental colocar sua marca dentro dessa plataforma.

Tente passar diariamente cerca de 10 a 15 minutos desenvolvendo pins e interagindo com os outros usuários presentes do Pinterest, assim você conseguirá levar mais tráfego para seu blog.

4. Incorpore o botão Salvar no seu Blog

Se o seu objetivo é levar tráfego até sua página, o melhor a ser feito é estimular o compartilhamento de seus conteúdos e fotos dentro da rede social. Por isso, é bastante interessante adicionar o botão Salvar em seu Pinterest.

Esse botão ficará do lado esquerdo nas imagens do seu blog e funcionará como um marketing boca a boca. Com certeza, essa é a melhor forma de saber se o seu público está gostando ou não do conteúdo publicado por você.

6. Siga pessoas e marcas influentes no mercado

Para criar maior interação e tráfego, é essencial seguir pessoas e marcas influentes no mercado, e compartilhar os seus conteúdos publicados. Assim, você conseguirá atrair um número maior de usuários interessados no que você está postando em seu Pinterest.

A plataforma possui uma função onde te mostra algumas sugestões de pessoas e marcas semelhantes à sua para você seguir. Uma dica importante é ter uma interação maior com os perfis que você segue para que eles também compartilhem os conteúdos do seu blog.

Dica Importante: Não esqueça de incluir o Pinterest Analytics em sua estratégia, pois essa ferramenta é extremamente importante para você saber se a linha que está seguindo está ou não dando certo. Além disso, ele te dará métricas do alcance e do crescimento da sua página, para que assim você consiga fazer as melhorias necessárias em seu blog e disponibilizar para seus usuários conteúdos relevantes.

Para você que deseja migrar sua conta pessoal para uma conta empresarial, basta acessar o link e clicar em “Convert Now”.

E você, já utiliza o Pinterest para sua marca? Comente abaixo o que acha dessa rede social.

5 Tendências de Mídias Sociais para 2018

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Imaginando quais são as tendências de mídias sociais para 2018?  

Enquanto em 2017 o mercado de mídias sociais girou em torno dos live streaming de vídeos, chatbots, realidade virtual e aumentada, aumento do conteúdo personalizado e maior utilização de influenciadores sociais, 2018 já mostra que terá algumas tendências fortes.

Aqui vão as 5 principais tendências para este ano.

5 Tendências de Mídias Sociais para 2018

1. Utilização das Mídias Sociais como ferramenta de busca

Com o crescente uso das mídias sociais em todo o mundo, a busca dentro desses canais está ganhando força e promete se estabelecer neste ano. Um bom exemplo dessa consolidação foi a mudança feita no feed de pesquisa do Google, que torna os resultados obtidos mais interativos e dinâmicos, aproximando-se ainda mais das redes sociais.

2. Aplicativos de mensagens em alta

Hoje mais de 2 bilhões de pessoas utilizam algum tipo de aplicativo de mensagem para se comunicar assim como o Whatsapp, Messenger e Kik. Por isso em 2018, as empresas e marcas presentes no mercado precisam se posicionar e desenvolver novas formas de se comunicar e alcançar esse público.

Mesmo ainda sendo um desafio para as marcas saber como utilizar esse tipo de aplicativo, uma vez que eles são vistos pelos usuários como algo particular, este ano o Messenger do Facebook, disponibilizará um suporte para a comunicação entre empresa e cliente, o que facilitará ainda mais essa interação.

3. Aumento no uso dos Stories do Instagram

Não tem como falar de mídias sociais e não citar os Stories do Instagram. Essa plataforma superou o Snapchat, precursor da ideia, com mais de 20 milhões de visualizações diárias onde os usuários divulgam vídeos curtos que somem após 24 horas.

Desta forma, é essencial que as empresas comecem a pensar em novas estratégias dentro desse canal, para divulgar sua marca para esse público. O ideal é criar vídeos criativos e com hashtag que contenham palavras-chaves relevantes para que sua mensagem chegue até o seu público-alvo.

4. Atente-se a geração Z

A geração Z está dominando as mídias sociais e esses usuários são extremamente importantes para o sucesso das empresas, pois 80% de suas compras são influenciadas pelo que encontram e veem nesses canais. Isso facilita muito mais a difusão de informações de um determinado produto ou serviço, afinal é através desse público que as marcas se tornam conhecidas no mercado.

5. Destaque ainda maior para os conteúdos audiovisuais

Os conteúdos audiovisuais estão em crescente ascensão desde o ano passado, porém em 2018 eles terão ainda mais destaque.

Hoje é impossível entrar nas redes sociais e não ver diversos vídeos. Segundo uma pesquisa realizada pelo Cisco, em 4 anos, 80% de todo o tráfego na internet será gerado apenas pelos conteúdos audiovisuais, o que facilitará a vida das marcas. Porém, para se destacar é fundamental pensar fora da caixinha e se diferenciar da concorrência para chegar até o cliente potencial e chamar a sua atenção para que ele queira realmente adquirir seus serviços e produtos.

2018 está se mostrando como um grande ano para as Mídias Sociais, em especial para o Instagram Stories. E estamos super animadas para saber quais as próximas novidades do Instagram e vocês?

 

 

 

5 Dicas para você gerenciar várias contas nas mídias sociais

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Como estamos vivendo em uma era totalmente online,  é fundamental que as empresas estejam presentes nas mídias sociais para criar um vínculo eficaz com seu público.

Contudo, nem sempre fácil atualizar todas as redes sociais ao mesmo tempo de forma otimizada, eficiente e organizada. Por isso, os profissionais de marketing adotam ferramentas, planos estratégicos, relatórios com métricas, etc.

E ajudar você a otimizar seu trabalho de atualizar suas redes sociais, vamos compartilhar algumas ferramentas que usamos aqui na PR Digital e que os profissionais de marketing digital utilizam para gerenciar vários canais sociais ao mesmo tempo.

5 Dicas para gerenciar várias contas nas mídias sociais

1. Crie uma estratégia para sua empresa

Um dos primeiros passos para o gerenciamento de suas mídias sociais é a criação de uma estratégia para sua empresa, pois somente a partir dela você conseguirá planejar seus conteúdos e postagens de forma adequada.

Para isso, é preciso definir sua persona, saber quem são os seus clientes potenciais, quais são seus hábitos, dúvidas e desejos diante dos produtos e serviços oferecidos pela sua empresa. Tendo essas informações, você poderá criar postagens que interessarão seu público, promover engajamento e gerar um tráfego maior para seus canais.

Entretanto, você precisará sempre ficar atento as características de cada mídia social, pois elas possuem formatos, linguagens e dinâmicas de postagens que se diferenciam uma das outras. Por isso, sempre adapte os seus conteúdos a cada plataforma digital, de forma a atrair o interesse do público.

2. Tenha sempre um calendário de postagens

Ter um calendário de postagens é extremamente importante para o gerenciamento de suas contas nas mídias sociais, pois ele resultará em uma maior economia de tempo. Por meio desse recurso, você organizará a quantidade e quais postagens irão ao ar por dia, semana e até ao mês, além de mostrar quais são os melhores horários para colocar cada postagem. Você também conseguirá por meio desse calendário planejar com antecedência algumas ações promocionais ou datar comemorativas, sem perder nenhum prazo para promover e divulgar seus produtos e serviços.

Para que você consiga organizar adequadamente o seu calendário de postagens, é preciso listar todas as mídias sociais ativas, anotar a frequência de postagens de cada uma delas e começar a desenvolver e organizar seus conteúdos. Só assim, será possível ter tudo planejado e bem organizado dentro de suas plataformas.

3. Determine um fluxo de trabalho

Um dos principais problemas das empresas em gerenciar várias contas ao mesmo tempo é manter todas atualizadas. Afinal, cada mídia social tem seu próprio estilo e característica e se você não souber como fazer a gestão de cada uma delas, isso pode se tornar um problema.

Para ter um fluxo de trabalho eficiente, utilize ferramentas que auxiliem nesse processo. Uma delas é o Trello, ferramenta gratuita fundamental no gerenciamento de fluxo de trabalho, armazenagem de informações e comunicação com clientes. Dentro dessa plataforma, é possível criar listas de tarefas e atribuir trabalhos ou relatórios para cada um de seus canais.

4. Otimize seu trabalho utilizando ferramentas de gestão para mídias sociais

Para ajudar no gerenciamento de suas várias contas, existem diversas ferramentas que facilitam o seu trabalho ao administrar suas contas nas mídias sociais. Veja abaixo as principais:

Hootsuite

Plataforma que permite gerenciar várias contas em um só lugar. Ela que possibilita que você agende, publique e apague postagens, além de poder acompanhar o feed e as mensagens de suas mídias sociais. Ele também conta com outras funcionalidades para que você efetue análises e mensure os seus resultados.

Feedient

Por meio dessa ferramenta você conseguirá gerenciar seus perfis por apenas uma página. Porém, não são tantas opções como o Hootsuite, pois em algumas você poderá postar e em outras apenas observar os feeds de notícias.

SumAll

Exclusiva para mensurar resultados nas redes sociais, como engajamento, curtidas, comentários e crescimento dos perfis, o SumAll permite que você otimize seu tempo na hora de desenvolver relatórios, uma vez que a ferramenta exporta todos os documentos em PDF.

5. Busque e mantenha a eficiência e a produtividade dos canais

Ao manter sua organização e utilizar essas ferramentas para auxiliar no seu gerenciamento de mídias sociais, você conseguirá zelar pela eficiência do seu trabalho. Isso porque será possível garantir uma frequência de publicações e postagens para mostrar aos seus usuários que você está presente regulamente dentro desses canais. Além disso, você dará sequência à sua estratégia de marketing digital do jeito que planejou no começo, sem perder sua produtividade.

E você, utiliza alguma ferramenta para gerenciar suas mídias sociais? Se sim, comente abaixo qual você usa e como ela ajuda você.

 

 

 

Como usar o Google Adwords – Dicas Básicas

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Hoje estar bem posicionado na busca orgânica do Google é essencial para qualquer empresa. Mas, no caso do site ainda não está nos primeiros lugares no mecanismo de busca, você pode avaliar trabalhar com os links patrocinados do Google, o Google Adwords.

O Google Adwords é a plataforma de publicidade do Google, onde os usuários conseguem criar campanhas de anúncios que serão exibidos quando alguém fizer algum tipo de busca usando as palavras-chave escolhidas para os anúncios aparecerem.

Normalmente esses anúncios são exibidos acima e abaixo dos resultados de pesquisas orgânicas e estão diretamente ligados às palavras-chave utilizadas neste tipo de busca. Dentro dessa plataforma, o usuário ainda consegue encontrar outros formatos de anúncios, assim como banners e vídeos, que auxiliam as empresas para que suas campanhas tenham resultados positivos.

Hoje em dia o Google Adwords é uma incrível opção para que as empresas divulguem o seu negócio, produto ou serviço de uma maneira direcionada, segmentada e também mensurável. Além disso, ele oferece diferentes formas de segmentação para exibição do seu anúncio, assim como:

·         Palavras-chave;

·         Por tópicos e canais;

·         Público-alvo;

·         Local de exibição do anúncio;

·         Idade, local e idioma;

·         Programação (dias, horários e frequência);

·         Por dispositivos.

Para que você consiga usar da melhor forma possível o Google Adwords, separamos algumas dicas básicas. Confira abaixo as principais!

Dicas para usar o Google Adwords

·         O primeiro passo é criar uma conta. Caso já tenha cadastro no Google é só colocar login e senha;

·         Após isso, é preciso escolher uma forma de investimento. O adwords disponibiliza dois modelos o CPC (Custo por clique), onde você define o valor a ser pago por cada clique dado no anúncio ou o CPM (Custo por mil impressões), onde o pagamento é feito pelo número de exibições do anúncio. A escolha deve ser baseada no estilo de campanha que deseja criar, mas comece usando o mais simples, o CPC.

·         Agora é hora de elaborar a sua campanha e será necessário definir o público-alvo que deseja atingir e o idioma em que o anúncio será exibido;

·         Feito isso, você precisa criar o anúncio, que será constituído de um título, duas linhas de texto e o endereço do site. Atualmente, o Google Adwords tornou possível que o usuário insira imagens do seu produto, serviço ou marca; No anúncio, seja objetivo, direto e mostre a grande vantagem para o usuário clicar no seu anúncio. Exemplo: Frete Grátis, Algum desconto, etc...

·         Finalizada a criação do anúncio, é preciso definir as palavras-chave que deseja que seus anúncios apareçam para quando o internauta estiver procurando pelo seu site, blog, empresa, serviço ou produto;  aqui escolha palavras-chave mais específicas, como, por exemplo, comprar ração para cães são Paulo ao invés de apenas ração para cães. Nesse caso, você terá uma concorrência menor e acabará pagando menos pelo clique.

·         Pronto, agora para que o seu anúncio seja vinculado e publicado você precisa escolher uma forma de pagamento, que pode ser pré ou pós paga. Assim, que ele for aprovado seu anúncio estará disponível.

E você, já criou anúncios no Adwords? Tem mais alguma dica para compartilhar conosco?

5 Dicas para criar anúncios no Instagram

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Com 800 milhões de usuários ativos, o Instagram vem se tornando uma ótima ferramenta para as empresas e empreendedores individuais anunciarem seus produtos e serviços.

Após muitas pesquisas e estudos, em 2015 o Instagram disponibilizou os anúncios por meio do canal, a fim de ajudar pequenas, médias e grandes empresas a terem um contato direto com seus clientes e possíveis clientes potenciais.

Os usuários podem interagir com os anúncios, dando likes, comentando e seguindo o perfil da marca, além de poderem ser direcionados para algum link externo, facilitando a geração de tráfego para sites e lojas virtuais.

5 dicas criar anúncios de sucesso no Instagram

Para começar a criar seu anúncio é preciso ter um perfil vinculado ao Facebook e o ideal é criar suas campanhas no Gerenciador de Anúncios do Facebook. Nele você já pode começar a sua campanha escolhendo o objetivo,  audiência, orçamento e tempo de veiculação.

Para que seu anúncio seja eficaz, é essencial a elaboração de um bom planejamento e claro, seguir alguns itens muito importantes. Desta forma, para ajudá-los a criar um anúncio de sucesso no Instagram, separamos algumas dicas importantes. Confira abaixo as principais:

1.      Utilize imagens relacionadas a seus produtos e serviços

As imagens são com certeza o ponto chave do seu anúncio, afinal são elas que vão chamar a atenção dos usuários para os seus produtos e serviços. Por isso, é imprescindível colocar fotos que chamem a atenção das pessoas, utilizando as cores da sua identidade visual, com boa resolução e textos objetivos e curtos, a fim de gerar mais conversões.

2.      Elabore anúncios que não pareçam posts patrocinados

O ideal quando for anunciar é postar fotos similares as dos usuários comuns, para que não pareça que você está empurrando produtos e serviços a eles. Crie anúncios com imagens mais cleans, com apenas 20% de texto, deixando para escrever o que for importante na legenda ou landing page que irá ser exibida após o cliente clicar no call-to-action (CAT).

3.      Segmente bem seu público

No gerenciador de anúncios do Facebook, você conseguirá segmentar o seu público-alvo por gênero, idade, localização geográfica, interesses, renda, entre outras segmentações interessantes. Se você fizer corretamente a sua segmentação, será possível obter resultados otimizados, evitando o desperdício de dinheiro com um público que não tem interesse em seus produtos ou serviços.

4.      Utilize hashtags

As hashtags são essenciais tanto em posts orgânicos como patrocinados, pois elas funcionam como um hiperlink que levam os usuários por meio de palavras-chaves para assuntos de seu interesse.

Os anúncios que possuem hashtags efetivas pode tornar mais fácil que outras clientes potenciais encontrem sua marca.

5.      Crie um call-to-action de sucesso

Uma das partes mais importantes do anúncio, o Call-to-action (CTA) é o que faz com que o cliente potencial entre em contato com você para adquirir seu produto ou serviço. O CTA (ou chamada para ação) possui alguns formatos de anúncios que contam com botões exclusivos para ações que você também pode utilizar, que são:

·         Solicitar agora;

·         Download;

·         Fale conosco;

·         Comprar agora;

·         Cadastre-se;

·         Assistir mais;

·         Saiba mais.

O importante é deixar claro para os usuários o que eles precisam fazer para alcançar o seu objetivo de negócio.

E aí, gostou das nossas dicas? Já experimentou fazer um anúncio no Instagram? Conte para nós nos comentários.

Como tirar fotos para o Instagram

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Quando se trata de Instagram, investir em lindas fotos é essencial para uma estratégia bem-sucedida nessa rede social. Compartilhar boas imagens é o fator principal para seu perfil fazer sucesso no Instagram hoje em dia e você conseguir mais resultados e vendas para seu negócio.

Mas já se perguntou como tirar belas fotos para o Instagram sem ter uma grande verba para investir?

Por isso, resolvemos compartilhar algumas ideias criativas e dicas para você fotografar para o Instagram.

Como fotografar para o Instagram

Não é preciso gastar um grande valor em equipamentos de alta tecnologia. Basta usar a criatividade e saber como usar outras ferramentas para transmitir a essência do seu produto ou serviço. Confira abaixo como tirar uma fotografia incrível!

1 - Opte por um local bem iluminado

A iluminação é o ponto chave da sua fotografia. Ela faz com que sua foto fique nítida e torne todos os detalhes visíveis. Uma dica é, se possível, sempre fotografar com a luz natural do dia para que a foto fique incrível e tenha aquele charme todo especial.

Caso a claridade natural não for uma opção viável, você pode optar por luminária, lanterna do celular, luzes de emergências, entre outras opções bem bacanas e que vão deixar sua fotografia com outra cara. Você ainda pode utilizar papelão ou algo parecido com papel alumínio para criar um refletor de luz.

Ter uma boa iluminação é imprescindível para que o seu produto se destaque e chame a atenção do consumidor.

2 - Escolha um fundo e crie uma composição

Como o Instagram é uma ferramenta extremamente visual, a estética conta muito. Desta forma, é fundamental que, além de registrar os seus produtos, você desperte por meio de suas fotos sentimentos agradáveis e que aflorem o desejo do público de consumir o produto que está oferecendo.

Para que isso seja possível, é muito importante escolher um fundo bacana, para assim criar uma composição com seu produto. Claro que é preciso que ambos conversem entre si, para não ficar algo muito exagerado.

Uma boa estratégia é utilizar fundos de cores neutras, como branco, preto ou cinza. Você pode improvisar o fundo de sua composição com cartolina, papéis de carta decorados, panos, tapetes, fronhas, mesas, pisos e até mesmo peças de roupas. Não existe uma regra pré-estabelecida, basta você deixar sua imaginação rolar, se entregar e tirar lindas fotografias de seus produtos.

3 - Fotografe em vários ângulos

Para deixar o seu produto mais atrativo aos olhos dos clientes, o ideal é fotografá-lo em diferentes ângulos. Porém, é preciso testar todos eles para ver qual vai ficar melhor para ser postado.

Se for preciso suba em cadeira para enquadrar o produto, tente de baixo, de cima, de lado, até que a foto fique perfeita. Você ainda, pode cortar alguns dos elementos para trazer um ar mais divertido e espontâneo para sua composição.

4 - Evite utilizar o zoom

O ideal é tentar evitar dar o zoom ao fotografar o seu produto, pois ele faz com que a imagem perca a qualidade original. Sendo assim, a melhor forma ao tirar uma foto é chegar o mais perto possível do produto. Claro, que você só fará desta forma se o seu objetivo é mostrar detalhadamente o produto.

5 - Capriche na edição

Para finalizar, capriche na edição das fotos tiradas do seu produto. Você não precisa ser expert em edição de imagens, pois o Instagram disponibiliza algumas ferramentas que podem transformar a sua foto e dar o toque ideal para sua imagem.

Por isso, quando for editar a sua foto procure alterar o brilho e contraste da imagem e tente não exagerar no filtro que irá utilizar em sua imagem. Assim, você terá uma imagem com uma identidade única e exclusiva.

Também existem aplicativos excelentes para editar suas imagens, como o VSCO, Snapseed e ColorStory, e deixar suas fotos mais profissionais.

E você, qual o tipo de foto que usa mais no Instagram? Tem alguma outra dica de fotografia para nós? Comente abaixo.