SEO para Blog: principais dicas e plugins

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Para quem não sabe, SEO é a uma sigla conhecida no marketing digital que significa, em inglês, Search Engine Optimization e, em português, Otimização para Mecanismo de Busca ou Otimização de Sites.

Essa estratégia tem como principal objetivo potencializar e melhorar o rankeamento/posicionamento de uma página ou site nos mecanismos de buscas. O processo de otimização é realizado por meio de algumas técnicas e principalmente pela escolha de palavras-chaves específicas, que irão tornar o site mais fácil de ser encontrado pelos buscadores do Google.

Já o SEO para blog, também conhecido como SEO On Page, visa encontrar a melhor estratégia para melhorar o desempenho do seu blog diante desse mecanismo de busca. Para ajudar você a entender um pouco mais como usar essa técnica no blog da sua empresa, confira as principais dicas e plugins de SEO para Blog.

Dicas e plugins de SEO para otimização do seu Blog

  1. Pense no título

Mesmo parecendo pouca coisa, os títulos dos posts são decisivos para definir se o seu blog será um sucesso ou um fracasso. Ele fará com que seu conteúdo se destaque diante de outros milhares de textos publicados diariamente.

Os títulos podem aumentar o tráfego do seu blog, por isso é fundamental fazer algo diferenciado e atrativo para fazer com com que esse leitor clique em seu conteúdo. Entretanto, o Google também tem que gostar desse título a fim de fazer com que o seu texto fique bem ranqueado.

É preciso entender que existe uma diferença entre título para blog e título para ranqueamento no Google, porém é possível sim otimizar seus resultados para blog e chamar a atenção dos leitores. Confira algumas dicas para ranquear os seus textos:

  • Coloque a palavra-chave no título do seu conteúdo;

  • Utilize no máximo 65 caracteres;

  • Faça um título exclusivo para cada página;

  • Não utilize muitas vírgulas no título.

2. Separe seu conteúdo em tópico e subtópico

Para evitar que o leitor se canse do seu conteúdo é muito importante separá-lo em tópicos e subtópicos. As tags ou tópicos com a h1, h2, h3 e assim por diante servem para organizar e dar pontos de entrada aos leitores, a fim de tornar o texto mais rápido e menos cansativo.

Os mecanismos de busca são extremamente rigorosos referente aos tópicos e subtópicos, levando muito em consideração essa separação. Porém, é preciso ficar esperto a algumas aplicações, assim como:

  • Use as palavras-chave no tópico e subtópico;

  • Determine apenas um tópico ou tag h1 por página;

  • Utilize nas páginas apenas até o h3 (recomendado);

  • Não repita textos dentro dos tópicos ou dos subtópicos.

3. Utilize as palavras-chaves adequadas

Para ter um conteúdo bem ranqueado para os mecanismos de busca, é preciso que sejam utilizadas as palavras-chave adequadas.

A principal função delas é fazer com que os usuários que estão fazendo uma determinada busca e o próprio Google saibam qual o assunto que vocês estão falando naquele texto.

Desta forma, se torna extremamente necessário que seja feita uma busca para saber quais são as principais palavras-chaves relacionadas sobre aquele assunto para tentar acrescentá-las ao seu conteúdo. Veja como colocá-las em seu texto da melhor forma possível:

  • Aplique as palavras-chaves dentro das primeiras 100 ou 150 palavras do texto;

  • Coloque as em negrito para chamar a atenção dos leitores;

  • Faça uma pesquisa no Google Keyword Planner e no Google Trends, ferramentas gratuitas para saber qual o volume de busca mensal e a variação de pesquisa ao longo do tempo.

4. Não esqueça da Meta Description

Um item bastante importantes também para ter um bom ranqueamento do seu blog é a Meta Description. Ela funciona como um pequeno texto usado para descrever o conteúdo de uma página de forma reduzida, auxiliando os usuários que estão buscando sobre o assunto saibam que aquele conteúdo é exatamente o que está procurando.

Sendo assim, mesmo que o seu blog não esteja bem posicionado, os leitores vão saber sobre o que estão falando e irão clicar em sua página. Isso vai fazer com que o Google entenda que o seu conteúdo é mais relevante que os demais, subindo o posicionamento do seu texto.

O ideal é que esse texto tenha no máximo 155 caracteres para que ele não seja cortado pelo Google. Além disso, o uso da palavra-chave na meta description é muito importante, pois ela  ficará em negrito dentro do conteúdo, servindo como um atrativo para os leitores.

5. Otimize as URLs

URL nada mais é que o caminho que indica ao usuário onde te encontrar e essa otimização pode ser essencial para melhorar o seu SEO e torná-la amigável.

Essa otimização além de facilitar o trabalho do Google, vai ajudar os usuários a reconhecerem sobre o assunto da página apenas pelo slug. Confira as principais recomendações para otimização das URLs:

  • Use no máximo 5 palavras em sua URL;

  • Foque na palavra-chave;

  • Utilize hífen para separar as palavras de sua URL;

  • Não utilize palavras maiúsculas e nem acento.

6. Acrescente links internos

Fazer uma linkagem interna é muito importante para aumentar a sua autoridade dentro do mundo digital. Sendo assim, colocar um link de um conteúdo antigo para um novo é imprescindível para fazer o SEO do seu blog.

Veja abaixo como usar os links internos em seu blog:

  • Utilize os links internos com cuidado e moderação;

  • Aposte em estratégias de Link Building para aumentar a autoridade do seu blog no Google;

  • Use os links com outras cores para diferenciá-lo do restante do texto;

  • Contextualize o link ao longo do conteúdo para atrair um maior número de visitantes ao seu blog;

  • Adicione links em sua Home para as páginas mais importantes.

7. Use plugins para te ajudar com o SEO

Os plugins são essenciais para ajudar com o SEO do seu blog e torná-lo mais amigável para os mecanismos de busca. Eles conseguem mostrar se existem muitas palavras-chaves repetidas em sua página, ajudam a ver se sua "tag tittle" está adequada, entre outras diversas funções.

Confira abaixo alguns dos plugins mais utilizados e que ajudam a melhorar o ranqueamento do seu blog:

  • Yoast SEO: ótima ferramenta para rastrear e colocar o foco em uma determinada palavra-chave dentro dos posts do seu blog para saber se você já inseriu ela dentro do título, meta description, URL e no texto. Além disso, o Yoast SEO possui outras funcionalidades como análise da página, meta e links, integração com as redes sociais e Breadcrumbs;

  • All In One SEO Pack: seu foco é trabalhar os títulos, palavras-chaves, descrições e fazer a integração com Google, Bing e Yahoo. A ferramenta ainda evita que o conteúdo seja duplicado, elaborado de forma automática os títulos e as meta tags de suas postagens;

  • SEO Ultimate: essa ferramenta tem como principal objetivo recriar os título para melhorar o SEO do seu blog. A grande sacada do SEO Ultimate é que ele gera automaticamente as tags de Open Graph para sua home, páginas e postagens.


 

10 tipos de conteúdo que você pode produzir para o Blog da sua empresa

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Para ser realmente eficiente, uma estratégia de marketing de conteúdo precisa ter um blog como ponto de partida. Por meio dele, é possível atrair e aumentar o tráfego do seu site, gerar interatividade, melhorar o seu posicionamento no Google e ainda ajudar a marca a se tornar uma autoridade em seu segmento..

Os blogs são uma excelente ferramenta para gerar resultados para o site do seu negócio. Com eles, a empresa consegue entender as necessidades do seus clientes, se aproximando ainda mais do seu público-alvo a fim de estreitar o relacionamento e criar um vínculo.

Porém, para que ele tenha potencial para alcançar o sucesso desejado, deve-se antes de qualquer coisa, fazer um bom planejamento e criar conteúdo relevante e de qualidade, direcionados ao seu consumidor.

Para ajudar, separamos 10 tipos de conteúdo que você pode produzir para o Blog da sua empresa. Confira!

10 tipo de conteúdos que podem ser utilizados no Blog da sua empresa

  1. Posts Educativos

Essencial para educar sua audiência sobre o seu segmento, os posts educativos servem para ensinar seu público sobre o mercado em que os seus produtos e serviços estão inseridos.

O objetivo é adaptar e criar conteúdos que ajudem a sanar as dores de cabeça do seu público-alvo, mostrando que você realmente entende sobre o assunto abordado.

2. Notícias

Notícias sobre o mercado em que atua também podem ajudar a  aumentar a audiência do seu blog. O ideal é que esse tipo de conteúdo seja escrito de forma mais objetiva e clara, variando entre 150 e 500 palavras, acompanhadas sempre de uma imagem que auxilia na compreensão.

Mostre que está antenado sobre o mercado profissional, aproveitando o timing para criar conteúdos com base nas informações captadas. É preciso entender que notícias possuem caráter imediatista e prazo de validade, por isso é preciso ser rápido na hora de publicá-la em seu blog.

3. Entrevistas

Esse tipo de conteúdo pode ser incluído em seu blog tanto em formato de texto como em vídeo. Além disso, dependendo de quem for entrevistado, o conteúdo criado pode ser essencial para garantir um bom resultado de tráfego, aumentar a visibilidade e autoridade da página.

Por isso, convide para essa entrevistas pessoas influentes e personalidades que se enquadram dentro do seu segmento para falar sobre algum assunto relacionado ao mercado.

Uma dica é valorizar o entrevistado, fazendo com que ele se sinta importante dentro do conteúdo escrito.

4. Conteúdo de impacto

O conteúdo de impacto é aquele onde você acrescenta algo inspirador, emocionante ou que motive a sua audiência. Escrever algo que toque o leitor de alguma forma, é imprescindível para chamar a sua atenção e fazer com que eles pensem e sintam aquilo.

Uma forma de fazer isso é incluir dentro do conteúdo elaborado histórias que enfatizam suas experiências e que sejam capazes de despertar alguma emoção no público que te acompanha.

5. Conteúdo como fazer (How-to)

Direcionado ao público que não tem muito conhecimento técnico sobre os produtos e serviços abordados em seu blog, o conteúdo como fazer ou How-To serve como um manual escrito.

Mesmo não se aprofundando em  grandes detalhes teóricos, esse tipo de conteúdo tem como objetivo conseguir ensinar de forma simples e objetiva o leitor sobre um determinado assunto.

6. Guias

Já esse tipo de conteúdo aborda de forma completa um determinado assunto. Os guias têm como característica ser um conteúdo mais completo e detalhado, por isso é fundamental escolher um bom tema e quebrá-lo em diversas partes.

Você deve estruturá-lo, seguindo as seguintes perguntas: O que é, quando fazer, porque fazer, como fazer e onde fazer? Esses questionamentos vão servir como um ponto de partida para a elaboração e criação desse tipo de conteúdo mais completos e elaborados.

7. Posts Institucionais

Esse tipo de conteúdo deve ser incluído em seu blog, quando o assunto for realmente importante e relevante aos seus clientes, fornecedores e colaboradores.

Os posts institucionais pode ser uma atualização do seu produto, inclusão de novos serviços em seu catálogo, mudanças importantes em sua empresa ou um comunicado.

Não esqueça que esses posts devem ser feitos somente quando vão fazer alguma diferença para as pessoas envolvidas e sua audiência.

8. Curadoria

Por meio da curadoria, você consegue produzir um texto a partir de outro conteúdo já existente. Sendo assim, é possível que ele seja feito através de uma seleção de notícias sobre o mercado ou pela criação de um post sobre vários matérias que a sua empresa já tenha produzido.

Vale ressaltar que a curadoria não é uma cópia do material selecionado. é preciso ter cuidado e recriar um conteúdo com base na matéria escolhida e dar o crédito ao autor caso necessário.  Além disso, é recomendado que sejam feitas as linkagens, citações e sejam colocadas as imagens relacionadas.

9. Opinião

Para você que quer construir uma imagem e virar referência dentro do mercado, o ideal é criar conteúdos opinativos. Com isso, será possível educar, disponibilizar informações e dicas práticas ao seu público.

Porém, quando for elaborar esses conteúdos, é preciso que ele seja embasado apenas em argumentos sólidos, a fim de comprovar o tema abordado e convencer a sua audiência. Não basta, dar a sua opinião e não saber do que está falando.

10. Vídeos

Um dos tipos de conteúdo mais utilizados nos últimos tempos, os vídeos são uma ótima forma de transmitir seus textos em seu blog. Ainda mais se ele for bem elaborado, uma boa estratégia de vídeo pode aumentar a compreensão da sua audiência em 74%, segundo a Video Brewery, empresa de de vídeos online.

Isso se deve, pois muitos dos usuários preferem muito mais vídeos do que textos. Mas, é preciso que ele seja bem elaborado e diversificado, a fim de agradar e chamar a atenção do seu público e ajudar no SEO da sua página.

Você também, pode criar conteúdos e incluir o texto como uma forma de complementar o seu artigo e deixá-lo ainda melhor e mais elaborado.

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Bibiana Riedhorst

Formada em Jornalismo, especialista em Comunicação Empresarial, atua há mais de 20 anos no segmento de Assessoria de Imprensa e Relações Públicas. Desde 2008, trabalha com mídias sociais para marcas, como AlphaGraphics, Fast Frame Molduras, Assist Card, etc. Além de comandar a PR Digital, Bibiana é mãe de três e compartilha suas memórias no Instagram pelo perfil @maedenegocios!

3 dicas para otimizar os posts do seu blog no Google

O marketing de conteúdo é uma estratégia que se baseia na criação de conteúdo que seja capaz de atrair e conquistar o público, de modo a cativar o consumidor e aproximar a marca de seus potenciais clientes.

Para que esta poderosa ferramenta funcione de maneira adequada, é indicado que seja aplicado um conjunto de técnicas que otimizem seu site para que ele apareça com maior frequência nas buscas realizadas pelos usuários do Google.

Trabalhar seus posts com base nas técnicas de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca) é fundamental para que seu blog se destaque no Google, apareça nas buscas realizadas e aumente efetivamente sua audiência.

Para que seu conteúdo seja ainda mais atrativo e relevante perante a ferramenta de busca, vale a pena anotar as 3 dicas de otimização a seguir:

Dicas para otimizar os posts do seu blog

1. Utilize palavras-chave

Identificar as palavras e termos mais buscados pelos usuários do Google e por seu público-alvo é essencial para identificar as palavras-chave que você precisa utilizar em suas postagens para fazer com que os internautas cheguem até sua página.

Faça uma lista com os assuntos relevantes para seu negócio e detecte aqueles que possuem um alto índice de procura no Google, planejando o conteúdo de suas postagens de acordo com essas palavras-chave.

O próprio Google oferece um planejador de palavras-chave que pode ser utilizado por qualquer usuário cadastrado em seus servidores. Trata-se de uma ferramenta gratuita do Google Adwords, que exibe estatísticas de desempenho das palavras-chave e a quantidade de buscas mensais por cada um dos termos identificados.

2. Atenção aos títulos

O título do seu post é responsável por mostrar para o leitor e para o Google qual é o assunto principal do texto. Por isso, ter palavras-chave no título faz com que seu conteúdo se torne mais relevante e naturalmente obtenha um bom posicionamento nos resultados exibidos pelo Google.

Além disso, vale a pena ficar atento ao tamanho ideal do título que, segundo o Google, varia entre 50 e 70 caracteres — incluindo os espaços.

3. Ofereça conteúdo útil e relevante

Com título e palavras-chave definidos, o passo seguinte é produzir conteúdo que esteja de acordo com a proposta do seu blog, a política da sua empresa e os interesses do cliente.

É essencial que o conteúdo do post seja útil para os leitores, entregando informações sobre aquilo que eles estavam buscando e oferece uma solução para seus problemas.

Para complementar o conteúdo, utilize imagens, vídeos e links para textos complementares dentro do seu site.

Gostou das dicas? Tem mais alguma estratégia para otimizar seu conteúdo nas ferramentas de busca? Comente abaixo.

5 técnicas para produzir conteúdo relevante para seu blog

Oferecer conteúdo relevante é uma poderosa maneira de atrair, envolver e estimular o cliente a se identificar com sua marca. Trata-se de uma eficiente estratégia de marketing de conteúdo, que serve como isca para trazer o consumidor até o blog da empresa, criando um relacionamento saudável com o cliente e aumentando as chances de conversão.

Para que essa estratégia realmente funcione conforme o esperado, trazendo receita para sua empresa, é fundamental aplicar algumas técnicas para produzir conteúdo que seja realmente relevante. Saiba quais são a seguir:

1. Conheça seu público-alvo

O segredo para oferecer conteúdo relevante é conhecer profundamente as pessoas para quem seus textos são destinados. A partir do entendimento das expectativas, necessidades e anseios do público-alvo, é possível criar conteúdo que seja do interesse do cliente.

Ao oferecer um conteúdo que traga a solução certa para os problemas do consumidor, sua empresa informa e se torna uma autoridade no segmento em que atua, destacando-se em meio à concorrência.

2. Seja claro e facilite a leitura

Utilize a mesma linguagem que seu público, evitando palavras difíceis — que só servem para deixar seu conteúdo tedioso e gerar ruído na mensagem. Usar palavras e frases fáceis permite que o leitor compreenda e se identifique com seu texto.

3. Crie listas

A internet possui linguagem mais prática e ágil, e as listas são um tipo de conteúdo que reproduzem bem estas características. Em geral, esse é um formato de post que sempre agrada o leitor, pois é informativo, organizado e fácil de entender.

4. Aproveite temas que estão em alta

Se algum acontecimento, meme ou “assunto do dia” está relacionado ao assunto do seu site, não deixe de aproveitar o tema para criar um conteúdo no seu blog. Assuntos polêmicos e que estão em alta sempre atraem a atenção do público e geram interação, o que é ótimo tanto para a relação com o consumidor como para seu posicionamento nos mecanismos de busca.

5. Interaja

A interação é justamente um dos objetivos do blog. Por isso, não deixe de interagir com seus leitores: faça perguntas, estimulando-os a pensar e pedindo para compartilharem sua opinião sobre o assunto. Se possível, sempre responda aos comentários, fazendo com que o blog seja um canal de comunicação entre sua marca e o cliente.

E você, concorda com essas dicas? Tem mais alguma estratégia para criar conteúdo relevante? Comente abaixo o que achou das dicas ou suas dificuldades! Queremos saber o que acha. 

5 Dicas para ter um Blog de Sucesso!

Muitos tem vontade de criar um blog, mas não sabem como começar ou como fazer o blog dar certo.

Por isso, chega de desculpas e comece agora o seu blog. ;-)

Para ajudar você a começar seu blog, separei as 5 dicas que usamos aqui na empresa. Aqui vão elas:

#1 – Construa Conteúdo Relevante

Foque na construção de conteúdo de qualidade. É melhor você atualizar menos o seu blog, mas com conteúdo que realmente vai chamar a atenção do que atualizar diariamente com qualquer conteúdo.

Como diz o blogueiro Henrique Carvalho, fundador do Viver de Blog, a consistência da publicação ajuda, mas muito mais importante que isso é a qualidade do que se publica. Quando você posta diariamente qualquer conteúdo vai ser só mais um no mar de conteúdo que existe na internet.

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O primeiro passo para construir um blog de sucesso é construir conteúdo relevante.

As pessoas estão sempre em busca da solução para seus problemas, portanto se você oferecer a solução para os problemas delas na sua área de atuação você terá sucesso no seu conteúdo.

Se você for útil para elas, elas irão se lembrar de você.

Descubra as dores do seu público-alvo e ofereça conteúdo que apresente a solução para elas.

#2 Tenha uma Frequência

Comece a postar pelo menos uma vez por semana. Não espere ser perfeito nos primeiros posts. Você vai demorar um pouquinho para escrever os primeiros artigos, mas depois pegará o jeito.

Para facilitar, escreva em arquivo todas as suas ideias para posts. E separe um dia para escrever vários posts de uma vez.

#3 Pense numa Estratégia de Divulgação

Se relacione com outras pessoas relevantes da sua área de atuação e crie uma estratégia de divulgação para seu blog. Você pode divulgar seus posts nas mídias sociais e até promover os posts pelo Facebook.

#4 Aprende um pouco de SEO

Realmente a melhor estratégia de SEO (Search Engine Optimization) é construir o melhor conteúdo sobre o tópico que está tratando, mas é sempre bom conhecer um pouco sobre as técnicas de SEO para otimizar seu blog no Google.

De qualquer forma, a dica é utilizar a ferramenta de palavras-chaves do Google para saber o que as pessoas querem saber sobre o tema e responder a dúvida delas no seu post.

Além disso, utilize um plugin de SEO no seu blog. Existem vários. Com ele, você já consegue analisar se seu post está seguindo as técnicas de SEO.

#5 Pense no longo prazo

Não espere resultados imediatos com seu blog.  Seu blog vai demorar um pouco para começar a aparecer nas primeiras posições do Google e você precisa investir tempo na construção da sua audiência.

E você, já tem um blog? Está pensando em começar um? Deixe um comentário abaixo para nos contar se essas dicas funcionaram para você! Queremos saber... ;-)

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