Como conseguir aumentar o engajamento nas redes sociais

Hoje em dia as redes sociais são essenciais para a criação de relacionamento entre as empresas e os consumidores e divulgação de produtos e serviços. Entretanto, não adianta a empresa ter milhões de fãs e seguidores e nenhum engajamento com eles. Mas, afinal, o que é engajamento?

Engajamento é a ligação, interação, relacionamento com a marca, que vai além do número de curtidas ou seguidores dentro das redes sociais. Através dele, é possível ter uma noção de como os visitantes estão interagindo dentro dos seus canais de comunicação. 

Por isso, é essencial conseguir fãs e seguidores engajados. Mas, como conseguir aumentar o engajamento nas redes sociais? Veja abaixo algumas dicas para você aumentar o engajamento com sua audiência.

5 Dicas para aumentar o engajamento nas redes sociais

1) Conheça o seu público-alvo

Para qualquer empresa ter sucesso nas estratégias de comunicação, ela deve saber quem é o seu público-alvo. Por meio dessas informações, é possível ter muito mais êxito no momento de traçar uma estratégia que realmente desperte o interesse dessas pessoas para a sua marca.

2) Elabore uma boa estratégia

Elaborar uma boa estratégia pode ser essencial na captação e fidelização de clientes para sua marca. Crie também um planejamento de conteúdo para seu público e uma rotina para ter mais qualidade nas informações publicadas.

Defina temas, abordagens, estilo de linguagem, formato de postagens, horários de publicações, entre outros cuidados tirando como base o seu público-alvo. Porém, fique sempre atento nas expectativas que o seu cliente tem de você, estabelecendo assim uma relação de confiança e interação.

3) Desenvolva conteúdos de qualidade

Desenvolva conteúdos realmente relevantes e de qualidade para os seus clientes. Com a agilidade e a correria do dia a dia as pessoas estão muito mais suscetíveis a distrações, por isso o conteúdo criado pela sua empresa dentro das redes sociais deve prender a atenção de forma que ele sinta que está “em casa” ao navegar pela sua página. Invista também em conteúdos criativos e que permitam a interação do leitor.

4) Escolha a hora certa para postagens

O conteúdo elaborado deve ser acrescentado em suas redes sociais na hora certa, caso contrário, ele se perde dentro de sua página. Existem horários específicos onde os índices de audiências são maiores, mas claro que ele vária em cada rede para cada perfil de público.

Para descobrir esses horários, é preciso pesquisar e analisar os melhores períodos para alcançar o seu público-alvo.

5) Acompanhe e meça os resultados

Acompanhar frequentemente os resultados da sua interação nas redes sociais, é muito importante para verificar como está sendo a aprovação de sua marca em relação ao seu público. Só através desse monitoramento, você consegue ampliar os acertos e minimizar os erros de sua estratégia, e claro aumentar os resultados obtidos pela sua empresa.

E você, tem mais dicas para aumentar o engajamento com sua audiência?

 

Como usar o Facebook Live para seu negócio

Attachment-3.jpeg

Lançado em agosto de 2015, o Facebook Live — ferramenta de transmissão de vídeos em tempo real da maior rede social da atualidade — agora está disponível para todos os usuários do site. Até então, apenas celebridades e páginas oficiais de veículos de comunicação podiam usar a funcionalidade.

Com a liberação para todos os usuários, as empresas ganham mais uma excelente maneira de interagir com o público, conquistar novos fãs e trazer potenciais consumidores para sua página. Esta é uma ferramenta que traz ainda mais engajamento do que os vídeos gravados, uma vez que a curiosidade natural impulsiona as pessoas a ficar mais tempo acompanhando uma transmissão ao vivo, e mais alcance, já que o Facebook está privilegiando mostrar as Lives para a maioria dos fãs da página.

Existem diversos tipos de conteúdo que podem ser transmitidos ao vivo, com elevado potencial de viralização: eventos importantes,  o processo de criação de um produto, aulas online e até experiências em tempo real podem ser transmitidas com êxito pelo Facebook Live. Confira, a seguir, três formas muito eficientes de fazer transmissões ao vivo pelo Facebook:

Como usar o Facebook Live para promover seu negócio

Promoções

Lance uma promoção ou divulgue-a em uma transmissão pelo Facebook. Explique as regras da promoção e convide os usuários a compartilhar seu vídeo para que o impacto seja maior. Estimular a participação dos internautas em tempo real, seja por meio de comentários curtidas ou pelas recém-lançadas reações, torna a ferramenta ainda mais interativa.

Lançamento de produtos

Apresente um novo produto aos futuros consumidores, mostrando como ele funciona e quais as vantagens. Esteja preparado para responder dúvidas e incentivar o interesse dos internautas por meio de demonstrações ou exibição do processo de produção do artigo que você está oferecendo. Uma boa ideia é transmitir a reação espontânea de consumidores de verdade ao entrar em contato com o produto pela primeira vez.

Eventos

Se a sua empresa está realizando ou participando de algum evento, faça uma transmissão em tempo real mostrando tudo o que acontece e como sua marca está atuando. Tome cuidado, apenas, para que a transmissão seja realmente interessante para quem está acompanhando pela internet — e não entediante ou sem relevância.

Marketing de conteúdo

Ofereça conteúdo em vídeo com informações relevantes sobre o mercado em que sua empresa atua, seja dando dicas interessantes para seu público ou proporcionando algum tipo de aprendizado ao cliente.

E você, já pensou em fazer uma transmissão em tempo real na sua fanpage? Conte para nós nos comentários!

Quer aprender mais sobre redes sociais? Baixe abaixo esse e-book com 16 dicas para criar um post de Sucesso no Facebook!

post-blog

O “Dislike” e sua Reputação Online

dislike_reputacao_onlineSe as pessoas podem dar um “joinha negativo” para meus posts, como isso irá influenciar a reputação da minha marca?

Essa semana, a internet foi a loucura com o provável anúncio de um botão “não curti” ou “dislike” no Facebook. Várias empresas desesperadas, as pessoas com medo de a rede virar uma guerra, gente já apagando aqueles posts mais duvidosos rs Antes de mais nada, calma! Nosso querido Mark Zuckerberg não confirmou que realmente irá existir esse botão, ele comentou que, claro, há algum tempo as pessoas questionam sobre isso e que estão fazendo alguns testes com novas ferramentas de interação, mas não necessariamente o “não curti”.

A preocupação dele é com posts que abordem uma tragédia, um momento de luto, algo triste e que hoje, a única forma das pessoas interagirem com essas mensagens é por meio do curtir ou então de um comentário. De qualquer forma, tudo isso está sendo testado e temos que esperar mais um pouco para entender como será essa nova forma de interação.

Contudo, toda essa discussão do dislike trouxe à tona a preocupação (ou não) das empresas com sua reputação online. Se realmente tivermos esse botão, as pessoas poderão manifestar que não gostam da minha marca? Como ficará minha reputação nessa história? Se você começou a se preocupar com isso apenas depois desse anúncio, já aviso que está tudo errado!

Muito antes de ter ou não esse botão, se seus clientes não estão satisfeitas com sua empresa, eles já possuem milhares de formas de manifestar isso na internet, de forma pública e bastante ampla! Seja por meio de uma publicação no Facebook, um vídeo, blog e outras diversas redes sociais, então antes de se preocupar com o tal “dislike”, fique atento com a reputação atual da sua marca.

Sempre comento aqui que independente da sua marca estar ou não nas redes sociais, as pessoas já falam de você, por isso o ideal é ter justamente o seu canal para canalizar essas menções e poder respondê-las, é claro!

Já parou para pensar no que seu público fala sobre você? Canais como Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter são todos redes sociais, ou seja, redes de “conversa”, então quando você insere sua empresa neles, deve estar pronto não só para falar, como também ouvir. Por isso, monitore! Existem diversas ferramentas gratuitas, inclusive, aqui você pode baixar uma lista que preparamos com 30 delas, nas quais pode utilizar para monitorar não só o que falam só da sua marca, como de você, seus concorrentes e seu mercado.

Legal, estou monitorando aqui minha marca e tem várias menções sobre meu serviço ou meu produto, o que eu faço? Responda! Uma das principais formas de ter uma boa reputação online é dar atenção ao seu público, independente de ser uma reclamação, uma crítica, um elogio, um posicionamento neutro, uma dúvida, responda sempre! Mesmo que seja uma reclamação mais complexa, que você levará um certo tempo para conseguir resolver, RESPONDA! Informe que você está ciente desse problema e que está fazendo o possível para resolvê-lo. Mesmo que algumas pessoas estejam insatisfeitas com sua empresa, apenas o fato de dar atenção a elas e tentar buscar uma solução, já dará outra visão para o seu negócio.

Além do monitoramento, uma estratégia essencial para ter uma boa reputação online é por meio de conteúdo. Compartilhe conhecimento e produza conteúdo relevante e de qualidade, seja por meio de vídeo, imagens, posts no blog, identifique quais são as dores e dúvidas do seu público e crie conteúdo que colabore com o dia a dia dessas pessoas.

O fato de produzir conteúdo relevante com frequência, além de ampliar a divulgação da sua marca, também a ajudará a ter uma boa reputação online, afinal, ao buscar por assuntos relacionados ao seu setor, seu público encontrará diversas informações positivas, conteúdos de qualidade, ou seja, a credibilidade e confiança no seu negócio será muito maior.

Reputação Online não é criada do dia para a noite, mas pode ser destruída de uma hora para a outra, então independente de haver ou não um botão que permita que as pessoas expressem que não gostaram do seu conteúdo, sua reputação é algo que merece atenção sempre, pois muito além do tal “dislike”, já estão disponíveis aí outras diversas formas das pessoas manifestarem o “não curti” para o seu negócio.

E aí, se realmente tivermos essa nova funcionalidade no Facebook, o que acharam da ideia? Deixe sua opinião nos comentários!

o

5 maneiras de fugir da crise com o Marketing Digital

Como fugir da criseCRISE! CRISE! CRISE! Ela está em toda parte! Atualmente, basta dar uma olhada no jornal, na internet, assistir TV que com certeza você verá essa palavra em algum lugar. E se eu disser que esse é o melhor momento para você alavancar o seu negócio?  Acredito que me achará doida, certo? rs Mas é possível sim! Tanto que nos últimos meses, além de todos os pontos negativos que esse momento do país trouxe para muitos empresários, foi possível observar empreendedores que utilizaram a crise como oportunidade! Afinal, são nos momentos mais difíceis que acabam surgindo as melhores ideias!

Uma das formas de fugir dessa crise é por meio do Marketing Digital, que exige um investimento bem menor que o marketing tradicional e ainda abre portas para diversas outras oportunidades. Quer saber como?  Veja essas 5 maneiras abaixo.

1. Amplie seu alcance e consiga mais clientes

Mais de 90 milhões de brasileiros possuem acesso a internet, já pensou em ter o seu negócio visível para boa parte dessas pessoas? Independente de ser uma empresa B2B ou B2C, a internet tem um grande potencial para você ampliar o alcance do nome da sua marca e consequentemente conseguir mais clientes. Comece com um site, é uma forma de fazer com que aquela divulgação local de seus produtos e serviços seja  nacional.

O próximo passo é fazer com que as pessoas encontrem esse site, aí é a hora de trabalhar com SEO, estratégias que fazem com que seu endereço apareça em boas posições em sites de busca na procura por palavras chaves relacionadas ao seu negócio. Escolha uma plataforma que facilite o gerenciamento do seu canal sem depender sempre de um profissional, como o próprio wordpress, por exemplo.

Deixe suas formas de contato bem visíveis e caso tenha um endereço físico, não esqueça de incluí-lo no Google Maps. Ampliar o alcance e ser encontrado, essa é a chave de utilizar a internet para alavancar o seu negócio!

E-mails! Com uma lista bem segmentada de e-mails de pessoas interessadas no seu negócio, sem sair de casa, você já tem aí diversos possíveis clientes.

2. Reduza Custos

Já parou para pensar no alcance e nos custos de um anúncio no jornal, revista ou até mesmo na TV e no rádio? Quantas pessoas você conseguirá impactar? Bom, garanto que o número de pessoas impactadas é bem menor e o custo maior do que uma divulgação na internet. Só com os anúncios do Facebook, por exemplo, com 5 reais diários, você já consegue divulgar o seu negócio para mais de 1 bilhão de usuários da rede em todo o mundo.

Com o marketing digital, você também pode reduzir custos com sua estrutura, divulgando e fazendo negócios online, a necessidade de um local para atender clientes e manter uma grande equipe acabam não sendo mais necessários.

A internet também proporciona diversas formas de divulgação do seu negócio de forma gratuita, como por meio das mídias sociais e criando sua autoridade através de conteúdo relevante.

3. Use as Mídias Sociais a seu favor

Conforme comentei no tópico anterior, você não precisa pagar para estar no Instagram, Facebook ou no YouTube. Que tal utilizar isso a seu favor? Afinal, provavelmente o seu público-alvo utiliza uma dessas plataformas e existem diversas formas de você se aproveitar disso.

Utilize as mídias sociais para se aproximar do seu público-alvo e se relacionar com ele, compartilhe conteúdo relevante, troque informações, apresente seu negócio como uma solução para as principais dúvidas e problemas dessas pessoas (apenas cuidado para não tornar seu canal muito comercial).

As mídias sociais também são uma forma de criar uma boa reputação online para você e seu negócio. Lembre-se sempre que as pessoas só compram seu produto ou contratam seu serviço se confiarem em você, então ter uma boa reputação é essencial. Não seja apenas mais um canal, ofereça informação de qualidade e que realmente faça a diferença no dia a dia das pessoas.

4. Crie sua autoridade por meio de conteúdo

Lembra no tópico anterior, quando comentei que as pessoas só compram se elas confiarem em você? Então, ser uma autoridade no meio digital é essencial. E para isso, você precisa contratar uma super agência,ter milhares de pessoas, várias ferramentas caras, certo? Não! Você pode se tornar uma autoridade por meio de conteúdo relacionado ao seu setor, e compartilhar conhecimento, adivinha? É gratuito! Isso ninguém pode tirar de você :)

Quando você tem alguma dúvida ou busca por informações sobre determinado tema, qual a primeira coisa que você faz? Busca na internet, certo? Bom, tenha certeza que seu público faz a mesma coisa. Crie um blog, vídeos para o YouTube, alimente suas mídias sociais com o seu conhecimento.

Imagine um advogado, se você não tem nenhuma referência dele e ao buscar por informações sobre uma dúvida jurídica, encontra um profissional com diversos vídeos, posts em blogs, artigos, participações em fóruns online compartilhando seu conhecimento? As chances de pelo menos querer conhecer melhor o trabalho dele são muito maiores, concorda?

5. Encontre novas oportunidades

A crise é o melhor momento para encontrar novas oportunidades de negócio e a internet é o lugar ideal para isso, tanto para iniciar algo novo, quanto para complementar e consequentemente melhorar seu negócio. Reflita sobre sua estrutura atual, nos produtos e serviços que comercializa, existe alguma forma de otimizar processos e levar isso para a internet?

Já pensou em criar produtos digitais? Que tal começar a compartilhar seu conhecimento por meio de ebooks e palestras?  Lembre-se que na atualidade, o que as pessoas mais buscam é facilidade e o marketing digital pode proporcionar isso, uma solução a poucos cliques.

Lembre-se que você está investindo no futuro, com os celulares, a internet está cada vez mais presente em todos os lugares e durante todo o tempo na vida das pessoas, então essa é sua chance de sair na frente da concorrência e conquistar seu espaço.

E aí, como vocês estão lidando com a crise? Compartilhe com a gente nos comentários!

#TuesdayTips: Como selecionar a melhor isca digital para seu negócio!

tt8

Você sabe o que é Isca Digital?

A isca digital é um produto gratuito que você pode fazer para seu público-alvo baixar em troca do e-mail dele. Pode ser um e-book, um pdf, uma vídeo-aula, um curso grátis, etc...

O importante é que agregue muito valor e esteja alinhado com seu negócio.

Uma boa isca digital é um dos meios mais eficazes para você aumentar sua lista de e-mails com pessoas interessadas nos seus produtos e serviços e transformar essa audiência em clientes!

Por isso, assista a esse episódio da #TuesdayTips, em que respondemos a dúvida de uma leitora do blog que quer saber como escolher a melhor isca digital para seu público!

Copy of ASSISTA! cópia

 Quero muito saber o que achou dessas dicas nos comentários abaixo.

Conte sua experiência, sua história ou compartilhe suas dúvidas conosco! Se você gostou desse vídeo, por favor compartilhe com todos os seus amigos, parceiros, clientes – qualquer um que você achar que poderia aproveitar esse conteúdo para crescer pessoalmente ou profissionalmente.

Obrigada e um grande abraço! ;-)

Como aumentar suas vendas com o Facebook!

Uma das principais perguntas que recebo ultimamente é se realmente é possível usar o Facebook como ferramenta de vendas.

Sim, é possível! Desde que você saiba como montar um sistema de marketing na rede social.

Vender pelo Facebook é muito mais pensar em como engajar sua audiência. É muito diferente de vender por e-mail ou pessoalmente. É muito mais sutil!

Você precisa conseguir passar sua mensagem e fazer sua audiência conhecer, gostar e confiar em você!

Para ensinar como construir esse plano de vendas pelo Facebook, gravei esse episódio da #TuesdayTips, em que respondo a dúvida do Jaider, que quer aprender como aumentar seus resultados da sua loja virtual com o Facebook.

Se você também quer aprender como aumentar suas vendas com a ajuda do Facebook, não perca esse episódio!

Copy of ASSISTA! cópia

Quero muito saber o que achou dessas dicas nos comentários abaixo.

Conte sua experiência, sua história ou compartilhe suas dúvidas conosco!

Se você gostou desse vídeo, por favor compartilhe com todos os seus amigos, parceiros, clientes – qualquer um que você achar que poderia aproveitar esse conteúdo para crescer pessoalmente ou profissionalmente.

Obrigada e um grande abraço! ;-)

Como começar a anunciar nas redes sociais?

como_comecar_anunciar_redes_sociais

Você quer anunciar nas redes sociais e não sabe por onde começar? Nesse post eu vou te ajudar a entender um pouco de como funcionam os anúncios em cada uma delas. As principais redes hoje sabem do poder que têm nas mãos e tentam unir o útil ao agradável: rentabilizar em cima de sua base e gerar retorno às empresas que querem extrair mais do canal.

Facebook

Hoje é considerada a maior rede social do mundo. Os números ultrapassam os 1,23 bilhões de usuários no mundo com 61,2 milhões no Brasil. Você pode fazer direto pelo Gerenciador de Anúncios. Com valor acima de R$30 é possível ter a ajuda de um consultor do Facebook.

LinkedIn

A rede social é excelente por conhecer muito bem o perfil profissional de cada usuário. Basicamente o LinkedIn tem acesso a informações como cargo, empresa (tamanho, segmento, etc), experiência na função, escolaridade, etc. Dessa forma, é possível segmentar bem e encontrar perfis muito qualificados que dificilmente seriam encontrados com essa precisão em outros canais. Por isso é ótimo para atrair visitantes qualificados e gerar Leads.

Para anunciar você precisa de uma Company Page. O processo de gerar anúncios é no modelo self-service onde você mesmo pode criar. Ao gerar seu anúncio faça testes: crie com imagens e textos diferentes e veja qual funciona melhor.

Instagram

A rede social hoje possui mais de 300 milhões de usuários. O Brasil está entre os 5 países que mais usam o Instagram. Nele, todos os conteúdos pagos serão marcados com o rótulo “Patrocinado” acima da imagem. Os anúncios estão em fase experimental. Algumas agências já estão em fase de testes. Antes de inserir anúncios para todos os públicos, o Instagram está estudando os tipos de formatos a fim de garantir a melhor experiência para parceiros e usuários.

Twitter

Hoje a rede social possui 200 milhões de usuários onde a média de tweets por dia é de 400 milhões. Uma rede com muitos influenciadores e onde 60% dos usuários acessam via celulares.

No momento, os anúncios do Twitter no Brasil estão disponíveis somente via contato direto e contas maiores.

Youtube

A maior rede de vídeos do mundo é considerada também a segunda opção como mecanismo de buscas de informações, ficando atrás apenas do Google. Hoje o Youtube já ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários com mais de 48h de conteúdos novos por minuto. Anúncios em vídeo do YouTube são vinculados ao Google AdWords. Depois de criar uma conta, onde você vai gerenciar seus anúncios e ver resultados.

Lembre-se sempre, o mais importante é você definir a rede social de acordo com o seu orçamento para o canal que tem mais afinidade,  e atingir seus objetivos no marketing digital!

Ficou com alguma dúvida? Então deixe seu comentário!

#TuesdayTips: Como levar as pessoas do seu Mailing para sua Página!

tt6   Você já imaginou levar as pessoas da sua lista de e-mails para curtirem sua página no Facebook? Saiba que isso não é difícil de fazer.

Para explicar como você pode convidar as pessoas do seu mailing para serem seus fãs, a Laís Maciel gravou esse vídeo da #TuesdayTips, em que ela respondeu essa dúvida da nossa leitora.

Se você também quer aprender como usar essa estratégia, não perca o episódio desta semana! ASSISTA! cópia Queremos saber o que achou dessa dica nos comentários abaixo.

Conte sua experiência, sua história ou compartilhe suas dúvidas conosco!

Se você gostou desse vídeo, por favor compartilhe com todos os seus amigos, parceiros, clientes – qualquer um que você achar que poderia aproveitar esse conteúdo para crescer pessoalmente ou profissionalmente.

Obrigada e um grande abraço! ;-)

#TuesdayTips: Como Criar Conteúdo de Qualidade mesmo sem ter Tempo!

tt5Para um empreendedor ter tempo para criar conteúdo para sua fanpage é um desafio! Se você tem um negócio, ainda mais se está começando, você precisa de tempo para administrar sua empresa, fazer os serviços, cuidar do financeiro, enfim conseguir um tempinho para criar conteúdo não é tarefa fácil.

E a grande verdade é que criar conteúdo de qualidade toma tempo! A boa notícia é que existem ferramentas e técnicas para você facilitar essa produção de conteúdo. 

No episódio desta semana da #TuesdayTips respondo a dúvida de um leitor que não sabe como arrumar tempo para produzir conteúdo de qualidade. Não perca! ASSISTA! cópia

Vamos amar saber o que achou das dicas nos comentários abaixo. Conte sua experiência, sua história ou compartilhe suas dúvidas conosco!

Se você gostou desse vídeo, por favor compartilhe com todos os seus amigos, parceiros, clientes – qualquer um que você achar que poderia aproveitar esse conteúdo para crescer pessoalmente ou profissionalmente.

Obrigada e um grande abraço! ;-)

 

O uso de hashtags no Facebook

O USO DE HASHTAGS NO FACEBOOK A hashtag foi popularizada no Twitter por fazer qualquer pessoa ter acesso a conteúdos específicos relacionados à hashtag em que ela clicou. O Facebook absorveu a ideia para melhorar a interação entre os usuários e assuntos com os quais os mesmos se relacionam.

Com o uso delas, fica mais fácil o usuário participar de discussões ou acompanhar temas de seu interesse, gerando assim uma nova gama de conteúdos tanto para os usuários, quanto para as empresas que utilizam o Facebook como meio de divulgação de serviços ou produtos.

O uso do marketing digital no Facebook se tornou mais amplo após a inclusão da hashtag, pois as marcas passaram a utilizá-las em sua comunicação (anúncios, propagandas...), gerando um alcance cada vez maior no meio virtual também. Esta nova forma de pesquisa de conteúdos se tornou um novo modo para as marcas procurarem resultados em seu monitoramento e planos de ações de marketing.

Também facilita para a marca saber o que o seu cliente quer e melhorar a sua produção de conteúdo. Outro beneficio também é quando eventos utilizam uma hashtag para caracterizar e chamar a atenção dos consumidores, assim a marca também ganha um alcance melhor nas redes sociais por estar sendo parte dos assuntos mais falados no Facebook.

Contudo, é importante lembrar também que nem sempre o uso exagerado das hashtags no Facebook vai ajudar a gerar mais resultado do que no Twitter ou Instagram. Sempre procure usar poucas hashtag, mas de modo que elas sejam eficientes! Pesquise sobre o que as pessoas estão falando, o assunto do momento, o segredo é estar atento ao que está acontecendo no meio virtual.

#TuesdayTips: Como aumentar suas vendas e leads no segmento imobiliário

thumbVocê trabalha no segmento imobiliário e não sabe como usar o Facebook ou as mídias sociais para aumentar suas vendas e leads? Saiba que hoje 80% de todos os negócios são feitos online!

Por isso, você não pode mais ficar um segundo fora do Facebook para não perder mais vendas!

Este episódio do #TuesdayTips ensina como usar o Facebook para aumentar suas vendas e leads no segmento imobiliário! Não perca!

ASSISTA! (1) cópia

 

Eu vou adorar saber o que achou das dicas nos comentários abaixo. Conte sua experiência, sua história ou compartilhe suas dúvidas conosco!

Se você gostou desse vídeo, por favor compartilhe com todos os seus amigos, parceiros, clientes – qualquer um que você achar que poderia aproveitar esse conteúdo para crescer pessoalmente ou profissionalmente.

Obrigada e um grande abraço! ;-)

Bibiana

 

 

O que levar em consideração na produção de conteúdos para sua página?

Conteudo relevante Para estar presente na web, você precisa ter um conteúdo relevante para manter o seu público interessado em sua marca. Para isso, é necessário entender quem é o seu consumidor e entender sua visão e hábitos para então, produzir um conteúdo que permita gerar um bom alcance do seu marketing e promover um bom engajamento com este público direcionado.

CONTEÚDO INTERESSANTE

A primeira consideração que você deve fazer é sempre produzir um conteúdo com assuntos que interessem seus clientes. Como fazer isso? Pesquise sobre seu público, saiba quais são seus interesses, sobre estilo de vida, produtos, eventos, notícias e etc.

USE SUA CRIATIVIDADE

E acima de tudo, use sua criatividade. Você precisa chamar atenção e entreter o público com uma maneira diferente de passar a informação desejada. As pessoas procuram se aproximar de conteúdos diferentes e criativos.

PROCURE INFORMAÇÕES ÚTEIS PARA SEU CONSUMIDOR

É importante também divulgar informações úteis para o seu público, converse com seus clientes e traga soluções para ele. Desta forma, você vai construir uma marca cada vez mais reconhecida.

USE IMAGENS CHAMATIVAS

Procure utilizar imagens bem chamativas, elas precisam ser de boa qualidade e com sentido com aquilo que está sendo dito. Relacionar imagens com texto é essencial para uma comunicação eficaz.

Quanto mais interessante e criativo você conseguir ser ao produzir conteúdos, mais as pessoas vão querer compartilhar com outras pessoas e desta forma, gerar um alcance cada vez maior nas mídias sociais.

Os principais erros que as empresas cometem no Facebook

Os principais erros que as empresas cometem no FacebookSempre recebo e-mails de diversas empresas informando que não têm resultado com o Facebook e ao analisar esses canais, percebemos que isso ocorre devido alguns erros comuns cometidos nas Fan Pages. Por isso, hoje selecionei aqui alguns dos principais erros que as empresas cometem no Facebook.

#1 FALTA DE INTERAÇÃO

Se quer usar as redes sociais para o seu negócio, é preciso entender que são canais de relacionamento, não é um monólogo e sim uma conversa. A empresa deve entender que ao abrir uma página no Facebook é porque está se colocando à disposição para conversar com o usuário. Se a marca não está preparada para essa conversa, é melhor não ter o canal.

#2 FALTA DE BOM SENSO

Com certeza esse é um dos principais erros cometidos pela empresa, problema que com 10 segundos de reflexão poderia ser evitado.

Antes de publicar algo no canal, reflita: eu colocaria isso em um outdoor para todo mundo ver? Falaria isso pessoalmente para o meu consumidor? Bom senso é fundamental e esses 10 segundos de reflexão pode ser essencial. O usuário é cada vez mais exigente e uma palavra, uma imagem ou um vídeo mal interpretado pode provocar uma crise com enormes prejuízos para a empresa.

#3 PREOCUPAÇÃO EXCESSIVA COM VENDAS

Sim, as redes sociais são ótimos canais para vender produtos ou serviços, mas se você tentar fazer apenas isso, sua estratégia está errada! O usuário não entra no Facebook, por exemplo, para ficar vendo propaganda de empresas, é a mesma coisa que estar em um bar com amigos e entrar alguém no meio da roda querendo te empurrar um produto.

Ofereça valor ao seu fã, dicas e informações que serão uteis para o seu dia a dia. Ao invés de vender um quadro e falar que ele é o melhor do mercado, por que não mostrar esse quadro dentro de um ambiente decorado, o quanto ele pode tornar um ambiente mais sofisticado?

Ao invés de falar diariamente o quanto você é o melhor dentista da região, por que não compartilhar dicas e informações sobre cuidados com os dentes, a importância de ver um dentista regularmente e os benefícios que isso pode trazer para sua saúde.

Muito melhor, não? Você não deixou de falar do seu produto ou serviço, mas também não encheu o usuário com posts excessivos querendo vender alguma coisa.

#FALTA DE PLANEJAMENTO E OBJETIVO

Por que você colocou sua marca no Facebook? Só porque “todo mundo está lá” ou porque realmente possui um objetivo e um planejamento, mesmo que simples, de como irá utilizar o canal.

Você não precisa ter um super planejamento de 50 páginas com diversos estudos e pesquisas, principalmente quando falamos de pequenas empresas e profissionais liberais, mas definir um objetivo, conhecer seu público e ter em mente qual o conteúdo será utilizado no canal é essencial. Além de trazer mais resultados para o seu canal, também irá facilitar muito o trabalho de quem gerencia a página, que sabe “onde a empresa quer chegar”.

#ABANDONO DA PÁGINA

Quando você inicia uma conversa com alguém, quer “conquistar” uma pessoa, você fala com ela hoje e depois nunca mais? Acredito que não. Bom, o Facebook funciona da mesma forma, é uma rede de conversa, então exige que você, claro, converse com as pessoas. Esse erro tem muita relação com o anterior, falta de planejamento e objetivo.

Diversas empresas entram na rede para estar na moda, seguir “a onda”, mas justamente pela falta de conhecimento, de um planejamento e de um objetivo específico, acaba abandonando a página, ou seja, aquela “conquista” que começou a fazer quando entrou na rede é jogada fora.

O mesmo acontece com algumas empresas que atualizam hoje e depois voltam a atualizar depois de um mês, as pessoas são bombardeadas de conteúdo diariamente e sua função é  conquistá-las aos poucos com o seu conteúdo e isso leva um templo, é claro. Por isso, não abandone seus fãs, crie sua página apenas quando estiver com um objetivo e um planejamento claro e crie um engajamento a médio/longo prazo com seus fãs.

Aqui falei apenas alguns dos principais erros que as empresas cometem no Facebook, se sua empresa está cometendo algum deles, é importante rever sua estratégia.

Também fizemos um vídeo sobre esse assunto, veja abaixo:

E aí, se identificou com algum desses erros? Qual sua principal dificuldade no Facebook? Deixe seu comentário!

#TuesdayTips: Como levar seus fãs para sua lista de e-mails!

post-tt O episódio de hoje da #TuesdayTips é super importante! Saber como levar seus fãs para sua lista de e-mails de pessoas interessadas nos seus produtos e serviços é essencial para sua estratégia de marketing!

Aliás, essa deve ser sua prioridade. Você pode estar no Facebook e nas redes sociais para atrair pessoas qualificadas para seu negócio, mas você precisa levar essa audiência para sua lista de e-mails para transformar essas pessoas em clientes.

E o Facebook é a melhor rede social para você levar pessoas qualificadas para seu mailing! Além de ser a rede social mais popular, sua audiência acessa o Facebook diariamente e várias vezes por dia!

Por isso, não perca esse episódio da #TuesdayTips para aprender como levar sua audiência no Facebook para sua lista de e-mails!    

Como levar seus fãs para sua lista de e-mails

Eu vou adorar saber o que achou das dicas nos comentários abaixo. Conte sua experiência, sua história ou compartilhe suas dúvidas conosco!

Se você gostou desse vídeo, por favor compartilhe com todos os seus amigos, parceiros, clientes - qualquer um que você achar que poderia aproveitar esse conteúdo para crescer pessoalmente ou profissionalmente.

Obrigada e um grande abraço! ;-)

Bibiana

Como usar vídeos no Facebook!

videos

Você já sabe que o Facebook é essencial para seu negócio, mas você sabia que usar vídeos no Facebook é uma das estratégias mais poderosas no momento? O alcance orgânico dos vídeos aumentou muito de uns tempos para cá e o próprio Facebook está incentivando a postagem de vídeos diretamente na plataforma.

E a boa notícia é que não é preciso fazer um vídeo extremamente profissional e caro. Você mesmo pode fazer vídeos simples e rápidos com seu smartphone. Para dar certo, os vídeos precisam mesmo ser curtos e simples.

Então, segue minhas 5 dicas para ajudar você a criar vídeos simples e curtos para o Facebook:

1 – DÊ DICAS

Você pode ensinar como fazer algo (resolver um problema, fazer uma receita, escrever um artigo, como usar seu produto, etc). Essa talvez seja a forma mais fácil de fazer vídeos curtos para atrair sua audiência. Nós fazemos esse tipo de vídeo dando dicas de mídias sociais!

2 – CONVITES PARA EVENTOS

Quando tiver um evento em que vai participar (uma palestra ou feira, por exemplo), você pode gravar um vídeo convidando as pessoas para participarem. Coloque o link da inscrição e surpreenda-se com os resultados!

3 –CONTE UMA HISTÓRIA

As pessoas amam histórias, então que tal fazer um vídeo contando como tudo começou. Você mesmo pode contar rapidamente sua história e o que o motivou a criar sua empresa. Lembre-se que o vídeo tem que ser curto!

4 –MOSTRE OS BASTIDORES

Um vídeo curto é uma ótima forma de mostrar os bastidores da sua empresa. Você pode mostrar o dia a dia dos seus colaboradores, fazer pequenas entrevistas com especialistas da sua empresa, mostrar atividades diferentes. As pessoas adoram saber o que acontece por trás das portas das empresas.

5 – TUTORIAIS CURTOS

Você pode criar um tutorial para explicar como utilizar um novo produto. Não precisa ser muito longo nem muito criativo. Faça um vídeo curto mostrando o produto e como seus consumidores podem usa-lo.

Pronto para começar a criar vídeos?

Até a próxima! ;-)

 

5 Dicas para Aumentar seu Engajamento no Facebook!

engajamento facebook

Recebemos vários e-mails perguntando se o engajamento realmente faz diferença para se ter uma estratégia de sucesso no Facebook. Antes de tudo é preciso entender o que significa engajamento.

Para o Facebook, o engajamento só acontece se houver alguma dessas interações no seu post: curtidas, comentário, compartilhamento e cliques. Se o seu fã ler seu post, ver sua imagem, clicar em uma foto e curtir sua página, o Facebook não vai considerar essas ações como engajamento. A rede social somente considera engajamento se alguém interage com seu conteúdo, o que mostra que seu fã se interessou pelo seu conteúdo.

Então, é importante ter engajamento?

Sim! O Facebook só irá mostrar seu conteúdo para seus fãs se achar que eles se interessam pelo seu conteúdo. Quanto mais curtidas, cliques, comentários e compartilhamentos sua página tiver, mais o Facebook vai mostrar seu conteúdo para seus fãs.

Por isso, ao criar um post, pense muito bem se o conteúdo vai conseguir gerar algumas dessas ações (curtidas, compartilhamentos, cliques e comentários). Se ele não interagir com seu conteúdo, o Facebook vai considerar que sua audiência não gosta do seu conteúdo e vai parar de mostrar seus posts para os fãs.

Mas como conseguir engajamento?

Oferecendo conteúdo de qualidade, que consiga atrair a atenção e motivar sua audiência para interagir. Conteúdo muito promocional não funciona muito. Por isso, faça um cronograma de posts mesclando um conteúdo mais institucional com posts mais interativos.

Para ajudar você, segue abaixo 5 dicas para melhorar a qualidade e relevância dos seus posts:

1. Seja mais pessoal; 

É importante você ser mais pessoal nos seus posts. As pessoas querem sentir que as marcas são humanas e pessoais. Seus posts pode oferecer dicas, usar humor e a emoção, contar histórias, mostrar seus bastidores. Isso possibilidade que as pessoas se conectem com você.

2. Se relacione

É importante você se relacionar com seus fãs, principalmente aqueles que interagem com seu conteúdo. Responda o comentário deles, curta o comentário que eles fizeram, tente continuar a conversa nos comentários.

5. Conte histórias

As pessoas amam histórias, não é a toa que novelas fazem tanto sucesso. Mas lembre-se que precisam ter relevância com sua marca.

5. Frases motivacionais

Frases inspiradoras e motivacionais dão muito certo no Facebook. Nesse mundo complicado em que vivemos, frases que motivam as pessoas funcionam muito.

6. Use Vídeos

O Facebook está privilegiando mostrar vídeos no feed de notícias, então subir um vídeo direto no seu post é uma boa estratégia. Você pode fazer vídeos com dicas sobre sua área de atuação ou mensagens para seus fãs.

Portanto, o engajamento importa, sim. Conheça bem sua audiência e ofereça conteúdo relevante para ela. Com isso, você vai conquistar a lealdade do seus fãs, o que é super importante para transformar seus fãs em clientes.

Bom, agora queria saber como é essa questão de engajamento na sua página? Tem alguma dificuldade para engajar seus fãs? Alguma dica?