E-mail marketing: como essa estratégia ainda funciona em 2018

emailmarketing.jpg

Parte da estratégia de marketing digital, o e-mail marketing já é utilizando há muito tempo pelas empresas, a fim de atrair novos leads qualificados, construir um relacionamento com eles, para então conseguir vender para esse público.

Mas afinal uma estratégia de e-mail marketing ainda funciona em 2018? Sim! Desde que ela seja feita da forma correta e bem estruturada, ela é uma poderosa ferramenta de vendas.

Por muito tempo, o e-mail marketing foi confundido com o famoso SPAM. Mas uma verdadeira estratégia de e-mail marketing não tem nada a ver com essa forma invasiva de publicidade. Hoje em dia, existem técnicas, estratégias e ferramentas para que essa comunicação passe bem longe do SPAM.

É preciso entender que a utilização do e-mail marketing tem uma série de vantagens para as empresas, como uma excelente forma para captar dados como endereços de e-mail/leads e aumentar o relacionamento com seu consumidor. Além disso, existem outros benefícios em usar essa ferramenta, tais como

  • Maior alcance;

  • Formato flexível;

  • Baixo custo de investimento;

  • Aumento nas vendas;

  • Traz maior valor para a empresa;

  • Maior retenção de clientes;

  • Acompanhamento de resultados.

Antes de elaborar uma boa estratégia baseada no email marketing, é imprescindível saber quais são os diferentes tipos de email que a sua empresa pode enviar.

  • Atualização do blog: tem o intuito de anunciar para seus clientes novos conteúdos e postagens novas em seu blog;

  • Newsletter: tem como principal objetivo enviar para as pessoas atualizações mensais ou semanais de notícias, postagens e divulgar promoções em sua página ou blog;

  • Nutrição de leads: serve para nutrir os seus antigos contatos, por meio do envio de conteúdos relevantes e segmentados.

Entretanto, para enviar um email marketing assertivo e que irá despertar interesse nesses consumidores, é preciso saber quem é o seu público-alvo, saber quais são seus interesses, usar a linguagem certa e que não seja invasiva, fazer algo personalizado e criativo, planejar-se e ter certeza do que está oferecendo.

Além disso, é preciso saber como se comunicar e como escrever um email marketing da melhor forma possível para atingir e captar esses clientes, os levando até o seu negócio.

Crie conteúdos curtos e objetivos

Diversos estudos realizaram mostraram que a cada dia a atenção das pessoas está cada vez menor, chegando a 8 segundos nos dias de hoje. Com isso, enviar um email marketing com um texto curto é a melhor forma para atingir esses consumidores.

Uma dica antes de enviá-lo é muito importante revisá-lo e fazer as alterações que forem necessárias para que chegue até o seu cliente de forma clara e objetiva.

Utilize o tom de voz correto

Conhecer o seu público-alvo é fundamental para que o conteúdo enviado tenha a linguagem correta. Por isso, saber quem são os seus clientes  é determinante para saber o tom de voz que deve utilizar, a fim de evitar possíveis gírias, expressões e jargões inadequados.

Principais ferramentas de automação para envio de email marketing

Hoje existem diversas ferramentas de automação para envio de email marketing. Elas são desenvolvidas para facilitar e melhorar o desempenho dos processos, para que as empresas alcancem com  maior facilidade o seu clientes e criar uma relação mais próxima com eles. Confira abaixo algumas das principais ferramentas:

Aweber: bastante simples de ser usada, ela possui ótimos resultados e permite que as empresas criem campanhas de email marketing, além de ter auto-responders, disponibilizar métricas e resultados, formulários e templates;

MailChimp: auxilia nos primeiros passos das campanhas de email marketing;

E-Goi: ferramenta que possui plano gratuito e planos com envio de email marketing ilimitados, mensais e mensagens pré-pagas ideais para divulgação do seu negócio;

ActiveCampaing: a Active Campaing possui diversos planos onde será possível criar envios automáticos de email marketing. Além disso, terá disponíveis diversas ferramentas para criar diversas estratégias e configurações personalizadas.






 

4 dicas simples e eficazes para usar a internet a favor da sua empresa!

bloguettes-stockthatrocks-fathersday-15.jpg

 

Em um mundo cada vez mais conectado, a empresa que não estiver online vai ser esquecida. E vamos combinar: não existe nenhuma boa razão para a sua empresa ainda não estar utilizando a pleno potencial a internet como recurso para aumentar a visibilidade de seus produtos ou serviços, melhorar a comunicação com seus clientes atuais e potenciais e, por quê não?, agilizar o seu sistema de gestão financeira do seu negócio. Quer saber como? Então confira a seguir as nossas dicas:

#1. Invista em Marketing Digital para maior visibilidade

Muitos empreendedores se sentem apreensivos na hora de conectar os seus negócios à rede mundial, e isso é perfeitamente normal e válido. Afinal, a internet é um fenômeno recente, que conta aí pouco mais de vinte anos de caminhada… Por outro lado, é preciso que os empresários entendam que não é por serem algo novo, que a internet - e o marketing digital - são necessariamente bichos de sete cabeças. Pelo contrário, o marketing digital é o melhor caminho para alcançar o seu público de forma ágil e eficiente, permitindo alavancar as suas vendas. Mas para isso, alguns passos são essenciais… o primeiro deles é: defina com clareza o perfil do seu público alvo. Como em qualquer campanha publicitária de qualidade, é preciso falar a língua do seu cliente e saber quais os canais - físicos e digitais - em que ele será mais facilmente alcançado por essa publicidade. A partir daí, é possível pensar a identidade virtual da sua empresa: será que a melhor forma de estar presente na internet é com uma página própria? Um blog? Um perfil em rede social? Qual rede social privilegiar? - as respostas devem partir justamente dessa primeira análise do seu público alvo. Investir em um serviço de consultoria em marketing digital pode ser o diferencial para lançar a sua empresa na rede. 

#2. Invista na comunicação com seus clientes para fidelização

A internet está aí para agilizar a comunicação: e uma melhor comunicação é peça fundamental na manutenção de um bom relacionamento com o cliente e sua consequente fidelização. Afinal, a internet oferece hoje uma variedade de formas de estar em contato com o seu cliente 24/7, e de chegar muito mais facilmente até ele, seja em casa, no trabalho, etc..

Por isso, considere quais os melhores canais de comunicação para chegar ao seu público específico: será por chat? por email? whatsapp?

Mantenha a sua lista de contatos digitais sempre atualizada; produza e envie newsletters que contemplem não apenas os serviços e produtos ofertados pela sua empresa, mas também artigos com atualidades de temas correlatos, que sejam um diferencial e que possam favorecer o estreitamento de laços entre o seu consumidor e a sua marca.

#3. Utilize a nuvem para maior agilidade na gestão

O armazenamento de dados da empresa na nuvem permite uma maior mobilidade na gestão e uma melhor comunicação entre os diversos departamentos da sua empresa. Isso para nem mencionar a redução de custos com hardware e a maior segurança para os seus dados.

#4. Utilize softwares ERP de gestão online para aumentar a produtividade do seu negócio

Um bom software de gestão vai permitir que o empreendedor utilize a internet para reduzir o tempo gasto em atividades rotineiras da sua empresa, como a emissão de notas fiscais e boletos, a geração de orçamentos e ordens de serviço, a cotação e compra de materiais, a gestão de estoque, etc. E as vantagens não param por aí, não! Muito mais do que só agilizar o processo, um bom sistema ERP online vai permitir que o empresário tenha um maior controle sobre todas as operações da sua empresa, a partir da consolidação dos resultados e da geração de diversos relatórios financeiros e administrativos. A partir dessas informações, será possível embasar o planejamento estratégico da empresa em dados reais e atualizados, definindo cortes e investimentos necessários. Por tudo isso, um bom sistema de gestão online é um investimento de importância significativa para aumentar a produtividade e a lucratividade da sua empresa. 

Em resumo: descomplique! A internet está aí para ajudar, para conectar pessoas e serviços, agilizar os processos e permitir maior mobilidade na gestão. Temos certeza que com essas nossas quatro dicas, simples e práticas, o seu negócio tem tudo para decolar!

Copy of Copy of Copy of Camila Ferraz é colaboradora do blog Social Media Tips. Essa geminiana, formada em Marketing, cursa o último ano de Direito. Trabalha em um escritório de advocacia, mas sempre foi apaixonada p.jpg

Conteúdo Online – 5 dicas para otimizar tempo!

Já falamos diversas vezes aqui no blog a importância do marketing de conteúdo. A criação de conteúdo online é o que irá torná-la uma referência em seu mercado de atuação, quanto mais informações próprias e relevantes você compartilhar com seu público, maior será sua autoridade.

Porém, sabemos que com a correria do dia a dia, principalmente para conseguir gerir o seu negócio, ter um bom fluxo de criação fica cada vez mais difícil, por isso separamos algumas dicas de como otimizar tempo na criação de conteúdo online.

5 Dicas para otimizar tempo na criação de conteúdo online

1.Tenha um Plano de Conteúdo

Com um plano de conteúdo online já estruturado, fica mais fácil você levantar as informações necessárias e criar os posts online, além disso, você também consegue se planejar quanto a datas comemorativas, futuras promoções, já adiantando os dados e otimizando seu tempo. Ao pensar no tema na hora de criar os posts, você acaba perdendo tempo e muitas vezes, tendo que criar algo de última hora, não gera o retorno esperado.

2. Ferramentas de Agendamento

Algumas ferramentas de agendamento de posts, como Hootsuite e Instamizer (específico para o Instagram), você já consegue criar todo o conteúdo da semana ou até mesmo o do mês, podendo se dedicar a pensar com mais calma sobre os próximos posts a serem publicados e cuidar de outras tarefas relacionadas ao seu negócio.

3. Crie um Padrão

Criar um conteúdo totalmente novo e exclusivo todos os dias é um desafio, porém existem algumas formas de otimizar seu tempo, como por exemplo, o layout a ser utilizado. Ao criar um template padrão para cada tema a ser abordado no canal, você não precisa perder tempo todos os dias pensando em como desenvolver o melhor layout, com apenas um template, você já desenvolve diversos textos diferentes, gerando vários posts exclusivos. Algumas ferramentas de edição de imagem, como o canva, por exemplo, poderão ajudá-la a criar esse padrão e otimizar seu tempo.

4. Evite Distrações

Quando for desenvolver um conteúdo online, o ideal é escolher ambientes mais tranquilos, calmos e silenciosos. Evite locais barulhentos, afaste-se da televisão e desligue ou coloque em modo silencioso o celular e deixe-o longe dos seus olhos. Com certeza, seguindo esses passos a sua concentração será muito maior e o conteúdo ficará muito melhor.

5. Seja objetivo

Com a correria do dia a dia, está cada vez mais difícil para as pessoas parar para ler os noticiários ou entrar em sites relevantes para elas. Por isso, os conteúdos disponíveis na internet, devem ter uma comunicação direta e dinâmica.

 

Como criar um infoproduto gratuito para seu negócio

Oferecer um produto ou serviço gratuito para, mais tarde, disponibilizar versões mais sofisticadas ou completas mediante pagamento pode ser uma excelente estratégia de negociação para empreendedores. Trata-se de um eficiente método de divulgar seus produtos, atrais novos clientes, conquistar a fidelidade dos consumidores e fortalecer sua marca em meio à concorrência do mercado.

Como criar um produto gratuito para seu negócio

Escolha o tipo de produto que será oferecido

Comece escolhendo o que será oferecido a seus clientes em potencial. Nesta etapa inicial, é preciso encontrar um produto gratuito que tenha relação com sua marca e que seja interessante ou útil para o consumidor. Para acertar na escolha, é necessário pensar nas necessidades do cliente e na forma como este produto será recebido no mercado — é fundamental que ele seja visto como um simpático presente, e não como uma ação de marketing.

Entre os produtos gratuitos que você pode oferecer, estão: e-book informativo, aplicativos gratuitos, um produto que está encalhado no seu estoque, um pequeno brinde exclusivo. A escolha do produto ideal depende das circunstâncias e dos seus objetivos com esta ação.

Defina quem receberá o produto

Oferecer produtos gratuitos é uma ação que deve ser estratégica, e não aleatória. Por isso, defina o público que receberá seu presenteado e com qual intenção. Você pode, por exemplo, enviar os itens para os clientes mais fiéis como forma de fortalecer a relação dele com a sua marca.

Dependendo do segmento de atuação da sua empresa, você pode oferecer uma amostra grátis de algum produto ou até mesmo um test drive em sua loja física. Estas são excelentes opções para a divulgação de produtos novos, que ainda não são conhecidos no mercado e você deseja que deslanche no mercado.

Organize uma campanha

Nunca ofereça o produto gratuitamente sem nenhum tipo de mensagem ou convite para que o consumidor continue se relacionando com sua marca. Caso o presente esteja relacionado a alguma promoção específica, por exemplo, não deixe de informar o cliente a respeito das condições imperdíveis que estão sendo oferecidas. Você também pode presentear seus clientes em datas comemorativas, aniversários ou até mesmo pelo lançamento de um produto novo.

Peça algo em troca

Por mais que você esteja oferecendo o produto gratuitamente, é essencial pedir alguma coisa em troca, como um cadastro em sua base de dados, uma curtida nas redes sociais, um número de telefone para contato ou uma opinião sobre o produto. Não é necessário que você imponha essa troca, pois a ideia é fazer com que os consumidores vejam seu presente com simpatia, e não como um negócio.

Tem alguma dúvida sobre como usar o produto gratuito como estratégia de negócio? Deixe seu comentário!