5 dicas para se sair bem em uma entrevista à imprensa

5_dicas_para_se_sair_bem_uma_entrevista_de_imprensaVocê conhece tão bem seu negócio e seus produtos/serviços que será fácil dar uma entrevista à imprensa sobre sua empresa, certo? Errado! Mesmo o mais experiente porta-voz pode se sair muito mal em uma entrevista se não estiver muito bem preparado. Por isso, selecionei abaixo as principais dicas para ajudar você a se dar bem na sua próxima entrevista: 1. PLANEJE

Em primeiro lugar, tenha em mente os principais pontos que gostaria de ver na matéria. Quais são as principais mensagens que quer passar? Entrevistas são uma excelente forma do empresário passar uma mensagem positiva sobre sua empresa ou o mercado. Por isso, esteja preparado e planeje com antecedência os objetivos da entrevista.

2. MANTENHA O CONTROLE

Tente manter o controle sobre o rumo que as perguntas estão tomando e responda você mesmo o que gostaria que fosse perguntado.

3. EVITE RESPOSTAS TÉCNICAS

Não afaste o jornalista usando jargões da sua área de atuação ou falando de forma técnica. Seja simples, direto e transmita sua mensagem de forma agradável e positiva.

4. NÃO FALE MAIS QUE O NECESSÁRIO

Responda apenas a parte da pergunta que você tem interesse em responder. Fale somente aquilo que deseja dizer e não deixe o jornalista levá-lo a dizer o que não queria. Lembre-se do que planejou para a entrevista lá no início e atenha-se a falar sobre esses pontos.

5. NUNCA PEÇA PARA LER A MATÉRIA ANTES DE SER PUBLICADA

Essa dica é básica, mas muito importante e sempre gosto de relembrar que pedir para aprovar a matéria antes dela ser publicada só vai demonstrar sua falta de conhecimento sobre a imprensa. Nunca faça isso! No entanto, você pode encorajar o repórter a procurá-lo de novo para perguntas adicionais ou para tirar eventuais dúvidas posteriores. O que você acha? Você já usou alguma dessas táticas um uma entrevista? Conte-nos abaixo nos comentários.