Como ter bons resultados com Assessoria de Imprensa em 5 Passos

estratégia de assessoria de imprensaMuitas empresas querem ter uma boa presença na mídia, mas não sabem os meios e técnicas para aparecer nos veículos de comunicação. Talvez você já tenha tentando fazer um planejamento de assessoria de imprensa para sua empresa, mas não soube por onde começar. Ou tenha contratado uma agência de assessoria de imprensa, mas não sabe exatamente se está obtendo um resultado efetivo. Para ajudar você a montar, ou a participar do processo, de montagem de uma estratégia de assessoria de imprensa bem sucedida, resolvei escrever esse post com as minhas 5 dicas mais importantes para se construir uma estratégia de relações públicas e conquistar mais espaço para sua marca nos veículos de comunicação.

 # 1: desenvolva um bom  planejamento estratégico Planejamento Estratégico Em primeiro lugar, monte um plano de trabalho em relações públicas. Nele devem constar os objetivos da sua empresa com esse trabalho, a estratégia a ser definida, as ações que serão tomadas e as metas a serem alcançadas. Caso sua empresa já tenha tido alguma experiência com a mídia no passado, reveja os resultados alcançados com um olhar analítico. Veja o que funcionou bem e resultou em uma cobertura positiva e o que não deu certo. Anote o que os jornalistas escreveram sobre você e sua marca e, se possível, compare a cobertura da sua empresa e a dos concorrentes. Em seguida, considere seus objetivos gerais de negócios e com base neles determine os objetivos gerais do trabalho de assessoria de imprensa. Certifique-se de que o que você irá passar para a mídia reflete seus objetivos na empresa. Depois disso, desenvolva um plano de ataque. Analise a história da sua empresa pelos olhos de um jornalista – o que você poderia compartilhar que seria interessante para seus clientes ou investidores? Identifique ainda potenciais oportunidades para divulgar na mídia como: lançamento de produtos, novas ofertas, investimentos feitos pela empresa, crescimento, eventos relevantes. Se puder, faça um cronograma listando os principais assuntos da sua empresa que poderá divulgar na mídia ao longo do ano. Lembre-se sempre de colocar suas metas e objetivos, por escrito, para que você possa consultá-los durante todo o ano e avaliar o seu sucesso.  

#2 Monte um cronograma cronograma Agora que você tem um plano nas mãos é hora de considerar as atividades que permitirão que você atinja seus objetivos. Para começar, monte um cronograma de divulgação de notícias que você imagina promover ao longo do ano. É claro que esse calendário será revisto ao longo do período, mas ele vai ajudar você a manter o foco na geração de notícias. Liste todas as ações planejadas pela sua empresa para o ano, como lançamentos, promoções, eventos, feiras, etc.

 #3 Crie uma lista de jornalistas lista-jornalistas Para iniciar o trabalho, você vai precisar de uma lista de jornalistas que cobrem seu setor. Essa será a parte mais importante do trabalho, pois sua lista deve conter os dados dos repórteres-chave do seu ramo e dos veículos de comunicação mais importantes. Depois de criar essa lista, você vai precisar de tempo para fazer essa divulgação, pois deverá entrar em contato individualmente com cada repórter para se apresentar e tentar agendar encontros informais para discutir o setor e passar a perspectiva da sua empresa.  

#4 identifique oportunidades Working on a digital tablet Acompanhe as publicações do seu setor para identificar oportunidades para oferecer um artigo ou mesmo uma reportagem sobre sua empresa. No entanto, ao fazer o contato com os jornalistas, tenha cuidado para não atrapalhar. Os jornais e revistas têm uma dinâmica muito diferente por conta dos horários e prazos para fechamento e muitas vezes o jornalista não terá tempo para atendê-lo. Preste atenção ao horário que irá ligar e forma de abordagem ou você correrá o risco de importunar o jornalista, o que fará mais mal do que bem para sua imagem. Escrever artigos pode ser uma excelente maneira de gerar exposição e estabelecer-se como um especialista do setor. Pesquise revistas, jornais e sites que aceitem receber artigos para publicação e entre em contato para propor um tema. No entanto, lembre-se de ter certeza que o foco do veículo está de acordo com seus objetivos estratégicos e atinge o seu público-alvo. Os cases de sucesso também são muito atraentes para a mídia porque eles mostram os resultados e benefícios do seu produto ou serviço. No entanto, você vai precisar da participação dos seus clientes. Então, converse com seus melhores clientes e pergunte se eles podem compartilhar suas histórias sobre o seu trabalho.   

#5 tenha uma boa presença social Mídias Sociais para empresas Blogs e mídias sociais têm crescido em popularidade como ferramentas de comunicação, porque eles oferecem a oportunidade da sua empresa compartilhar conteúdo relevante sobre sua área de atuação e mostrar que você é um especialista no assunto. Além disso, jornalistas também buscam fontes para matérias pelo Google e também nas redes sociais e, se você tiver uma boa presença online, eles vão encontra-lo. Também não se esqueça de pesquisar blogs que cubram sua área e tente se aproximar desses blogueiros. Muitas vezes um blogueiro tem tanto ou mais influência que um jornalista de um grande veículo. Tenha uma boa presença em redes sociais como Facebook, Linked In e Twitter, pois você mostrará que sua empresa é moderna e não tem nada a esconder. Além disso, se você tiver conteúdo de vídeo que você gostaria de compartilhar com seu público consumidor, abra um canal no YouTube para sua empresa.

Espero que tenha gostado do texto. Com essas dicas, que são usadas com sucesso pela nossa equipe para os nossos diversos clientes, você saberá como iniciar um trabalho de posicionamento na mídia e conseguirá montar uma estratégia de comunicação para sua empresa ou, pelo menos, acompanhar o trabalho da sua agência de assessoria de imprensa. 

Se você gostou desse post, compartilhe com seus amigos. Caso precise de ajuda para montar um plano de comunicação na imprensa, procure nossas agências: Estúdio de Comunicação -  www.estudiodecomunicacao.com.br e Big Bang Onlinewww.bigbangonline.com.br.