5 maneiras de fugir da crise com o Marketing Digital

Como fugir da criseCRISE! CRISE! CRISE! Ela está em toda parte! Atualmente, basta dar uma olhada no jornal, na internet, assistir TV que com certeza você verá essa palavra em algum lugar. E se eu disser que esse é o melhor momento para você alavancar o seu negócio?  Acredito que me achará doida, certo? rs Mas é possível sim! Tanto que nos últimos meses, além de todos os pontos negativos que esse momento do país trouxe para muitos empresários, foi possível observar empreendedores que utilizaram a crise como oportunidade! Afinal, são nos momentos mais difíceis que acabam surgindo as melhores ideias!

Uma das formas de fugir dessa crise é por meio do Marketing Digital, que exige um investimento bem menor que o marketing tradicional e ainda abre portas para diversas outras oportunidades. Quer saber como?  Veja essas 5 maneiras abaixo.

1. Amplie seu alcance e consiga mais clientes

Mais de 90 milhões de brasileiros possuem acesso a internet, já pensou em ter o seu negócio visível para boa parte dessas pessoas? Independente de ser uma empresa B2B ou B2C, a internet tem um grande potencial para você ampliar o alcance do nome da sua marca e consequentemente conseguir mais clientes. Comece com um site, é uma forma de fazer com que aquela divulgação local de seus produtos e serviços seja  nacional.

O próximo passo é fazer com que as pessoas encontrem esse site, aí é a hora de trabalhar com SEO, estratégias que fazem com que seu endereço apareça em boas posições em sites de busca na procura por palavras chaves relacionadas ao seu negócio. Escolha uma plataforma que facilite o gerenciamento do seu canal sem depender sempre de um profissional, como o próprio wordpress, por exemplo.

Deixe suas formas de contato bem visíveis e caso tenha um endereço físico, não esqueça de incluí-lo no Google Maps. Ampliar o alcance e ser encontrado, essa é a chave de utilizar a internet para alavancar o seu negócio!

E-mails! Com uma lista bem segmentada de e-mails de pessoas interessadas no seu negócio, sem sair de casa, você já tem aí diversos possíveis clientes.

2. Reduza Custos

Já parou para pensar no alcance e nos custos de um anúncio no jornal, revista ou até mesmo na TV e no rádio? Quantas pessoas você conseguirá impactar? Bom, garanto que o número de pessoas impactadas é bem menor e o custo maior do que uma divulgação na internet. Só com os anúncios do Facebook, por exemplo, com 5 reais diários, você já consegue divulgar o seu negócio para mais de 1 bilhão de usuários da rede em todo o mundo.

Com o marketing digital, você também pode reduzir custos com sua estrutura, divulgando e fazendo negócios online, a necessidade de um local para atender clientes e manter uma grande equipe acabam não sendo mais necessários.

A internet também proporciona diversas formas de divulgação do seu negócio de forma gratuita, como por meio das mídias sociais e criando sua autoridade através de conteúdo relevante.

3. Use as Mídias Sociais a seu favor

Conforme comentei no tópico anterior, você não precisa pagar para estar no Instagram, Facebook ou no YouTube. Que tal utilizar isso a seu favor? Afinal, provavelmente o seu público-alvo utiliza uma dessas plataformas e existem diversas formas de você se aproveitar disso.

Utilize as mídias sociais para se aproximar do seu público-alvo e se relacionar com ele, compartilhe conteúdo relevante, troque informações, apresente seu negócio como uma solução para as principais dúvidas e problemas dessas pessoas (apenas cuidado para não tornar seu canal muito comercial).

As mídias sociais também são uma forma de criar uma boa reputação online para você e seu negócio. Lembre-se sempre que as pessoas só compram seu produto ou contratam seu serviço se confiarem em você, então ter uma boa reputação é essencial. Não seja apenas mais um canal, ofereça informação de qualidade e que realmente faça a diferença no dia a dia das pessoas.

4. Crie sua autoridade por meio de conteúdo

Lembra no tópico anterior, quando comentei que as pessoas só compram se elas confiarem em você? Então, ser uma autoridade no meio digital é essencial. E para isso, você precisa contratar uma super agência,ter milhares de pessoas, várias ferramentas caras, certo? Não! Você pode se tornar uma autoridade por meio de conteúdo relacionado ao seu setor, e compartilhar conhecimento, adivinha? É gratuito! Isso ninguém pode tirar de você :)

Quando você tem alguma dúvida ou busca por informações sobre determinado tema, qual a primeira coisa que você faz? Busca na internet, certo? Bom, tenha certeza que seu público faz a mesma coisa. Crie um blog, vídeos para o YouTube, alimente suas mídias sociais com o seu conhecimento.

Imagine um advogado, se você não tem nenhuma referência dele e ao buscar por informações sobre uma dúvida jurídica, encontra um profissional com diversos vídeos, posts em blogs, artigos, participações em fóruns online compartilhando seu conhecimento? As chances de pelo menos querer conhecer melhor o trabalho dele são muito maiores, concorda?

5. Encontre novas oportunidades

A crise é o melhor momento para encontrar novas oportunidades de negócio e a internet é o lugar ideal para isso, tanto para iniciar algo novo, quanto para complementar e consequentemente melhorar seu negócio. Reflita sobre sua estrutura atual, nos produtos e serviços que comercializa, existe alguma forma de otimizar processos e levar isso para a internet?

Já pensou em criar produtos digitais? Que tal começar a compartilhar seu conhecimento por meio de ebooks e palestras?  Lembre-se que na atualidade, o que as pessoas mais buscam é facilidade e o marketing digital pode proporcionar isso, uma solução a poucos cliques.

Lembre-se que você está investindo no futuro, com os celulares, a internet está cada vez mais presente em todos os lugares e durante todo o tempo na vida das pessoas, então essa é sua chance de sair na frente da concorrência e conquistar seu espaço.

E aí, como vocês estão lidando com a crise? Compartilhe com a gente nos comentários!