10 erros do uso das Redes Sociais por empresas

Erros nas redes sociaisMuitas empresas já possuem as redes sociais como item obrigatório em suas estratégias de marketing e com o crescimento do mercado, é comum sermos surpreendidos com cases de sucesso e ações inovadoras. Contudo, há também o “lado negro” do marketing digital, empresas que se preocupam apenas em seguir a moda do Facebook, Instagram ou Twitter, mas que não se preocupam em realmente ter um canal de relacionamento.

Para não ser mais um case #fail, separamos os 10 principais erros do uso das redes sociais por empresas.

1. Falta de Planejamento

Planejamento Redes SociaisEsse é um dos principais enganos cometidos por empresas nas redes sociais e o que na verdade, acaba gerando outros erros a serem comentados aqui. Não bastar criar um canal social, é necessário ter uma estratégia definida, saber quais as redes mais utilizadas pelo seu público, o conteúdo que será relevante para ele, qual será a frequência de atualizações, entre outras diversas informações. Além disso, é importante sempre rever o planejamento, avaliar se a estratégia que foi definida está trazendo o retorno esperado e mudá-la caso seja necessário.

2. Estar em todas as Redes Sociais

Será que sua marca realmente precisa estar no Twitter, Facebook, Instagram, Pinterest, YouTube, Google+, Linked in e em outros diversos canais? O seu público está em todos essas redes?

Antes de escolher os canais nos quais sua empresa irá atuar, é importante avaliar quais realmente são relevantes para o seu negócio, aqueles que conseguirá atualizar com eficiência e principalmente, avaliar as redes que seu público utiliza. Se o consumidor do seu produto está todo no Facebook, por que perder tempo no Twitter? Novamente um erro causado pela falta de planejamento.

3. Falta de Interação

Falta de Interação nas redes sociaisSe quer usar as redes sociais para o seu negócio, é preciso entender que são canais de relacionamento, não é um monólogo e sim uma conversa. A empresa deve entender que ao abrir uma página no Facebook ou um perfil no Twitter, é porque está se colocando à disposição conversar com o usuário. Se a marca não está preparada para essa conversa, é melhor não ter o canal.

4. Vender! Vender! Vender!

Sim, as redes sociais são ótimos canais para vender produtos ou serviços, mas se você tentar fazer apenas isso, sua estratégia está errada! O usuário não entra no Facenook, por exemplo, para ficar vendo propaganda de empresas, é a mesma coisa que estar em um bar com amigos e entrar alguém no meio da roda querendo te empurrar um produto.

5. Falta de estratégia de Conteúdo

Vamos publicar a foto do gatinho que todo mundo gosta! Com esse conteúdo, você até pode ter várias interações, mas que benefícios isso irá trazer para o seu negócio? Publique conteúdo que seja relevante para o seu público e que possa ser relacionado ao seu negócio, não seja apenas mais uma marca nas redes sociais, agregue conteúdo de qualidade que chame a atenção do usuário e o faça enxergar sua empresa como uma fonte relevante de informações.

6. Bate boca com o usuário

Recebi uma reclamação e agora, o que fazer? Vou discutir aqui com usuário publicamente para todo mundo ver, certo? Errado! Você está em uma rede social e aberto a receber todo tipo de comentário, o importante é saber como dar andamento a cada um deles. Recebeu uma reclamação? A dica é: responda, mas evite um bate boca desnecessário, que ficará visível para todos os usuários, o ideal é sempre levar a conversar para o privado.

7. Falta de bom senso

Antes de publicar algo no canal da sua empresa, reflita: eu colocaria isso em um outdoor para todo mundo ver? Falaria isso pessoalmente para o meu consumidor? Bom senso é fundamental e esses 10 segundos de reflexão pode ser essencial. O usuário é cada vez mais exigente e uma palavra, uma imagem ou um vídeo mal interpretado pode provocar uma crise com enormes prejuízos para a empresa.

8. Perda do Timing

case snickers copa do mundoEstamos em época de Copa do Mundo e quando aconteceu a mordida do Suárez, muitas empresas aproveitaram o gancho para brincar com o acontecido ligando o fato ao seu produto, como o snickers, por exemplo.

O post recebeu diversos elogios e foi bastante compartilhado porque se aproveitou de uma situação do momento. Se a empresa tivesse publicado isso hoje, uma semana depois, teria o  mesmo resultado? Não! As redes sociais são feitas de espontaneidade, de momentos, saiba aproveitar esse timing da melhor forma.

9. Excesso de Conteúdo

Excesso de conteúdo nas redes sociaisEm um dia eu preciso falar do lançamento de um produto novo, de uma promoção que estamos lançando, compartilhar um post de um consumidor satisfeito, é dia das mães, tem uma arte comemorativa, mas também tem um artigo legal que eu preciso compartilhar. Pronto, o usuário já se irritou com sua marca e parou de segui-la!

Mais uma vez entra aqui o bom senso, você já está disputando atenção com milhares de informações que são compartilhadas nas redes sociais, então o mais importante é ter um conteúdo conciso e de qualidade, que chame atenção do usuário de forma positiva.

10. Você é uma marca, não uma pessoa Física

Você não irá compartilhar na página da sua empresa o mesmo tipo de conteúdo que publica no perfil pessoal. Muitas empresas confundem a informalidade e dinamismo das redes sociais e acabam tornando o canal algo muito pessoal, deixando que crenças e opiniões interfiram no conteúdo. Por mais que essas redes exijam sim um toque mais pessoal, é sempre importante lembrar que ali você está falando como uma empresa e tudo que for publicado será ligado como algo “dito” pela marca como um todo.

Já viu algum outro erro que não comentei aqui? Deixe seu comentário, vamos ampliar essa lista!