5 dicas para criar uma promoção nas mídias sociais

Promoção nas mídias sociaisDiversas empresas encontraram nas mídias sociais um meio de fazer promoções e consequentemente divulgar seus produtos ou serviços, conseguir mais fãs ou seguidores para a marca.  Quando bem feitas, realmente as promoções podem trazer resultados bastante positivos como a aproximação e o engajamento do público-alvo com a empresa. Contudo, quando não são bem planejadas, podem acabar com a reputação de uma organização rapidamente. Vejas algumas dicas para criar uma promoção nas mídias sociais:

1. Planejamento. Assim como qualquer estratégia de comunicação, o planejamento da promoção é essencial. Nele, serão avaliados o objetivo da campanha, as etapas que deverão ser cumpridas, como será a escolha do vencedor e a entrega do prêmio, onde será divulgado, entre outros dados importantes. No planejamento deve constar as informações de todo o processo da promoção, desde sua criação, passando por suas etapas até a entrega do prêmio.

2. Monitoramento. O monitoramento da marca nas mídias sociais já é essencial para qualquer empresa, independente de ter ou não seu canal oficial. Quando é realizada uma promoção, sua exposição acaba sendo um pouco maior, além dos internautas também poderem comentar sobre a campanha e divulgá-la para seus amigos, a empresa deve estar ciente do alcance dessa estratégia. Por isso, é importante monitorar não só as pessoas que estão concorrendo ao prêmio, como também todas as citações a respeito da promoção. Além disso, a organização deve disponibilizar também profissionais responsáveis por responder todos os questionamentos realizados.

3. Regulamento. É importante deixar claro quais são as regras da promoção, tanto sobre as etapas que devem ser seguidas quanto a escolha do ganhador. Se a campanha possui mais de uma etapa que deve ser cumprida, é fundamental conferir se o ganhador realizou todas elas. Caso seja usada alguma ferramenta de sorteio, também é importante informar no regulamento.

4. Gerenciamento de Crise. Outro fator importante que deve ser planejado são possíveis ações que a empresa deverá tomar caso aconteça algum problema ou imprevisto durante a campanha. Quando não são bem administrados, esses pequenos problemas podem acabar com a promoção.  A marca deve se prevenir para diversas situações, desde o não funcionamento da ferramenta, até um problema na entrega do prêmio, questionamentos sobre o vencedor ou a respeito de regras que não foram cumpridas.

5. Métricas. Após o término da promoção, é hora de avaliar o que deu certo e se todos os objetivos foram alcançados. Para isso, é necessário voltar ao planejamento e avaliar o principal objetivo da campanha, era apenas conseguir seguidores ou fãs, aumentar o número de visitas ao site, conseguir engajamento, aumentar o número de menções positivas, o que pretendia conseguir? Depois de avaliado o objetivo, é necessário estabelecer quais as métricas queserão acompanhadas durante toda a campanha. Nessa avaliação de resultados, é interessante usar comparativos como o número de visitas ao site antes e depois da promoção, o número de menções antes e depois e assim por diante.