5 dicas para conseguir engajamento no Facebook

facebook-logo.jpg

facebook-logoVocê percebeu que está cada dia mais difícil conseguir a atenção dos seus fãs no Facebook? Há algum tempo atrás bastava você incluir uma imagem legal ou uma notícia interessante e sua página recebia milhares de curtidas, não é? Pois é, isso mudou! 

O Facebook resolveu dificultar um pouquinho a vida das marcas que têm uma estratégia de marketing na rede social e recentemente mudou as regras do jogo.

Com o aumento no número de páginas de empresas e perfis de usuários (pelo menos essa é a explicação oficial do Facebook), a rede social vem diminuindo o alcance orgânico das fanpages (páginas de empresas no Facebook). Hoje tem se falado em um alcance de apenas 1% dos fãs da página para as publicações orgânicas (aquelas que não são patrocinadas).

Apesar da mudança, acredito que ainda vale a pena ter uma estratégia na rede social que ainda é a mais popular do mundo. Por isso, listo abaixo cinco dicas para ajudar sua empresa a conquistar a atenção dos fãs:

1. USE IMAGENS

Use Imagens

Diversos estudos já comprovaram que uma boa imagem, que desperta a atenção das pessoas, gera um engajamento maior.

  1. SEJA SOCIAL

Eu já comentei em um post anterior que as pessoas não estão no Facebook para buscar produtos e serviços, mas sim para se divertir, se emocionar e se relacionar.

Seja Social

Por isso, não adianta você ficar insistindo em colocar conteúdo comercial e institucional sobre sua empresa. Em vez disso, seja divertido, positivo e informal! As pessoas querem se relacionar com pessoas e não com marcas.

  1. COMPARTILHE

Compartilhe seu conhecimento com seus fãs, eles vão agradecer. Pense nos principais problemas que seus clientes têm e ofereça dicas para resolvê-los.

  1. PERGUNTE

Fazer perguntas é um ótimo jeito de conseguir mais comentários. As pessoas adoram emitir sua opinião sobre diversos assuntos, por isso fazer perguntas vai encorajá-las a comentar seus posts. Mas faça perguntas fáceis!

  1. SEJA OBJETIVO

Seja sucinto em seus posts. Pesquisas demonstram que posts com 80 caracteres ou menos têm um engajamento maior.

É claro que ainda existem diversas outras dicas para melhorar seu engajamento sem precisar patrocinar seus posts, mas acredito que essas são as mais importantes.

O que você acha? Tem outras táticas que estão dando certo com você?  Conte-nos abaixo nos comentários.