5 Dicas para Pequenas Empresas terem Sucesso nas Redes Sociais

Você gostaria que suas redes sociais se tornassem uma poderosa ferramenta de comunicação, capaz de aumentar a visibilidade da sua empresa na web, atrair mais consumidores e gerar mais resultados nas vendas? No entanto, há uma grande chance de você estar cometendo erros em sua estratégia de mídias sociais que estão prejudicando seus resultados. Por isso, selecionei abaixo cinco dicas importantes para você ter sucesso em sua atuação nas mídias sociais:

1 - PESQUISE

Antes de criar seus canais sociais é necessário analisar em quais redes sociais seus consumidores estão presentes, que tipo de conteúdo eles buscam e o que fazem nesses meios. Por isso, pesquise na internet palavras-chaves ligadas ao seu negócio.

Business man using smart phone

Você irá encontrar as pessoas que tem interesses em seus produtos ou serviços e descobrir o que elas estão buscando. A partir dessas informações você conseguirá entender o que seus consumidores querem e selecionar as redes sociais em que vai atuar, o tipo de conteúdo que irá oferecer, a linguagem que será utilizada e a periodicidade das atualizações.

2 – TENHA UMA ESTRATÉGIA

Depois de descobrir onde e que tipo de informações as pessoas estão buscando, crie uma estratégia de atuação. Nem sempre a melhor estratégia é ter uma Fan Page no Facebook, por exemplo. Existem redes sociais que podem ser mais interessantes para o seu negócio e público-alvo.

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Se você tem uma empresa do segmento B2B, pode ser mais interessante uma atuação no Linked In, por exemplo. O Instagram é uma ótima opção para o comércio. Seja qual for a rede social que escolher, é importante que ela seja profissional. Ter uma rede desatualizada e sem respostas aos comentários vai fazer mais mal do que bem.

3 – SEJA SOCIAL

As mídias sociais não tem esse nome por acaso. Você não fica insistentemente tentando vender seu produto ou serviço em uma festa ou churrasco, portanto não faça isso nas redes sociais. As pessoas estão nas mídias sociais para se entreter e se emocionar.

Man Using Computer

Descubra um modo de participar da conversa que já está acontecendo nessas redes. Estar nas mídias sociais é uma oportunidade de construir relacionamentos para que as pessoas recomendem sua empresa. Ofereça conteúdo relevante e que agregue valor ao seu consumidor. Muitas vezes esse conteúdo não vai ser sobre o seu negócio, mas sobre um assunto que interesse o seu público.

4 – NÃO DESISTA

Não fique desapontado se não tiver resultados imediatos porque certamente você não ver ter. Não existe mágica nas redes sociais. Uma vez lá, você irá precisar de tempo para conquistar o seu público. Na vida real você não conhece alguém e já começa a namorar instantaneamente. O mesmo acontece nas mídias sociais. Você precisa conquistar seu consumidor. Pense no longo prazo.

5 – ASSUMA A LIDERANÇA

Um erro comum do empreendedor é terceirizar esse trabalho para uma equipe júnior na empresa ou o famoso “sobrinho” baseado no princípio que eles sabem mexer nas redes sociais. Eles até podem saber usar as redes sociais, mas se você não tiver uma estratégia as redes sociais não darão resultado ou pior ainda poderão comprometer sua imagem. Contrate um especialista e participe de todas as etapas do trabalho, pois ninguém melhor do que você conhece seu negócio e seu público-alvo.

O que você acha? Você já usou alguma dessas táticas para melhorar suas redes sociais? Conte-nos abaixo nos comentários.