5 Dicas para ter um Blog de Sucesso!

Muitos tem vontade de criar um blog, mas não sabem como começar ou como fazer o blog dar certo.

Por isso, chega de desculpas e comece agora o seu blog. ;-)

Para ajudar você a começar seu blog, separei as 5 dicas que usamos aqui na empresa. Aqui vão elas:

#1 – Construa Conteúdo Relevante

Foque na construção de conteúdo de qualidade. É melhor você atualizar menos o seu blog, mas com conteúdo que realmente vai chamar a atenção do que atualizar diariamente com qualquer conteúdo.

Como diz o blogueiro Henrique Carvalho, fundador do Viver de Blog, a consistência da publicação ajuda, mas muito mais importante que isso é a qualidade do que se publica. Quando você posta diariamente qualquer conteúdo vai ser só mais um no mar de conteúdo que existe na internet.

IMG_1621

O primeiro passo para construir um blog de sucesso é construir conteúdo relevante.

As pessoas estão sempre em busca da solução para seus problemas, portanto se você oferecer a solução para os problemas delas na sua área de atuação você terá sucesso no seu conteúdo.

Se você for útil para elas, elas irão se lembrar de você.

Descubra as dores do seu público-alvo e ofereça conteúdo que apresente a solução para elas.

#2 Tenha uma Frequência

Comece a postar pelo menos uma vez por semana. Não espere ser perfeito nos primeiros posts. Você vai demorar um pouquinho para escrever os primeiros artigos, mas depois pegará o jeito.

Para facilitar, escreva em arquivo todas as suas ideias para posts. E separe um dia para escrever vários posts de uma vez.

#3 Pense numa Estratégia de Divulgação

Se relacione com outras pessoas relevantes da sua área de atuação e crie uma estratégia de divulgação para seu blog. Você pode divulgar seus posts nas mídias sociais e até promover os posts pelo Facebook.

#4 Aprende um pouco de SEO

Realmente a melhor estratégia de SEO (Search Engine Optimization) é construir o melhor conteúdo sobre o tópico que está tratando, mas é sempre bom conhecer um pouco sobre as técnicas de SEO para otimizar seu blog no Google.

De qualquer forma, a dica é utilizar a ferramenta de palavras-chaves do Google para saber o que as pessoas querem saber sobre o tema e responder a dúvida delas no seu post.

Além disso, utilize um plugin de SEO no seu blog. Existem vários. Com ele, você já consegue analisar se seu post está seguindo as técnicas de SEO.

#5 Pense no longo prazo

Não espere resultados imediatos com seu blog.  Seu blog vai demorar um pouco para começar a aparecer nas primeiras posições do Google e você precisa investir tempo na construção da sua audiência.

E você, já tem um blog? Está pensando em começar um? Deixe um comentário abaixo para nos contar se essas dicas funcionaram para você! Queremos saber... ;-)

post-blog