Franquias: como usar as Redes Sociais para captação de franqueados?

como_usar_as_redes_sociais_para_captacao_de_franqueadosRedes sociais como Facebook, Linked in, Twitter, Blog, Foursquare, entre outras, já são uma realidade no dia a dia de muitas empresas, inclusive de franqueadoras e toda a sua rede de franquias, mas como usar esses canais para captar novos franqueados?

O primeiro passo fundamental é o monitoramento. As pessoas disponibilizam milhares de informações nas redes sociais, cabe a franquia saber monitorar e utilizar esses dados como oportunidades de negócio.

Comece monitorando palavras chaves relacionadas a quem quer abrir uma empresa, empreendedorismo, franquia, além de termos ligados ao seu mercado. Com uma simples busca no Twitter, por exemplo, é possível não só encontrar possíveis novos franqueados, como também insights que podem ajudar na expansão da rede.

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 No Facebook também é possível monitorar diversos grupos de pessoas interessadas em abrir uma franquia, ou então que buscam por informações sobre novos investimentos, a empresa só deve tomar cuidado para não ser invasiva nos contatos. Com os anúncios no Facebook, é possível também atingir de forma direta o perfil do público que procura pelo empreendimento.

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Outra rede fundamental para captar novos franqueados é o Linked in. Por ser um canal específico de profissionais e negócios, já possui o ambiente ideal para buscar por empreendedores e pessoas em busca de novos negócios. Além disso, há também os grupos de discussão, nos quais podem surgir novas oportunidades também.

Pessoas que estão em busca de abrir uma franquia utilizam muito a internet para encontrar informações sobre o setor, oportunidades, como funciona, o que também pode ser uma oportunidade para as franqueadoras. Ao compartilhar informações, se colocar como referência no assunto e participar de grupos de discussão, além de garantir uma boa reputação online para a empresa, também colabora para que a marca seja encontrada por esses prospects que procuram por informações sobre o negócio.

Antes de prospectar novos franqueados com as redes sociais, também é importante que a empresa esteja com a “casa em ordem”, ou seja, com sua reputação online positiva, canais sociais atualizados com informações importantes, além de também usar os próprios franqueados como advogados da marca.

Já utilizou as redes sociais como captação de clientes? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários!