O que é web 2.0?

O que é a Web 2.0?

Web 2.0 é um termo que vem sendo utilizado com muita frequência ultimamente, inclusive com muitas variações como business 2.0, marketing 2.0, relações públicas 2.0, e-learning 2.0, mas afinal, o que tudo isso significa?

Para definir o termo, vamos voltar em 2005 quando ele foi utilizado pela primeira vez por Tim O’Reilly. Na época, o fundador da O’Reilly Media, uma editora especializada em livros de tecnologia, publicou um artigo chamado “What is web 2.0?” – O que é a web 2.0? No texto, o autor falava dos novos rumos da Internet e como as recentes ferramentas proporcionadas pela web contribuíam para esse avanço. Ele ainda fez uma comparação de alguns serviços considerados web 1.0 com os atuais, conforme o exemplo na figura abaixo.

Diferenças entre a web 1.0 e web 2.0

Por meio dessas comparações, fica mais fácil entender o conceito de web 2.0. A Britannica Online, que era uma enciclopédia tradicional mudou para o Wikipedia, uma enciclopédia escrita com a colaboração dos internautas, ninguém precisa ser um especialista no assunto para definir um termo buscado na página. Os sites pessoais que eram construídos por meio do extinto Geocities se transformaram nos blogs, nos quais não é necessário ter conhecimentos em Html ou web para montar uma página legal.

A web 2.0 nada mais é do que a participação que o usuário tem no conteúdo disponibilizado na Internet. Antigamente, no que passou a ser chamado de web 1.0, o internauta acessava os sites, se informava, mas não tinha nenhuma participação na rede. Hoje em dia, qualquer pessoa com acesso a Internet pode produzir informação, fazer comentários, postar vídeos e fotos, entre outros. Assim como destacou O’Reilly, a web 2.0 caracteriza a mudança de “publicação” para “participação.