O Sucesso do Facebook

Facebook

Nos últimos dias e até mesmo nos últimos meses, o Facebook foi bastante discutido pelo número de usuários que conseguiu alcançar, a estréia do filme “A Rede Social”, os lucros da empresa e os grandes investimentos que a rede vem recebendo de importantes investidores. No Brasil,  o Orkut ainda é mais popular, porém o site de Mark Zuckerberg é líder no mundo, concorrendo diretamente até mesmo com o Google.  Mas por que o Facebook faz tanto sucesso?

O site começou como um espaço voltado somente para estudantes, inclusive era privado, apenas para alunos de instituições cadastradas. Com o tempo, ele foi aberto ao público em geral e se tornou a maior rede social do mundo. Nos últimos dias, o Facebook alcançou 600 milhões de usuários ativos e nos Estados Unidos, foi o site mais visitado em 2010. Todo esse sucesso vem atraindo a atenção de investidores, este ano a empresa arrecadou R$ 500 milhões do banco Goldman Sachs e de um investidor russo, o que levou a empresa  a valer 50 bilhões de dólares.

Facebook permite o compartilhamento de informações, vídeos, fotos e participação em grupos, ou seja, atividades comuns que existem em diversas outras redes sociais, então por que todo esse crescimento? Não há uma teoria certa sobre o sucesso da rede, porém podemos considerar alguns fatores e estratégias que colaboram para seu desenvolvimento. Permitir que programadores criem aplicativos para o Facebook é uma boa estratégia, pois incentiva desenvolvedores e  agrada aos usuários que podem usufruir de diversos aplicativos que incrementam seus perfis e páginas. Interação é a principal característica de uma rede social e o Facebook sabe fazer isso muito bem.

Não poderia deixar de falar dos social games, jogos como Farmville, Máfia WarsCafé World viciam e conquistam fãs no mundo inteiro, com certeza são mais um ponto positivo para o crescente  número de usuários do Facebook. As interações com Twitter e blogs também facilitam a propagação da rede.

Outro fator são as constantes inovações do site, além de recentemente ter atualizado o layout dos perfis cadastrados,  ano passado foi lançado o Facebook Places, um sistema de geolocalização no qual o usuário pode compartilhar com seus amigos onde ele está. Entre os lançamentos de 2010, também está o Facebook Mail, um serviço de mensagens que mesclaSMS, email e bate-papo.

O ano está apenas começando e com certeza ainda veremos muitas novidades, o que acham que podemos esperar para o Facebook em 2011?