Como alcançar sucesso em seus releases

Os clientes, algumas vezes, ficam perdidos quando o assunto é release. Por via das dúvidas, alguns acabam por achar que tudo pode ser motivo de interesse dos jornalistas. Ledo engano. Nem sempre é uma boa estratégia fazer releases com informações pobres ou apenas de interesse interno da organização. Um item básico para que o release, também chamado de sugestão de pauta, obtenha sucesso é que ele tenha potencial de notícia e traga um assunto novo, que realmente faça diferença para o público que deseja atingir. Depois de se certificar de que o assunto interessa a seu público, parte-se para a outra etapa. A elaboração do texto. Os releases devem ter entre 20 e 30 linhas. Não é aconselhável se estender por longos parágrafos, repetir palavras e rechear o texto com adjetivos. Sabe-se que alguns clientes gostam de usar adjetivos para falar de seus produtos, mas, enquanto para eles o texto possa ficar mais bonito, para o jornalista, o release acaba por perder peso e pode deixar pairar alguma dúvida no ar sobre a efetividade dos produtos. Ao contrário, é preciso destacar a notícia em si, de preferência sempre no título e logo no primeiro parágrafo. O release deve ter frases curtas e ser objetivo, claro e conciso.

Depois de assegurar-se que seu release tem todas essas características, chega o momento da divulgação. Para essa etapa, uma dica muito importante: o release precisa ser trabalhado com uma certa antecedência, pois os veículos se pautam semanas antes da publicação.

Com informações corretas, novas, de interesse do seu público, com um texto claro e objetivo e com um trabalho de divulgação no tempo do jornalista e dos veículos selecionados, o seu release tem tudo para ser divulgado e ajudar você a colher os resultados positivos.