O poder do Google

Com o crescimento da internet torna-se muito difícil encontrar as informações que precisamos na rede. Assim, os sites de busca são cada vez mais usados para ajudar as pessoas a encontrar informações na web. Eles oferecem respostas, sugestões, caminhos e muitas vezes nos ajudam a tomar decisões. Ao usar o mecanismo de busca e receber uma resposta, geralmente acreditamos nela, dando credibilidade e poder aos sites de busca. O sucesso dos mecanismos de busca é indiscutível. Em 2005, a “busca” já era a segunda atividade mais popular da internet, perdendo apenas para o uso de e-mail. Segundo a Forrester Research, 81% dos consumidores na internet acham produtos pelos sites de busca. Hoje é certo afirmar que mais da metade de todo o tráfego da internet passa pelo Google, o mais conhecido e usado mecanismo de busca na web, todos os dias.

Talvez você não saiba, mas estudos mostram que os buscadores fazem suas buscas em apenas cerca de 2% da web e não na web como um todo. Esse poder pode determinar quem “existe” ou “não existe” na internet.

Outro motivo para sua empresa se preocupar em melhorar sua visibilidade online é que, segundo pesquisas, 62% dos usuários param na primeira página de uma busca. O número vai para 90% até a terceira página. Isto quer dizer que se seu site não estiver entre as três primeiras páginas de uma busca, sua empresa é praticamente invisível para seus possíveis consumidores na internet. Essa característica de leitura dos usuários torna a primeira página de resultados extremamente importante, pois estar nas primeiras posições em uma busca pode determinar o sucesso ou o fracasso de um website.

A internet é a única mídia que consegue impactar a qualquer hora do dia. Ela é o único meio em que o consumidor pode procurar, se informar, escolher e comprar um produto, inclusive em seu horário de trabalho. Se uma empresa estiver entre os primeiros resultados de uma busca, com certeza, o potencial dela é enorme. Por isso, nunca foi tão importante aparecer em sites de busca.

A internet está mudando a maneira de fazermos negócio. Mais pessoas e empresas se esforçam para aplicar técnicas de otimização de posicionamento nos mecanismos de busca em seus websites na tentativa de colocá-los nas primeiras posições dos resultados de busca. Essas técnicas são chamadas de SEO (Search Engine Optimization) e SEO-RP (Relações Públicas em Sites de Busca).

No próximo post, vou falar um pouco mais sobre as relações públicas em sites de busca (ou SEO-RP), técnicas que já são conhecidas nos EUA, mas que no Brasil estão apenas começando.