5 Dicas para Criar Conteúdo para Arrasar nas Mídias Sociais

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Sempre nos perguntam como criar um conteúdo que faça sucesso nas mídias sociais, gerando mais curtidas, comentários e compartilhamentos. Por isso, selecionamos 5 dicas que usamos ao criar nosso conteúdo e que temos certeza que irá funcionar com você.

1. Dicas

Oferecer dicas úteis para seus seguidores e fãs sempre funcionam. Além das pessoas amarem dicas, você irá mostrar o quanto conhece do assunto. Não menospreze seu conhecimento sobre sua área de atuação. Para você pode ser algo óbvio, mas para seus seguidores não é. Você pode selecionar 3 dicas sobre o mesmo assunto e colocar em um post. Ou coloque apenas uma dica e faça um post visual.

dicams cópia
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2. Frases Motivacionais

Frases motivacionais são o conteúdo mais compartilhado nas mídias sociais. O dia a dia já é tão difícil, então as pessoas amam ser motivadas. Por isso, utilizamos muito esse tipo de conteúdo na nossa estratégia e temos um ótimo engajamento. Seja qual rede social você estiver usando (Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn), usar uma frase motivacional em um post visual dá muito certo. É claro que o ideal é você usar frases que tenham relação com seu negócio, nicho e público-alvo.

frasemotivacional
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3. Vídeos

Vídeos tem um alcance enorme e são o melhor jeito de se conectar com sua audiência. Você não precisa ter equipamentos caros nem sem um expert em vídeos para criar vídeos que funcionem. Basta ter um smartphone e um pouco de criatividade. É possível fazer mini tutoriais, vídeos curtos com dicas, vídeos demonstração de produtos, entrevistas curtas, etc…

4. Infográficos

Os infográficos são um ótimo conteúdo para compartilhar. Você pode criar um infográfico seu pelo Canva ou outra ferramenta ou então buscar infográficos do seu setor no Pinterest. É claro que nesse caso você precisa lembrar de citar a fonte.

5. CheckLists

Os checklists também são ótimos para gerar mais engajamento. Se você é uma empresa de viagem, você pode criar um check list do que precisa listar antes de cada viagem. Se for uma personal organizer, há vários tipos de checklists que pode compartilhar com seus seguidores. Enfim, pense na sua audiência e se pergunte qual o tipo de conteúdo que irá ajudá-la a se organizar.

Bom, essas foram algumas dicas para você criar conteúdo que arrasa nas mídias sociais, mas existem muitas outras.

Quer aprender mais sobre o assunto? Baixe esse e-book com 16 dicas para criar um post de Sucesso no Facebook!

post-blog
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O “Dislike” e sua Reputação Online

dislike_reputacao_onlineSe as pessoas podem dar um “joinha negativo” para meus posts, como isso irá influenciar a reputação da minha marca?

Essa semana, a internet foi a loucura com o provável anúncio de um botão “não curti” ou “dislike” no Facebook. Várias empresas desesperadas, as pessoas com medo de a rede virar uma guerra, gente já apagando aqueles posts mais duvidosos rs Antes de mais nada, calma! Nosso querido Mark Zuckerberg não confirmou que realmente irá existir esse botão, ele comentou que, claro, há algum tempo as pessoas questionam sobre isso e que estão fazendo alguns testes com novas ferramentas de interação, mas não necessariamente o “não curti”.

A preocupação dele é com posts que abordem uma tragédia, um momento de luto, algo triste e que hoje, a única forma das pessoas interagirem com essas mensagens é por meio do curtir ou então de um comentário. De qualquer forma, tudo isso está sendo testado e temos que esperar mais um pouco para entender como será essa nova forma de interação.

Contudo, toda essa discussão do dislike trouxe à tona a preocupação (ou não) das empresas com sua reputação online. Se realmente tivermos esse botão, as pessoas poderão manifestar que não gostam da minha marca? Como ficará minha reputação nessa história? Se você começou a se preocupar com isso apenas depois desse anúncio, já aviso que está tudo errado!

Muito antes de ter ou não esse botão, se seus clientes não estão satisfeitas com sua empresa, eles já possuem milhares de formas de manifestar isso na internet, de forma pública e bastante ampla! Seja por meio de uma publicação no Facebook, um vídeo, blog e outras diversas redes sociais, então antes de se preocupar com o tal “dislike”, fique atento com a reputação atual da sua marca.

Sempre comento aqui que independente da sua marca estar ou não nas redes sociais, as pessoas já falam de você, por isso o ideal é ter justamente o seu canal para canalizar essas menções e poder respondê-las, é claro!

Já parou para pensar no que seu público fala sobre você? Canais como Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter são todos redes sociais, ou seja, redes de “conversa”, então quando você insere sua empresa neles, deve estar pronto não só para falar, como também ouvir. Por isso, monitore! Existem diversas ferramentas gratuitas, inclusive, aqui você pode baixar uma lista que preparamos com 30 delas, nas quais pode utilizar para monitorar não só o que falam só da sua marca, como de você, seus concorrentes e seu mercado.

Legal, estou monitorando aqui minha marca e tem várias menções sobre meu serviço ou meu produto, o que eu faço? Responda! Uma das principais formas de ter uma boa reputação online é dar atenção ao seu público, independente de ser uma reclamação, uma crítica, um elogio, um posicionamento neutro, uma dúvida, responda sempre! Mesmo que seja uma reclamação mais complexa, que você levará um certo tempo para conseguir resolver, RESPONDA! Informe que você está ciente desse problema e que está fazendo o possível para resolvê-lo. Mesmo que algumas pessoas estejam insatisfeitas com sua empresa, apenas o fato de dar atenção a elas e tentar buscar uma solução, já dará outra visão para o seu negócio.

Além do monitoramento, uma estratégia essencial para ter uma boa reputação online é por meio de conteúdo. Compartilhe conhecimento e produza conteúdo relevante e de qualidade, seja por meio de vídeo, imagens, posts no blog, identifique quais são as dores e dúvidas do seu público e crie conteúdo que colabore com o dia a dia dessas pessoas.

O fato de produzir conteúdo relevante com frequência, além de ampliar a divulgação da sua marca, também a ajudará a ter uma boa reputação online, afinal, ao buscar por assuntos relacionados ao seu setor, seu público encontrará diversas informações positivas, conteúdos de qualidade, ou seja, a credibilidade e confiança no seu negócio será muito maior.

Reputação Online não é criada do dia para a noite, mas pode ser destruída de uma hora para a outra, então independente de haver ou não um botão que permita que as pessoas expressem que não gostaram do seu conteúdo, sua reputação é algo que merece atenção sempre, pois muito além do tal “dislike”, já estão disponíveis aí outras diversas formas das pessoas manifestarem o “não curti” para o seu negócio.

E aí, se realmente tivermos essa nova funcionalidade no Facebook, o que acharam da ideia? Deixe sua opinião nos comentários!

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Invista cada vez mais no Marketing Mobile

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O número de celulares no Brasil supera em muito o número de habitantes. Atualmente, são mais de 270 milhões de linhas móveis em atividade. O aparelho faz parte da nossa rotina. Sair de férias e não levar o celular é algo quase impensável para a maioria dos brasileiros. Por outro lado, deixar o aparelho sempre à vista, se transformou em rotina.

O modelo de comunicação mobile é imediato e de longo alcance, principalmente nas mídias sociais. De olho nessa oportunidade, as empresas estão cada vez mais atentas ao mobile marketing, transformando o celular em um excelente canal de comunicação com o público.

O mobile se tornou grande aliado na hora de promover a sua marca, oferecendo diferentes possibilidades de diálogo. A aceitação das mensagens de sms é muito maior, por isso é interessante recorrer ao sms para atrair clientes. Grande parte das mensagens enviadas por e-mail vão parar no lixo eletrônico ou são deletadas pelo usuário antes de ler. Já a mensagem de sms, não.

Para usar a mobilidade a seu favor, é fundamental que você desenvolva um projeto com estratégias de marketing mobile e um conteúdobastante interativo para os seus consumidores. Além de se tornar instantânea, a comunicação com o cliente deixou de ser meramente receptiva. Ou seja, ela ultrapassou a época onde só a empresa se pronunciava e o público apenas recebia a informação.

Não basta apenas utilizar a tecnologia móvel como um canal de comunicação, faça isso de forma a garantir o máximo alcance dos consumidores em potencial, se comunicando de forma efetiva e pontual com seu público alvo.

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E ai, gostou das minhas dicas, mas ainda ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário!

5 maneiras de fugir da crise com o Marketing Digital

Como fugir da crise

Como fugir da crise

CRISE! CRISE! CRISE! Ela está em toda parte! Atualmente, basta dar uma olhada no jornal, na internet, assistir TV que com certeza você verá essa palavra em algum lugar. E se eu disser que esse é o melhor momento para você alavancar o seu negócio?  Acredito que me achará doida, certo? rs Mas é possível sim! Tanto que nos últimos meses, além de todos os pontos negativos que esse momento do país trouxe para muitos empresários, foi possível observar empreendedores que utilizaram a crise como oportunidade! Afinal, são nos momentos mais difíceis que acabam surgindo as melhores ideias!

Uma das formas de fugir dessa crise é por meio do Marketing Digital, que exige um investimento bem menor que o marketing tradicional e ainda abre portas para diversas outras oportunidades. Quer saber como?  Veja essas 5 maneiras abaixo.

1. Amplie seu alcance e consiga mais clientes

Mais de 90 milhões de brasileiros possuem acesso a internet, já pensou em ter o seu negócio visível para boa parte dessas pessoas? Independente de ser uma empresa B2B ou B2C, a internet tem um grande potencial para você ampliar o alcance do nome da sua marca e consequentemente conseguir mais clientes. Comece com um site, é uma forma de fazer com que aquela divulgação local de seus produtos e serviços seja  nacional.

O próximo passo é fazer com que as pessoas encontrem esse site, aí é a hora de trabalhar com SEO, estratégias que fazem com que seu endereço apareça em boas posições em sites de busca na procura por palavras chaves relacionadas ao seu negócio. Escolha uma plataforma que facilite o gerenciamento do seu canal sem depender sempre de um profissional, como o próprio wordpress, por exemplo.

Deixe suas formas de contato bem visíveis e caso tenha um endereço físico, não esqueça de incluí-lo no Google Maps. Ampliar o alcance e ser encontrado, essa é a chave de utilizar a internet para alavancar o seu negócio!

E-mails! Com uma lista bem segmentada de e-mails de pessoas interessadas no seu negócio, sem sair de casa, você já tem aí diversos possíveis clientes.

2. Reduza Custos

Já parou para pensar no alcance e nos custos de um anúncio no jornal, revista ou até mesmo na TV e no rádio? Quantas pessoas você conseguirá impactar? Bom, garanto que o número de pessoas impactadas é bem menor e o custo maior do que uma divulgação na internet. Só com os anúncios do Facebook, por exemplo, com 5 reais diários, você já consegue divulgar o seu negócio para mais de 1 bilhão de usuários da rede em todo o mundo.

Com o marketing digital, você também pode reduzir custos com sua estrutura, divulgando e fazendo negócios online, a necessidade de um local para atender clientes e manter uma grande equipe acabam não sendo mais necessários.

A internet também proporciona diversas formas de divulgação do seu negócio de forma gratuita, como por meio das mídias sociais e criando sua autoridade através de conteúdo relevante.

3. Use as Mídias Sociais a seu favor

Conforme comentei no tópico anterior, você não precisa pagar para estar no Instagram, Facebook ou no YouTube. Que tal utilizar isso a seu favor? Afinal, provavelmente o seu público-alvo utiliza uma dessas plataformas e existem diversas formas de você se aproveitar disso.

Utilize as mídias sociais para se aproximar do seu público-alvo e se relacionar com ele, compartilhe conteúdo relevante, troque informações, apresente seu negócio como uma solução para as principais dúvidas e problemas dessas pessoas (apenas cuidado para não tornar seu canal muito comercial).

As mídias sociais também são uma forma de criar uma boa reputação online para você e seu negócio. Lembre-se sempre que as pessoas só compram seu produto ou contratam seu serviço se confiarem em você, então ter uma boa reputação é essencial. Não seja apenas mais um canal, ofereça informação de qualidade e que realmente faça a diferença no dia a dia das pessoas.

4. Crie sua autoridade por meio de conteúdo

Lembra no tópico anterior, quando comentei que as pessoas só compram se elas confiarem em você? Então, ser uma autoridade no meio digital é essencial. E para isso, você precisa contratar uma super agência,ter milhares de pessoas, várias ferramentas caras, certo? Não! Você pode se tornar uma autoridade por meio de conteúdo relacionado ao seu setor, e compartilhar conhecimento, adivinha? É gratuito! Isso ninguém pode tirar de você :)

Quando você tem alguma dúvida ou busca por informações sobre determinado tema, qual a primeira coisa que você faz? Busca na internet, certo? Bom, tenha certeza que seu público faz a mesma coisa. Crie um blog, vídeos para o YouTube, alimente suas mídias sociais com o seu conhecimento.

Imagine um advogado, se você não tem nenhuma referência dele e ao buscar por informações sobre uma dúvida jurídica, encontra um profissional com diversos vídeos, posts em blogs, artigos, participações em fóruns online compartilhando seu conhecimento? As chances de pelo menos querer conhecer melhor o trabalho dele são muito maiores, concorda?

5. Encontre novas oportunidades

A crise é o melhor momento para encontrar novas oportunidades de negócio e a internet é o lugar ideal para isso, tanto para iniciar algo novo, quanto para complementar e consequentemente melhorar seu negócio. Reflita sobre sua estrutura atual, nos produtos e serviços que comercializa, existe alguma forma de otimizar processos e levar isso para a internet?

Já pensou em criar produtos digitais? Que tal começar a compartilhar seu conhecimento por meio de ebooks e palestras?  Lembre-se que na atualidade, o que as pessoas mais buscam é facilidade e o marketing digital pode proporcionar isso, uma solução a poucos cliques.

Lembre-se que você está investindo no futuro, com os celulares, a internet está cada vez mais presente em todos os lugares e durante todo o tempo na vida das pessoas, então essa é sua chance de sair na frente da concorrência e conquistar seu espaço.

E aí, como vocês estão lidando com a crise? Compartilhe com a gente nos comentários!

Usando o Snapchat para divulgar a sua empresa

snapchatparanegocios

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Grandes empresas utilizam o Snapchat para engajar usuários. O principal objetivo do uso do Snapchat é interagir com o cliente em tempo real de forma criativa e divertida. As postagens nesta rede social são diferentes das demais, tendo como seu diferencial o tempo limitado para visualização do post, o que tem chamado a atenção de milhões de usuários aqui no Brasil e criado novas oportunidades para as marcas. Se sua marca está disposta a investir nessa rede social, primeiro de tudo ela deve dar boas-vindas para seus seguidores, mostrando que sua marca está feliz em recebê-lo por conta do seu interesse pela marca. Feito isso, você pode aproveitar essa rede social para criar posts de descontos e prospectar clientes. A dica é mandar um snap de aviso da promoção para seus seguidores ficarem atentos e depois fazer a divulgação de cupons de descontos!

Você pode também criar posts que despertem a curiosidade do seu seguidor, como uma chamada criativa para suas outras redes sociais como o Facebook ou Blogs, ou até mesmo aproveitar para conhecer melhor seus consumidor, criando uma espécie de jogo de perguntas e respostas, tanto pelo próprio snap quanto para o chat que o app possui.  :)

Existem diversas finalidades que podem ser utilizadas pela marca e este aplicativo que está bombando atualmente. Isso vai desde divulgação de produtos e serviços, eventos, promoções e muito mais!

Ficou interessado? Comente aqui o que você achou da nossa dica!

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