5 dicas para aumentar o Engajamento no Facebook

engajamento facebook
engajamento facebook

Recebemos vários e-mails perguntando se o engajamento realmente faz diferença para se ter uma estratégia de sucesso no Facebook. Antes de tudo é preciso entender o que significa engajamento.

Para o Facebook, o engajamento só acontece se houver alguma dessas ações no seu post: curtidas, comentário, compartilhamento e cliques. Se o seu fã ler seu post, ver sua imagem, clicar em uma foto e curtir sua página, o Facebook não vai considerar essas ações como engajamento. A rede social somente considera engajamento se alguém interage com seu conteúdo, o que mostra que seu fã se interessou pelo seu conteúdo.

Então, é importante ter engajamento?

Sim! O Facebook só irá mostrar seu conteúdo para seus fãs se achar que eles se interessam pelo seu conteúdo. Quanto mais curtidas, cliques, comentários e compartilhamentos sua página tiver, mais o Facebook vai mostrar seu conteúdo para seus fãs. 

Por isso, ao criar um post, pense muito bem se o conteúdo vai conseguir gerar algumas dessas ações (curtidas, compartilhamentos, cliques e comentários). Se ele não interagir com seu conteúdo, o Facebook vai considerar que sua audiência não gosta do seu conteúdo e vai parar de mostrar seus posts para os fãs.

Mas como conseguir engajamento?

Oferecendo conteúdo de qualidade, que consiga atrair a atenção e motivar sua audiência para interagir. Conteúdo muito promocional não funciona muito. Por isso, faça um cronograma de posts mesclando um conteúdo mais institucional com posts mais interativos.

Para ajudar você, segue abaixo 5 dicas para melhorar a qualidade e relevância dos seus posts:

1. Seja mais pessoal; 

É importante você ser mais pessoal nos seus posts. As pessoas querem sentir que as marcas são humanas e pessoais. Seus posts pode oferecer dicas, usar humor e a emoção, contar histórias, mostrar seus bastidores. Isso possibilidade que as pessoas se conectem com você.

2. Se relacione

É importante você se relacionar com seus fãs, principalmente aqueles que interagem com seu conteúdo. Responda o comentário deles, curta o comentário que eles fizeram, tente continuar a conversa nos comentários.

5. Conte histórias

As pessoas amam histórias, não é a toa que novelas fazem tanto sucesso. Mas lembre-se que precisam ter relevância com sua marca.

5. Frases motivacionais

Frases inspiradoras e motivacionais dão muito certo no Facebook. Nesse mundo complicado em que vivemos, frases que motivam as pessoas funcionam muito.

6. Use Vídeos

O Facebook está privilegiando mostrar vídeos no feed de notícias, então subir um vídeo direto no seu post é uma boa estratégia. Você pode fazer vídeos com dicas sobre sua área de atuação ou mensagens para seus fãs.

Portanto, o engajamento importa, sim. Conheça bem sua audiência e ofereça conteúdo relevante para ela. Com isso, você vai conquistar a lealdade do seus fãs, o que é super importante para transformar seus fãs em clientes.

Bom, agora queria saber como é essa questão de engajamento na sua página? Tem alguma dificuldade para engajar seus fãs? Alguma dica?