O “Dislike” e sua Reputação Online

dislike_reputacao_onlineSe as pessoas podem dar um “joinha negativo” para meus posts, como isso irá influenciar a reputação da minha marca?

Essa semana, a internet foi a loucura com o provável anúncio de um botão “não curti” ou “dislike” no Facebook. Várias empresas desesperadas, as pessoas com medo de a rede virar uma guerra, gente já apagando aqueles posts mais duvidosos rs Antes de mais nada, calma! Nosso querido Mark Zuckerberg não confirmou que realmente irá existir esse botão, ele comentou que, claro, há algum tempo as pessoas questionam sobre isso e que estão fazendo alguns testes com novas ferramentas de interação, mas não necessariamente o “não curti”.

A preocupação dele é com posts que abordem uma tragédia, um momento de luto, algo triste e que hoje, a única forma das pessoas interagirem com essas mensagens é por meio do curtir ou então de um comentário. De qualquer forma, tudo isso está sendo testado e temos que esperar mais um pouco para entender como será essa nova forma de interação.

Contudo, toda essa discussão do dislike trouxe à tona a preocupação (ou não) das empresas com sua reputação online. Se realmente tivermos esse botão, as pessoas poderão manifestar que não gostam da minha marca? Como ficará minha reputação nessa história? Se você começou a se preocupar com isso apenas depois desse anúncio, já aviso que está tudo errado!

Muito antes de ter ou não esse botão, se seus clientes não estão satisfeitas com sua empresa, eles já possuem milhares de formas de manifestar isso na internet, de forma pública e bastante ampla! Seja por meio de uma publicação no Facebook, um vídeo, blog e outras diversas redes sociais, então antes de se preocupar com o tal “dislike”, fique atento com a reputação atual da sua marca.

Sempre comento aqui que independente da sua marca estar ou não nas redes sociais, as pessoas já falam de você, por isso o ideal é ter justamente o seu canal para canalizar essas menções e poder respondê-las, é claro!

Já parou para pensar no que seu público fala sobre você? Canais como Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter são todos redes sociais, ou seja, redes de “conversa”, então quando você insere sua empresa neles, deve estar pronto não só para falar, como também ouvir. Por isso, monitore! Existem diversas ferramentas gratuitas, inclusive, aqui você pode baixar uma lista que preparamos com 30 delas, nas quais pode utilizar para monitorar não só o que falam só da sua marca, como de você, seus concorrentes e seu mercado.

Legal, estou monitorando aqui minha marca e tem várias menções sobre meu serviço ou meu produto, o que eu faço? Responda! Uma das principais formas de ter uma boa reputação online é dar atenção ao seu público, independente de ser uma reclamação, uma crítica, um elogio, um posicionamento neutro, uma dúvida, responda sempre! Mesmo que seja uma reclamação mais complexa, que você levará um certo tempo para conseguir resolver, RESPONDA! Informe que você está ciente desse problema e que está fazendo o possível para resolvê-lo. Mesmo que algumas pessoas estejam insatisfeitas com sua empresa, apenas o fato de dar atenção a elas e tentar buscar uma solução, já dará outra visão para o seu negócio.

Além do monitoramento, uma estratégia essencial para ter uma boa reputação online é por meio de conteúdo. Compartilhe conhecimento e produza conteúdo relevante e de qualidade, seja por meio de vídeo, imagens, posts no blog, identifique quais são as dores e dúvidas do seu público e crie conteúdo que colabore com o dia a dia dessas pessoas.

O fato de produzir conteúdo relevante com frequência, além de ampliar a divulgação da sua marca, também a ajudará a ter uma boa reputação online, afinal, ao buscar por assuntos relacionados ao seu setor, seu público encontrará diversas informações positivas, conteúdos de qualidade, ou seja, a credibilidade e confiança no seu negócio será muito maior.

Reputação Online não é criada do dia para a noite, mas pode ser destruída de uma hora para a outra, então independente de haver ou não um botão que permita que as pessoas expressem que não gostaram do seu conteúdo, sua reputação é algo que merece atenção sempre, pois muito além do tal “dislike”, já estão disponíveis aí outras diversas formas das pessoas manifestarem o “não curti” para o seu negócio.

E aí, se realmente tivermos essa nova funcionalidade no Facebook, o que acharam da ideia? Deixe sua opinião nos comentários!

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