5 dicas para posicionar sua empresa nas mídias sociais

Trabalho com mídias sociaisAlgumas empresas já começaram a se preocupar com a presença de suas marcas nas mídias sociais. Só o fato da organização ter essa preocupação já é um grande avanço, mas não basta estar nas redes sociais, é necessário saber trabalhar sua marca neste tipo de canal, por isso separei 5 dicas para posicionar sua empresa nas mídias sociais:

1. Planejamento. Assim como em qualquer outra estratégia de comunicação, também é necessário, antes de tudo, o planejamento. Não são todas as redes sociais que são interessantes para seu tipo de negócio, isso vai depender muito do setor e o público-alvo da organização, então faça um diagnóstico e crie um planejamento antes de sair criando vários perfis em todas as redes.

2. Profissional. Mídia social é coisa séria, nem todos conseguem administrar um perfil no Twitter, por exemplo, não basta ficar colocando informações durante todo o dia, este tipo de mídia funciona como um espaço de compartilhamento de informações e interações com usuários, criar um perfil no estilo 1.0 no qual a empresa fala e não há lugar para discussão não é uma boa estratégia de comunicação em mídias sociais. Analise bem o perfil do profissional ou equipe que ficará responsável por este setor, devem ser pessoas que gostam de se relacionar, usuários de redes sociais, entre outras características.

3. Reputação Online. Não importa se sua empresa está ou não nas mídias sociais, você precisa preservar a reputação da sua marca online. Através destes canais, fica mais fácil responder ou se posicionar sobre possíveis comentários positivos ou negativos, mas é necessário saber tomar essas atitudes da melhor forma possível. Neste caso, a dica principal é primeiro escutar o que o usuário tem a dizer, se ele tem uma crítica, use-a de forma construtiva para seu trabalho e a positiva como um meio de alavancar um setor promissor de sua organização.

4. Engajamento. Você possui a equipe ideal, realizou o diagnóstico e o planejamento já está certo, tudo isso será em vão se a empresa não estiver engajada no projeto. Para um trabalho de mídias sociais, é necessário comprometimento de todos os funcionários, além da conscientização do quanto este trabalho é importante. O conhecimento das mídias sociais também é essencial, os funcionários devem saber as redes das quais a empresa participa, o objetivo de cada uma e como eles podem colaborar com os canais.

5. Promoção. Promova suas redes sociais, faça com que o público alvo da sua empresa saiba que a organização possui outros canais além dos tradicionais e-mails ou 0800 para se relacionar com clientes e consumidores. É claro que esta promoção também exige planejamento e criatividade, não é necessário uma campanha complexa e cara para conseguir promover seus canais de forma positiva, pequenas ações podem ajudar como e-mail marketing, recomendação aos amigos, além das próprias redes sociais como o Twitter.