5 dicas para se tornar uma autoridade na internet

autoridade na internet

autoridade na internet

Já parou para pensar no por que as pessoas compram de você pela primeira vez? Geralmente quando vamos comprar um produto ou contratar um serviço e não há a indicação de alguém próximo, a primeira coisa que fazemos é pesquisar na internet, principalmente quando é algo que nunca compramos antes. Aí é feito todo um diagnóstico, avaliamos a opinião de outras pessoas, verificamos o site, o local (quando é físico), preço, ou seja, queremos conhecer melhor aquela empresa,  ou seja, as pessoas só compram de quem confiam. Como fazer com que as pessoas conheçam, confiem e consequentemente comprem de você? Simples, sendo uma autoridade.

Ao ser uma autoridade dentro do seu mercado, além de ser conhecido, você terá mais credibilidade e isso consequentemente irá aumentar suas  vendas. Com o alcance da internet e principalmente, das mídias sociais, você pode ampliar a divulgação e conhecimento do “seu nome”, que antes ficava restrito apenas à pessoas próximas. Contudo, não se engane que você poderá se tornar uma autoridade da noite para o dia, é necessário todo um trabalho de construção de imagem, relacionamento e reputação. Quer saber como? Confira algumas dicas para se tornar essa autoridade.

1. COMPARTILHE CONHECIMENTO

Acredito que ao ter um negócio, você tem certo conhecimento sobre ele, certo? Seja um dentista,  nutricionista, corretor, advogado, gestor, para chegar onde está hoje, você adquiriu muito conhecimento ao longo dos anos. Compartilhe isso, não foque exclusivamente nas vendas, se preocupe em ajudar as pessoas por meio de conteúdo relevante. Mostre o quanto realmente entende do seu nicho, essa é a principal forma de você se tornar uma autoridade.

2. VÍDEOS

Legal, quero compartilhar o meu conhecimento, mas como fazer isso? Os vídeos são uma ótima forma de começar. Crie um canal no YouTube para compartilhar esse conhecimento, você não precisa ter um super equipamento de última geração, com um celular e aplicativos simples de edição, você consegue criar vídeos com dicas relevante,  respondendo dúvidas ou até mesmo depoimentos de clientes satisfeitos.

Os vídeos, além de serem muito compartilhados, principalmente no Facebook, e garantir um bom posicionamento no Google, também são uma forma das pessoas começarem a se relacionar com você. O fato de saber quem está falando, ver você alí compartilhando um conteúdo relevante, irá aproximá-lo muito mais do seu público, além de tornar o contato cada vez mais pessoal.

3. MÍDIAS SOCIAIS

Além de funcionarem como plataformas para compartilhar seus vídeos, as mídias sociais são onde as pessoas estão atualmente e onde passam a maior parte de seu tempo online, então por que você não estaria lá? Crie seu canal no Facebook, Instagram, Pinterest, Linked in, enfim, avalie quais as redes que seu público utiliza e use como plataformas para compartilhar conteúdo relevante. Amplie a divulgação do seu nome, imagine uma dica interessante publicada no Facebook, em alguém compartilhando com os amigos, os amigos compartilhando com mais amigos, assim você já tem uma ideia de onde seu “nome” pode chegar.

4. LISTA DE E-MAILS

Se uma parte do tempo as pessoas estão conectadas com as mídias sociais, outra parte estão olhando seus e-mails,  então, se quiser ser uma autoridade, você também precisa estar na caixa de entrada do seu público. Tenha um mailing estratégico oferecendo conteúdo relevante  e depois crie um relacionamento com essa lista. Envie dicas, pergunte para as pessoas o que elas querem ler, quais são suas dúvidas e crie conteúdo com base nisso. Atenção! Nunca, nunca mesmo compre e-mails e muito menos faça SPAM. Seu contato por e-mail é feito por meio de relacionamento e não “jogando” informações nos e-mails das pessoas rs

5. EBOOKS E PALESTRAS ONLINE

Legal, mas como eu consigo esses e-mails de pessoas realmente interessadas no meu negócio? Crie ebooks com dicas relevantes sobre seu nicho, um corretor de imóveis pode falar sobre como escolher o imóvel ideal; uma dentista , sobre como cuidar melhor dos dentes; um contador pode ter um com 10 dicas para não cair na malha fina, enfim, avalie quais são as principais dúvidas do seu público e responda com um ebook, no qual para ter acesso a esse conhecimento, a única coisa que terão que dar em troca será seu e-mail.

Quer aumentar o relacionamento com seu público? Faça uma palestra online, existem diversas plataformas gratuitas que permitem isso, você não terá custos com auditórios, café e equipamentos e ao mesmo tempo poderá ter contato com diversas pessoas interessadas em seu negócio. Depois de ver e ouvir você compartilhando seu conhecimento, você ainda poderá continuar esse engajamento por meio dos e-mails.

Tem alguma dúvida sobre como se tornar uma autoridade na internet? Deixe seu comentário!