Como pensar no seu Mobile Marketing

como_esta_seu_mobile_marketing

como_esta_seu_mobile_marketing

Em 2010, o fenômeno envolvendo o uso de celulares aumentaram tanto que ultrapassaram a casa dos 193 milhões de aparelhos ativos. Graças a este fato, muitas marcas passaram a investir neste novo cenário de relacionamento com o consumidor, aparecendo assim o termo “Mobile Marketing”.

O Mobile Marketing é uma nova gama de ações das marcas para se integrar com os seus públicos pelos seus aparelhos celulares. Logo, é preciso pensar melhor em como vai ser esta comunicação e em seu layout de acordo com as restrições e/ou acessibilidade que os mobiles representam hoje.

Por exemplo, o tamanho da tela do mobile influencia os layouts de sites no momento da sua visualização, por isso é preciso deixar no que chamamos de “versão mobile”.

Outro fator importante também é a velocidade da internet nos celulares. Como ela é muito mais lenta, sites e blogs com muitas animações e vídeos demoram mais para carregar e consequentemente, isso pode levar a perda de audiência.

Vale lembrar que agora existe uma calibragem de página para ser mostrada nas telas de smartphones e tablets, contando com a performance de conexão site. O nome desta calibragem é design responsivo, realizado pelo Google para esconder sites que oferecem download piratas de conteúdos, por exemplo. O sistema ainda está em avaliação, mas isso pode gerar uma alteração forte no mundo digital, mostrando aos internautas quais são os sites calibrados para o mundo móvel.

O planejamento estratégico dentro deste cenário mobile também vai envolver objetivo da marca, público-alvo, estratégica, tática e retorno. É importante avaliar cada um destes elementos com calma e perspectiva, pois será o seu investimento em jogo. Sua marca precisa saber como trabalhar neste cenário com uma meta bem definida, para que assim, as suas ações sejam bem-sucedidas.

Integre sua marca na plataforma mobile pensando no seu site, blogs, como serão os conteúdos, interações e atualizações dependendo do sistemas operacionais existentes. Utilize o design de forma inovadora para facilitar o seu contato com o consumidor.

Depois, é só mensurar seus resultados e saber avaliar a performance da sua marca de acordo com o seu Mobile Marketing.