Ferramentas úteis para o uso corporativo do Twitter

 

Muitas empresas já se renderam ao sucesso do Twitter e criaram seus perfis para manterem um relacionamento mais próximo com seus clientes e consumidores. Algumas ferramentas podem ajudar as organizações a utilizarem melhor essa rede e consequentemente obter resultados mais positivos:

Twitter Grader: funciona como um ranking. Quando você digita seu nome de usuário, ele o classifica com uma nota de 0 a 100 utilizando como base seu número de seguidores, atualizações e análise do seu perfil no geral. Por meio dessa ferramenta, as empresas podem avaliar se suas estratégias estão funcionando e se seu perfil na rede é realmente forte.

Tweet Tag: essencial para as empresas que se preocupam em monitorar o que estão dizendo sobre sua marca no Twitter. Por meio dessa ferramenta, você pode fazer uma busca por tags relacionadas aos mais variados assuntos e o resultado é mostrado de forma bastante organizada, diferente da ferramenta de busca que existe no próprio Twitter.

Twitter Hawk: importante para as empresas seguirem pessoas que se encaixam com o perfil do seu público alvo. Você digita sua localização e palavras que estão relacionadas com a área em que atua e o programa mostra diversos usuários com essas características. O serviço é pago, mas há a opção de fazer alguns testes gratuitos.

Bit.Ly: além de encurtar links para serem postados na rede, essa ferramenta também permite que você visualize algumas estatísticas como quantas pessoas clicaram nesse endereço e de que países elas são. É interessante para saber os assuntos que geram mais clicks e melhorar o acesso do seu perfil.

Tweet Beep: funciona da mesma forma que o Google Alertas, porém é específico para o Twitter. Com um cadastro simples você consegue saber cada vez que algum usuário cita o nome da sua empresa na rede. Ferramenta importante para evitar que possíveis comentários negativos sobre sua marca se tornem um problema maior por não terem sido respondidos.

O Twitter ainda possui outras inúmeras ferramentas e novos aplicativos são criados diariamente, agora basta escolher a estratégia que melhor se encaixa nas atividades desenvolvidas pela sua empresa. Não há como as organizações atuais ficarem fora das redes sociais.