O que é SEO RP?

SEO

Já ouviu falar em SEO RP? Se sua resposta for não, fique tranquilo, realmente é uma função recente criada para os profissionais de RP e comunicação em geral, ou seja, não é aprendida na faculdade. Para entender como funciona, é necessário primeiramente saber como trabalham os profissionais de Relações Públicas e Search Engine Optimization, mais conhecido como SEO.

SEO é o conjunto de técnicas que ajudam a melhorar a posição da sua página em mecanismos de busca, como o famoso Google, por exemplo. Através destas estratégias, ao digitar palavras ou expressões relacionadas ao seu negócio, o site da empresa aparece nas primeiras posições da busca orgânica, ou seja, aquela que fica na parte central da página e não os Links Patrocinados, que são pagos.

Para que isso aconteça, são necessárias algumas ações que tornem seu site mais relevante, como conteúdo de qualidade, outros sites importantes apontando para sua página,  textos otimizados, utilização de palavras chaves relacionadas ao seu negócio, entre outras técnicas.

O profissional de relações públicas é o responsável por manter a boa imagem da empresa perante seu público interno e externo, independente da organização ser púbica ou privada. Essa pessoa deve cuidar da comunicação da organização com seus funcionários, consumidores, fornecedores e clientes, além de gerenciar crises, organizar eventos e manter uma boa reputação institucional da corporação.

A junção dessas duas funções, SEO e RP consiste no trabalho de relações públicas voltado para os sites de busca, ou seja, produzir conteúdo institucional otimizado com foco na comunicação online da empresa e visando o bom posicionamento da marca nos motores de busca. Desta forma, as pessoas podem encontrar conteúdo relacionado ao produto ou serviço desta marca não somente através do site da organização, como também por meio de diversos outros canais bem posicionados.

Uma das formas de realizar esse processo é por meio da otimização de releases, ou seja, você pode implantar técnicas de SEO naquele texto que é enviado a imprensa e fazer com que ao ser divulgado em algum site, portal ou blog, ele seja facilmente localizado pelo Google, Bing ou outros sites de busca.