Por que contratar uma agência de Mídias Sociais?

Mídias Sociais para empresasLeio sempre o Social Media Tips e já entendi que redes como Facebook, Twitter, LinkedIn e outras são muito importantes para o meu negócio, mas quem deve cuidar das redes sociais da minha empresa?

Um erro de várias empresas é colocar um colaborador, que acumula a função de cuidar das redes sociais com outras diversas funções não relacionadas. A gestão desses canais é algo que deve ser planejado e que demanda tempo, por isso é importante ter alguém ou uma equipe que consiga se dedicar a esses canais em tempo integral.

Contratar uma agência especializada em mídias sociais é uma forma de ter uma estratégia profissional para seus canais, além de contar com a gestão frequente de todos eles, por isso separei aqui algumas vantagens de contratar uma agência de Mídias Sociais:

1. Segurança: ao contratar uma agência, existe um contrato e uma burocracia que impede legalmente do trabalho ser interrompido sem qualquer aviso, além de garantir que tudo que foi combinado entre ambas as partes seja cumprido;

2. Duas cabeças pensam melhor que uma: você terá a disposição toda uma equipe para criar estratégias e publicar seu conteúdo, ou seja, a troca de ideias e a possibilidade de sugerir ações inovadoras é muito maior;

3. Atendimento: como cliente, você terá sempre alguém a sua disposição para resolver pendências e tirar dúvidas;

4.Envolvimento com o trabalho: com a agência, provavelmente a empresa terá reuniões, apresentações de relatórios e planejamentos frequentes;

5.Comunicação integrada: para realizar a gestão das redes sociais da sua empresa, a agência terá uma equipe composta por pelo menos um designer, analista, redator, coordenador, ou seja, profissionais especializados, que poderão oferecer não só um conteúdo de qualidade, como também uma análise mais profundada do trabalho;

6. Negócio sempre atualizado! Mídias Sociais é uma área relativamente nova da comunicação, então surgem ferramentas e redes frequentemente. Com isso, os profissionais da agência deverão se atualizar sempre e você poderá ter certeza que caso tenha alguma novidade que poderá ser aproveitada pelo seu negócio, a agência poderá indicar.

7. Uma dor de cabeça a menos para a empresa. Você não terá que se preocupar se seu Facebook está sendo atualizado diariamente, se estão divulgando seu serviço ou se aquela reclamação publicada no twitter já foi respondida, pois poderá contar com uma equipe especializada cuidando disso.

8. Análise e Estratégia. Muitas vezes, ao não ter um profissional fazendo o gerenciamento das redes sociais da empresa, é feita apenas a manutenção dos canais, ou seja, eles são atualizados sem nenhuma estratégia definida ou uma análise se aquele é ou não o conteúdo ideal para o seu canal. Com a agência, além de um planejamento, poderá contar com a análise feita por quem entende do assunto para identificar oportunidades e conteúdos adequados.

Nesse post, falei um pouco da vantagem de ter um agência especializada em mídias sociais, mas existem outras possibilidades, como contratar um freelancer ou então manter uma equipe interna, mas fica a cargo da empresa escolher a opção que irá trazer um melhor custo benefício para o seu negócio.

Independente da escolha é sempre importante avaliar o portfólio dos profissionais, se a empresa trabalha com planejamentos e relatórios e se possui conhecimento especifico na área digital. O que adianto que já NÃO deve fazer é contratar o famoso sobrinho, a não ser que ele tenha estudado e possui experiência na área.

Mídia Social é coisa séria, mas da mesma forma que pode ajudar o seu negócio, também pode prejudicá-lo, principalmente ao expor a marca de uma forma ruim em seu próprio canal.

Tem alguma dúvida sobre como terceirizar suas mídias sociais? Deixe seu comentário!