Promova sua empresa através do YouTube

YouTube

Este ano o YouTube completou 5 anos e com certeza há motivos de sobra para comemorar. Atualmente, o site possui 2 bilhões de visualizações diárias e 24 horas de vídeos postados por minuto. São desde clipes musicais até imagens feitas por pessoas comuns que de repente se tornam virais, sem ninguém saber como começou.

Mas como promover uma empresa através do YouTube? Algumas até já usam o canal como forma de divulgar seus comerciais da TV, outras mais inovadoras lançaram promoções e concursos através do site, como a Nestlé que convidou os consumidores a criarem vídeos sobre o Nescau 2.0.

São diversas possibilidade de ações que podem ser feitas através do site, basta analisar a empresa e decidir qual seria a melhor estratégia. Para isso, segue algumas dicas do uso corporativo do YouTube:

1. A estratégia da Nestlé foi ótima. Assim como outras redes sociais, o objetivo principal do YouTube é o compartilhamento, então por que não convidar um consumidor para dividir sua opinião sobre a marca? Chame essas pessoas para fazerem vídeos sobre sua empresa, faça um concurso cultural, incentive esse internauta a participar e ajudar a espalhar a imagem do seu produto ou serviço;

2. Se sua empresa costuma promover eventos, por que não fazer uma cobertura própria para a web? Nada daqueles vídeos comerciais onde aparece o presidente da organização falando e um repórter todo bem vestido fazendo entrevistas com pessoas importantes. O vídeo do YouTube, para poder ser compartilhado, deve ter uma linguagem diferente de um comercial para a TV,  por exemplo. Um vídeo com mais de 2 minutos já é considerado longo, as pessoas não têm muita paciência de assistir, principalmente aqui no Brasil onde nem todas as regiões possuem acesso a banda larga.

3. Produza vídeos que possam servir como prestação de serviços. Se você trabalha com produtos, faça um vídeo demonstrativo da maneira correta de utilizar esse item ou mostre formas diferentes de usá-lo. Se for uma organização especializada em serviços, mostre cases e demonstre como funciona seu serviço por meio de imagens;

4. Trabalhe com arquivos relacionados. Se há outros vídeos na rede falando sobre sua marca, divulgue-os também, adicione como favorito em sua página para que as pessoas possam ver conteúdo produzido por outros consumidores, isso poderá dar maior credibilidade a sua empresa;

5. Utilize outras redes para divulgar seu canal e faça uma página personalizada, coloque o logo, uma descrição bem feita e trabalhe o background;

Assim como todo trabalho com comunicação em mídias sociais, o planejamento é essencial, basta conhecer a empresa, o setor em que atua e o público-alvo para estabelecer a estratégia que trará melhores resultados.