Dicas para criar um blog corporativo

Seguem 5 dicas para criar um blog corporativo bem-sucedido em seu mercado:

 

  • Tenha um propósito: antes de começar o seu blog, defina qual será o propósito dele. Qual será o objetivo desse blog? Quero compartilhar informações com determinado público? Quero mostrar que os especialistas da minha empresa são bons no que fazem? Ao responder essas questões, você já terá uma idéia do propósito do seu blog. Você pode escrever sobre qualquer assunto, mas será que escrever sobre qualquer assunto vai beneficiar sua empresa? Por isso, escolha um tema no qual sua empresa é especialista. Pense no blog como um veículo de comunicação segmentado, escrito para determinado nicho de pessoas.
    • Atualização constante: quanto tempo você poderá se dedicar ao blog? Quem são as pessoas da sua empresa que irão escrever para o blog? Pense nisso antes de lançar seu blog, pois é muito comum começar um blog por empolgação e, depois de um tempo, abandoná-lo por não conseguir mantê-lo atualizado. Para que isso não aconteça com você, peça a colaboração de alguns especialistas da sua empresa e forme uma equipe de autores para o blog. Desta forma, sempre haverá alguém para postar, pelo menos, um novo artigo por semana.
    • Conteúdo relevante: há vários tipos de conteúdo em blogs. Você pode fazer comentários interessantes sobre notícias publicadas na mídia tradicional sobre seu setor, vídeos disponíveis no You Tube ou apresentações postadas no SlideShare. Nesses casos, você deve citar a fonte e incluir um link para a notícia original. Você também pode escrever artigos sobre eventos ou seminários que você participou. Desta forma, você estará compartilhando conhecimento sua área de informação com as pessoas que não puderam participar do evento. Outro conteúdo interessante para seu blog são artigos com dicas e informações sobre sua área de atuação. Seja qual for o conteúdo que você escolher para seu blog, escreva sobre algo que você realmente goste.
    • Link para outros blogs: os links são muito importantes na blogosfera. Ao fazer um link, você oferece ao seu leitor dicas de sites ou blogs que também podem interessar a ele e ainda ganha mais credibilidade com seu público. Além disso, os links ajudam você a divulgar o seu blog, já que o blogueiro que for lincado vai ficar sabendo da sua existência.
    • Relacionamentos com outros blogueiros: uma forma das pessoas descobrirem outro blog é por meio dos links em comentários. Por isso, faça comentários em blogs que tratam do mesmo assunto que seu blog e começe a criar relacionamentos com outros blogueiros.

    Quem quiser compartilhar mais algumas dicas para um blog bem-sucedido, envie um comentário pra gente.