O que é Assessoria de Imprensa?

Assessoria de Imprensa é uma atividade dentro da Comunicação Empresarial cujo objetivo é o fortalecimento da imagem de uma marca, produto ou empresa por meio da imprensa. O assessor de imprensa trabalha para que as notícias de seu cliente apareçam na mídia e com isso ele ganhe mais visibilidade junto aos seus públicos-alvos. Assessoria de Imprensa é uma atividade sem garantias, ou seja, nenhuma empresa pode garantir que sua marca estará no dia seguinte nos principais veículos do país, pois a assessoria de imprensa trabalha com espaços não pagos. Ela não compra matérias nos veículos nem pode pedir que o jornalista publique seu press release.

A Assessoria de Imprensa surgiu há mais de 100 anos nos Estados Unidos com a campanha do jornalista Ivy Lee para assessorar a Pennsylvania Railroad. Em 1906, ele inventou o “press release” para divulgar “notícias” sobre um grave acidente antes de a imprensa receber outras versões sobre a história.

Entretanto, há cerca de uns 10 anos, com o desenvolvimento da Internet, a atividade de assessoria de imprensa vem enfrentando mudanças profundas. E isso está acontecendo por dois principais motivos. O primeiro é que a mídia tradicional também está passando por uma grande transformação, com a queda no número de leitores de jornais e a redução das redações. Ao mesmo tempo, os blogs vêm ganhando cada vez mais importância. Segundo dados do Ibope/NetRatings, em junho de 2008, 11,7 milhões de brasileiros acessaram blogs, o que equivale a 51% das pessoas que acessaram a Internet. O que começou com umas poucas pessoas conversando sobre interesses comuns pela Internet tornou-se uma conversa entre milhões de blogueiros.

O segundo principal motivo são os sites de busca, como Google e Yahoo!. Antes do surgimento deles, os grandes grupos de comunicação controlavam as informações. A comunicação empresarial era uma via de mão única. Os assessores de imprensa divulgavam as notícias dos seus clientes na mídia e os leitores decidiam se elas interessavam ou não. Com o surgimento dos sites de busca, esse processo mudou. As pessoas não esperam mais passivamente pelas informações, elas mesmas vão buscar essas informações pelos mecanismos de busca. Com isso, as empresas já conseguem se comunicar diretamente com seu público, sem precisar estar presente na mídia  tradicional.

Com essas mudanças, o foco do trabalho de assessoria de imprensa está mudando. Ainda é importante trabalhar o relacionamento com os jornalistas, por conta da credibilidade dos veículos de comunicação tradicional que ainda influenciam os formadores de opinião. Mas o novo foco do trabalho não poderá ser exclusivamente os jornalistas.

Nesse ambiente em que o relacionamento entre empresas e consumidores está cada vez mais complexo, não basta conseguir matérias para os clientes. O desafio está em ajudar o cliente a se relacionar com o consumidor comum, pois ele ganhou força com as novas mídias. Com apenas um comentário em um blog, ele pode derrubar ou promover uma marca.

Por isso, está começando a aparecer no Brasil uma nova modalidade de relações públicas, a RP 2.0. ou PR 2.0. O foco desse trabalho não é somente ajudar a empresa a se relacionar bem com mídia tradicional, mas sim a atingir o próprio consumidor por meio da Internet.