5 Razões para as empresas participarem das Mídias Sociais

Mídias Sociais De acordo com um estudo da Siemens Enterprise Communications e do Yankee Group sobre a importância das mídias sociais na comunicação entre empresas e clientes, 70% dos consumidores gostariam de interagir com empresas via mídias sociais. Além disso, a pesquisa mostrou que 1/3 das organizações não se preocupam com políticas internas de utilização de redes sociais, não permitem o uso desses meios no trabalho e não monitoram a participação de funcionários nas redes sociais.

O que todos estes dados significam? Que empresas e mídias sociais combinam. A conclusão da pesquisa foi justamente que as corporações estão perdendo oportunidades neste meio, por isso separamos 5 razões para as empresas participarem das mídias sociais:

1.      Interação e compartilhamento. Uma das principais funções das mídias sociais é permitir a interação entre os usuários e o compartilhamento das mais variadas informações. Se a empresa se preocupa com o cliente, estas ferramentas são uma forma de conseguir um relacionamento mais próximo e informal com seu público-alvo. A própria pesquisa informa que os usuários buscam suporte, atendimento e informações sobre empresas por meio das mídias sociais.

2.      Monitoramento. De acordo com uma pesquisa feita pelo Ibope, o Brasil está entre os 10 países que mais acessam redes sociais, são quase 90% de usuários. As pessoas falam sobre sua marca, de forma positiva ou negativa, esses internautas comentam sobre seu produto, o que fazer? Monitorar, saiba “ouvir” o que falam sobre seu produto, participe das conversas e tome as atitudes corretas quando for necessário.

3.      Marketing.As mídias sociais permitem diversas ações para promover sua empresa, principalmente pela capacidade de gerar um boca a boca muito mais rápido que uma ação off-line, por exemplo. Além disso, nada melhor do que ter um cliente ou consumidor satisfeito promovendo sua marca na web, melhor propaganda que esta, não existe.

4.      Comunicação interna. Mídias sociais podem ser aproveitadas para estratégias tanto com o público externo, quanto interno, da mesma forma que consumidores estão nas redes sociais, seus funcionários também estão. Não adianta proibi-los de utilizar esses tipos de site, então por que não incentivá-los a usar a rede de forma positiva e consciente? Fica a dica.

5.      Credibilidade. Uma empresa que utiliza as mídias sociais para falar abertamente com seus clientes pode ter mais credibilidade do que outra que utiliza uma comunicação 1.0, na qual somente ela fala e seu público escuta. É claro que as mídias sociais não são as soluções  de todos os problemas, o ideal é promover a comunicação integrada com ações online e off-line e não esquecer de incluir as mídias sociais no planejamento da organização.

Existem mais diversas formas das organizações usarem mídias sociais, aqui listei apenas algumas que considero importantes, se você possui algum outro motivo, fique a vontade para deixar seu comentário e colaborar com o post.