Dicas de como aumentar sua posição nos sites de busca com a otimização em redes sociais

  Com a web 2.0, as redes sociais - comunidades virtuais, blogs, wikis, fóruns e outros - ganham maiores espaços na Internet e, com isso, acabam se transformando em ambientes bem propícios para empresas chegarem mais perto do seu público-alvo. A comunicação nas redes é feita por milhares de pessoas comuns que utilizam computadores de casa, escritórios, lan houses e cafeterias para criar conteúdo sobre as empresas, marcas e produtos. Nessas comunidades é comum o uso de vídeos, áudios, fotos, músicas e animação para influenciar o relacionamento dos clientes com as empresas.

Atualmente, mais de 300 redes sociais circulam na Internet mundial. No Brasil, a rede social mais conhecida é o Orkut, o mais bem sucedido portal no país. De acordo o Ibope/NetRatings, em maio de 2008, o Orkut registrou 16 milhões de internautas residenciais. Ainda de acordo com esse estudo, 20,6 milhões de pessoas navegam em sites de mídia social na Internet residencial brasileira por mês, equivalente a 88,6% do total dos usuários ativos.

Com esse alto poder de visualização e participação, as redes sociais tornam-se ferramentas poderosas para empresa que desejam aumentar a presença de suas marcas, com a vantagem de chegar com rapidez e credibilidade ao público-alvo desejado. Uma prova desse poder de fogo foi registrada quando o então candidato a presidente dos EUA, Barack Obama, contratou um dos criadores do Facebook como diretor de novas mídias de sua campanha.

O conceito de otimização de mídia social, ou relações públicas em mídia social, é bem simples: o objetivo é tornar o site mais visível nos mecanismos de busca de redes sociais (como o Technorati, por exemplo) e conseguir mais citações em blogs e redes sociais.

Para ajudar a tornar seu site mais visível nessas mídias, seguem algumas dicas:

1) Link Isca - Muitos sites são "estáticos" - o que significa que eles raramente são atualizados e são apenas uma vitrine virtual da empresa. Para otimizar um site para mídia social é preciso criar conteúdo relevante que atraia links para ele. Esse conteúdo, ou "isca", precisa conseguir que as pessoas falem sobre ele, discutam em fóruns, coloquem em blogs e façam links para ele a partir de seus sites. Criar um blog é uma boa idéia, no entanto existem muitas outras maneiras, como criar um evento que atraia notícias, ser o primeiro a escrever as últimas notícias sobre o seu nicho ou escrever algo engraçado.

2) Tags e Bookmarking - Colocar botões para bookmarks como "adicionar ao Del.icio.us" é uma forma de tornar o processo de marcação de páginas mais fácil. Mas, além disso, inclua tags em páginas relevantes do blog ou site.

3) Construção de links - Estratégia de construção de links recíprocos ou de sentido único para o seu site. Primordial para o aumento nos resultados de pesquisa. Você pode fazer parcerias com empresas que recomendam seu site.

4) Conteúdo 2.0 - Quando você tiver algum conteúdo em áudio, podcast, vídeo, pdf, PowerPoint, submeta-os a sites relevantes, como YouTube, Slideshare, Flick, etc. Isso irá ajudar seu conteúdo a trazer mais links para o seu site.

5) Press releases - distribuir press releases é outro modo de conseguir links. Cadastre suas notícias em redes sociais.